13 receitas de ganache para usar como cobertura ou recheio de bolos

Escrito por                          

Seja para usar como cobertura ou para rechear bolos e sobremesas, a ganache é um creme delicioso e muito simples de fazer. Afinal, as receitas levam pouquíssimos ingredientes e muitas vezes nem precisam ir ao fogo, sendo suficiente ter o auxílio de um micro-ondas.

O sabor tradicional da ganache é de chocolate, mas hoje em dia é fácil encontrar outras variedades, como ganache de creme de avelã, ou Nutella. Além disso, há versões menos calóricas, feitas com cacau ou biomassa de banana.

Para aprender como preparar esse creme de diferentes maneiras, confira 14 receitas de ganache:

1. Ganache de chocolate meio-amargo:

Esta é uma receita muito simples de ganache de chocolate amargo, que é incrementada com um toque de rum e mel. A consistência do resultado é grossa e bastante firme. Por causa disso, ela é ideal para fazer detalhes em cupcakes e bolos, com a ajuda de bicos de confeitar.

2. Copinhos de ganache de chocolate:

Engana-se quem pensa que ganache serve apenas como coadjuvante, ela também pode ser a sobremesa que você precisa! Nesta receita, você aprende a montar o copinho da foto, que mistura três receitas de ganache de chocolate diferentes: branco, ao leite e amargo. O modo de preparo é muito simples e o resultado é delicioso.

3. Ganache de chocolate com nutella:

Os amantes de Nutella precisam experimentar essa variedade de ganache. Além do tradicional chocolate, o creme de avelãs incorpora a lista de ingredientes, dando um toque todo especial ao creme. A mistura é tão gostosa, que você até vai se esquecer de utilizá-la como cobertura de um bolo e vai comê-la de colher mesmo!

4. Ganache de biomassa de banana verde:

Quem está de dieta também pode se deliciar com uma boa ganache. Nesta receita, você aprende como fazer isso substituindo o creme de leite por uma mistura de leite com biomassa de banana verde, que confere a consistência cremosa. Pode ser servido sozinho ou acompanhando frutas!

5. Três ganaches:

Neste vídeo, você confere três receitas de ganache diferentes a partir da receita tradicional, que leva somente dois ingredientes (creme de leite e chocolate). Além do modo de preparo comum, ele ainda mostra como fazer o creme com consistência de chantilly e com aparência brilhante, ideal para cobrir bolos com perfeição.

6. Ganache muito simples:

Com apenas dois ingredientes, você garante uma cobertura maravilhosa para seus cupcakes. O preparo é muito simples, você só precisa derreter o chocolate e misturá-lo ao creme de leite. Difícil mesmo é esperar durante uma hora para a ganache atingir a consistência ideal na geladeira.

7. Ganache de chocolate com chantilly:

Esta ganache é perfeita para cobrir cupcakes, já que a textura é bem firme e permite fazer um acabamento bonito. Ela utiliza mais ingredientes que as receitas de ganache comuns, mas seu modo de preparo é igualmente fácil.

8. Ganache de nutella:

Esta é mais uma ganache com Nutella que vai encantar os apaixonados pelo sabor de avelã. O diferencial desta está na ausência do chocolate, que geralmente é a grande estrela da ganache. No lugar dele, utiliza-se muita Nutella. O resultado final tem uma consistência cremosa bastante firme e deixa qualquer um com água na boca.

9. Ganache funcional:

Esta é uma receita de ganache para quem está de dieta, mas não abre mão de um docinho de vez em quando. Para diminuir o valor calórico, utilizam-se leite de coco e biomassa de banana verde como substitutos para o creme de leite.

10. Ganache caseira:

Esta receita ensina como fazer a base da ganache utilizando apenas dois ingredientes: chocolate e um líquido que pode variar. A dica de ouro que ela dá é de misturar em movimentos circulares e nunca de baixo para cima. Siga as instruções, use a criatividade e tenha um bom apetite!

11. Ganache de forno:

Praticamente todas as ganaches desta lista são preparadas em banho maria ou no micro-ondas. Esta é uma receita um pouco diferente, feita para acompanhar tarteletes que precisam ir ao forno. Por causa disso, são adicionados alguns ingredientes, como ovo e rum, que ajudam a manter a consistência.

12. Ganache de chocolate sem lactose:

Não é porque você é intolerante à lactose que precisa se privar dessa delícia. Com esta receita, você vai aprender a fazer uma ganache liberada para a sua dieta. Para isso, o creme de leite é substituído por leite de coco e o chocolate utilizado é sem lactose, que pode ser trocado por cacau em pó.

13. Ganache de tofu:

Quer fazer um bolo vegano e não sabe como preparar a cobertura sem derivados animais? Confira esta receita de ganache que substitui o creme de leite por uma mistura de tofu com melado de cana. A combinação dos ingredientes parece improvável, mas a receita promete um resultado delicioso.

Agora que você já sabe tantas receitas de ganache, que tal aprender como fazer bolos para rechear com o creme? Confira sete receitas de bolo de leite!

PARA VOCÊ