24 receitas de medalhão de filé mignon para provar e se encantar

Por
Atualizado em 31.01.20

O medalhão de filé mignon é uma carne saborosa e que possui uma textura macia. Os preparos dessa delícia levam desde temperos diferentes até molhos deliciosos.

Algumas combinações com ingredientes como bacon e vinho funcionam muito bem e são muito harmônicas. É uma opção agradável e que deixará todos os seus convidados surpresos e com água na boca.

Confira uma seleção imperdível de receitas de medalhão de filé mignon para incorporar ao menu:

Receitas simples de medalhão de filé mignon

Foto: Reprodução / MAROLA COM CARAMBOLA

1. Medalhão ao molho de vinho: o preparo desse medalhão de filé mignon é feito selando-o na frigideira com azeite. O tempero leva sementes de erva doce, pimenta-do-reino e sal. Para finalizar, a carne é aquecida no forno e o molho delicioso que a acompanha é composto por vinho carmenere, vinagre balsâmico, açúcar e ketchup.

2. Medalhão suculento: esse preparo simples consegue manter a textura macia e suculenta do medalhão de filé mignon mesmo deixando a carne bem passada. Para temperar, deve-se utilizar apenas sal e pimenta. Os medalhões são levados para a frigideira e, depois de selados, vão para o forno. A carne deve ser assada por pouco tempo para não ficar dura.

Publicidade

3. Medalhão ao molho de mostarda: essa receita é inspirada na culinária francesa. Aqui, o preparo do medalhão de filé mignon é feito na chapa com manteiga. O molho que acompanha a carne leva mostarda Dijon, creme de leite fresco, caldo de legumes, manteiga, azeite, alho, vinho branco e cebola. É uma opção completa e gostosa!

4. Medalhão com arroz negro: esse medalhão de filé mignon é feito de uma forma prática e muito gostosa. A carne, aqui, é selada na manteiga de leite. O tempero em pasta utilizado dá um gostinho especial ao preparo, que funciona bem ao ser servido com arroz negro e suco.

5. Medalhão de filé na pimenta: essa é uma ótima pedida para quem gosta de preparos mais apimentados. O medalhão de filé mignon dessa receita possui uma crosta feita de pimenta triturada. A carne é acompanhada por um molho delicioso feito de vinho tinto, manteiga, cebola e caldo de verduras. A sugestão é servir com purê de berinjela.

6. Medalhão ao molho madeira: nessa receita, o medalhão de filé mignon é temperado com sal e pimenta-do-reino. A carne é grelhada por alguns minutos e regada com o molho madeira. Para preparar o molho, basta reunir manteiga, cebola, alho, farinha de trigo, vinho madeira, caldo de carne, tomilho e sal em uma panela.

Publicidade

7. Medalhão de filé mignon ao molho especial: a carne dessa receita é preparada na frigideira com azeite e pimenta-do-reino. Deve-se atentar para o ponto desejado da carne. O molho especial é feito na mesma frigideira que a carne foi frita e é composto por ketchup, mostarda, creme de leite e manteiga. Para acompanhar, a sugestão é servir com arroz branco.

8. Medalhão enrolado com bacon: essa receita traz a combinação tradicional e deliciosa do medalhão de filé mignon com o bacon. O preparo ainda conta com as folhas de sálvia, que dão um sabor especial para a carne. O medalhão enrolado com os acompanhamentos é selado na frigideira e levado para o forno. Pode-se servir o preparo com arroz, risoto ou salada.

9. Medalhão de filé com molho de mostarda e batata sauté: essa receita traz o medalhão de filé mignon grelhado e acompanhado por um molho gostoso feito com mostarda Dijon e Catupiry. As batatas são feitas com manteiga, óleo, sal, pimenta-do-reino e salsinha. É uma opção bem completa e saborosa!

10. Medalhão ao molho de shoyu: o diferencial dessa receita de medalhão é o molho que acompanha a carne. O preparo leva saquê, shoyu, açúcar, manteiga, água e vinagre. O tempero do medalhão é feito somente com sal e pimenta-do-reino. O arroz branco é uma boa pedida para compor uma refeição nutritiva e deliciosa.

11. Medalhão alla vodka: esse medalhão de filé mignon é preparado com vodka, sal marinho, pimenta-do-reino, azeite, alecrim, salsa, manteiga, caldo de carne e água. O resultado é uma carne de sabor inconfundível e a sugestão é servir com um macarrão com cogumelos.

Receitas especiais de medalhão de filé mignon

Foto: Reprodução / MAROLA COM CARAMBOLA

12. Medalhão ao molho de bacon: essa receita traz o bacon na forma de molho para acompanhar o medalhão de filé mignon. A carne é preparada na frigideira com gordura de bacon, sal e pimenta-do-reino. O molho é feito com o bacon já frito, champignon, cebola, alho, creme de leite fresco, tomate grape e alecrim. É uma versão bem aromática e que conta com um gostinho singular.

13. Medalhão ao molho de Catupiry e curry: essa é uma opção de preparo de medalhão de filé mignon que combina sabores marcantes. O molho que acompanha a carne é feito com o tempero indiano curry e com Catupiry. Para decorar o prato, são utilizadas pimentas rosas, que dão um toque especial para o medalhão.

14. Medalhão de filé com arroz à piemontese: essa receita traz o medalhão de filé mignon envolto por bacon e combinado com um molho e o delicioso arroz à piemontese. O molho é feito com vinho tinto, mostarda, mel, manteiga, canela, pimenta-do-reino e sal. O arroz conta com ingredientes como champignon e queijo parmesão, que deixam a refeição ainda mais gostosa.

15. Medalhão com crosta de cogumelos: esse é um preparo gostoso e perfeito para ocasiões especiais. Aqui, o medalhão de filé mignon é temperado com sal e pimenta e selado em uma frigideira. A crosta de cogumelos é adicionada por cima da carne, que é finalizada no forno.

Publicidade

16. Medalhão com molho de amêndoas e laranja: esse preparo de medalhão de filé mignon conta com uma verdadeira explosão de sabores. O suco de laranja que rega a carne e as amêndoas dão um gostinho inconfundível ao prato. O uso do alecrim deixa um toque especial no medalhão e a sugestão é servir com arroz e salada.

17. Medalhão de mignon com molho cremoso de cogumelos: essa é a receita ideal para aquele dia que merece um prato diferente e saboroso. O medalhão, aqui, é acompanhado por um molho que leva shitake, funghi, creme de leite e whiskey. A bebida faz o diferencial no preparo e o arroz de espinafre é uma boa pedida para deixar a refeição mais completa.

18. Medalhão de filé mignon com molho de vinho tinto e conhaque: o ingrediente principal dessa receita é o vinho. A bebida é que compõe o molho que acompanha o medalhão. O preparo ainda leva manteiga, cebola roxa, conhaque, vinagre balsâmico, shoyu e farinha. A carne é temperada apenas com sal e selada. Pode-se acompanhar o prato com purê ou arroz.

19. Medalhão com molho gorgonzola: o preparo da carne, nessa receita, é simples e consiste em selá-la temperada com sal e pimenta. Na hora de servir, deve-se aquecê-la no forno para não perder a textura suculenta. O molho gorgonzola é feito com o queijo, alho, saquê, orégano, caldo de legumes e creme de leite. O resultado é delicioso e agradável.

20. Medalhão de filé ao molho de mostarda em grãos: os ingredientes utilizados para compor o molho dessa receita são grãos de mostarda tostados, creme de leite, cebola e manteiga. A carne é temperada com sal e pimenta, selada, levada para o forno e, então, combinada com o molho.

21. Medalhão ao molho Poivre Vert: nessa receita, o medalhão de filé mignon é selado na frigideira com manteiga. O conhaque é utilizado para flambar o molho, que é composto por cebola, alho, pimenta verde e creme de leite. É uma opção bem gostosa e de preparo prático.

22. Medalhão com crosta de panko: aqui, o medalhão de filé mignon é grelhado no óleo com sal e pimenta. Para fazer a crosta que dá o toque especial à carne, é só cobri-la com farinha panko e pimenta rosa. A finalização do preparo é feita no forno e o prato deve ser servido com uma redução de aceto balsâmico.

23. Medalhão de filé mignon com brie e damascos: a combinação irresistível que essa receita traz é a do queijo brie com damascos. A carne é preparada com azeite, sal e pimenta. O queijo é adicionado depois ao preparo e a finalização é feita com a fruta. A sugestão é servir com risoto de pistache, que harmoniza bem com o medalhão.

24. Medalhão com bacon e molho de champignon e vinho tinto: essa receita traz o medalhão de filé mignon combinado com cogumelos, bacon e vinho. A carne é enrolada com as fatias de bacon e preparada em uma frigideira com pimenta-do-reino, alecrim e tomilho. O champignon é levado para cozinhar com vinho, caldo de carne, amido de milho, molho inglês e manteiga. Uma opção para acompanhar o prato são as batatas assadas.

Publicidade

Essas receitas mostram como os preparos do medalhão de filé mignon podem ser versáteis e muito gostosos. O resultado são pratos que contam com sabor e textura marcantes. É uma opção que funciona bem para servir nas ocasiões especiais, já que faz sucesso e é irresistível.