22 receitas de medalhão para você ousar na cozinha

Escrito por                                                              

O medalhão é um bife feito com variadas carnes, de formato redondo ou oval e de espessura média. Algumas combinações com temperos diferenciados e molhos peculiares são bastante harmônicas e ele é ideal para quando você quer preparar um prato mais produzido, mas sem perder horas na cozinha.

Selecionamos 22 opções imperdíveis para você incorporar à lista de receitas e fazer hoje mesmo a sua preferida!

Medalhão de filé mignon simples

1. Medalhão de filé mignon suculento: a produção é simples, basta se atentar a algumas dicas valiosas para que ele fique bem suculento e no ponto exato. Tradicionalmente, o medalhão deve ser servido mal passado, com a carne bem vermelha por dentro. Mas nem todas as pessoas gostam dessa ideia, então é só deixá-lo no forno preaquecido por alguns minutos e depois fritá-los, como indica a receita.

2. Medalhão de filé mignon ao molho de mostarda: bem parecida com a receita anterior, mas com uma dica especial: coloque bacon fatiado em volta do medalhão para acrescentar sabor, fica perfeito com o molho de mostarda. O molho é bem fácil de preparar e, ao final, basta despejá-lo sobre os filés.

3. Medalhão de filé mignon ao molho madeira: esse é um prato tradicional, porque o molho madeira é um curinga, nunca tem erro. Combinado com a carne, resulta em uma produção ótima para consumir acompanhado de arroz e alguns legumes. Aproveite!

4. Medalhão de filé mignon ao molho de bacon: como dito na receita, o medalhão pede um molho extra para acompanhar. Esse aqui foi feito com champignon, creme de leite fresco, alecrim e bacon, que trouxe um toque especial ao prato. A sugestão é servir com uma salada simples bem colorida.

5. Medalhão de filé mignon com molho de cogumelos: inserir cogumelos na receita é uma ideia perfeita. Além de incrivelmente saborosos, eles possuem ação antimicrobiana, antioxidante, diminuem o colesterol, combatem o diabetes, além de outros benefícios. Nessa receita, o molho vem para trazer suculência e sabor ao prato.

Medalhão de filé mignon elaborado

6. Medalhão de de filé mignon com molho gorgonzola: o gorgonzola cabe perfeitamente no preparo de molhos, por ser um queijo de sabor forte e concentrado. Para o preparo dele, é só refogar a cebola no azeite, misturar o alho macerado e o queijo, até que derreta. Depois, basta despejar saquê e creme de leite. Junto com a carne, o resultado é um prato altamente saboroso, já que ela absorve bem o sabor do molho.

7. Medalhão de filé mignon com molho de catupiry e curry: como citado na receita, esse medalhão lembra cupcakes, só que na versão salgada. O preparo é muito simples: é só selar os medalhões e despejar o molho em cima, feito com catupiry, curry e pimenta-do-reino. Sirva com arroz ou risoto à sua escolha.

8. Medalhão de mignon com vodka: a receita original desse molho é com vinho branco, mas com vodka também dá certo. Para fazê-la, é só temperar os medalhões com pimenta, sal, azeite, ervas e regar com vodka. É importantíssimo que você deixe descansar por pelo menos duas horas. Depois disso, é só dissolver o caldo de carne, misturar a carne com o molho marinado e cozinhar por 5 minutos. Sirva como preferir!

9. Medalhão de filé mignon ao molho de vinho: os medalhões devem ser preparados como nas receitas anteriores, de acordo com o ponto que você preferir. Depois de prontos, é só misturá-los com o molho, feito à base de vinho, vinagre balsâmico, açúcar, ketchup e sal. Para servir, acrescente uma salada de folhas verdes.

10. Medalhão de filé mignon com molho de amêndoas e laranja: é incrível fazer um molho diferenciado para despejar em cima da carne, né? Fica com cara de superprodução, mas na verdade o preparo é bem simples. A mistura das amêndoas com as laranjas conferem um gosto cítrico e acentuado para o prato. Vale a pena experimentar!

11. Medalhão de filé mignon ao molho de vinho e shimeji: a combinação de vinho com cogumelos é indiscutível. Nesse prato, o foco é a mistura de temperos: as ervas potencializadas no medalhão trazem um sabor único para a carne. Misturadas com esse molho ousado, o resultado é prático, mas bastante saboroso.

Medalhão de outras carnes

12. Medalhão de frango simples: esse medalhão de frango é altamente fácil e, enrolado com bacon, se torna fonte de sabor e textura. O molho, feito com champignon e creme de leite, combina bastante com a carne e confere mais originalidade à receita.

13. Medalhão de frango espetado: o espetinho é um típico prato brasileiro conhecido pelo seu sabor e também pela praticidade. Quando ele é feito de medalhão, não há como recusar. Esses aqui foram assados na churrasqueira, mas nada impede de assá-los no forno também. Aproveite esse vídeo e aprenda a fazer agora mesmo!

14. Medalhão de frango com bacon: bem parecido com os da receita anterior, esses medalhões são ótimas opções para servir de petisco em um churrasco. O bacon, quando assado na brasa, fica mais crocante e extremamente saboroso.

15. Medalhão de frango recheado com damasco e ameixa: neste medalhão, em vez do bacon para envolvê-lo, a sugestão é usar pastrami, uma carne magra curada, também bastante saborosa. Para diferenciá-lo, o recheio é feito com damasco e ameixa e é ótimo para quem aprecia uma comida agridoce.

16. Medalhão de baby beef ao molho de mostarda: esse medalhão, feito com miolo de alcatra, é bem macio e basta temperá-lo com sal e pimenta e levar ao fogo. Para fazer o molho, misture creme de ricota com mostarda dijon e sal. Se quiser deixar mais ralinho, acrescente leite. Despeje-o em cima dos medalhões e sirva com batatas assadas, como na receita.

17. Medalhão de carne moída: ingredientes simples, como a carne moída, podem resultar em grandes produções na cozinha. E o melhor, também podem ser bastante práticas. O medalhão fica bem parecido com mini-hambúrguer e você pode enrolá-los com fatias de bacon para acrescentar sabor. O mais incrível é que a carne é assada, então não solta gordura e é uma ótima opção para quem está em uma dieta mais fit.

18. Medalhão de robalo com crosta de sementes e grãos: fazer medalhão com peixe é novidade para algumas pessoas, né? É uma nova forma de preparar essa carne em casa, que além de lindo, fica supernutritivo e é fácil de fazer. Para trazer crocância a ele, faça uma crosta de sementes e grãos e acrescente ao prato.

19. Medalhão suíno com abacaxi grelhado: mais uma ótima opção para os amantes de pratos agridoces. É uma preparação clássica, versátil e infalível: impossível não conquistar admiradores por aí. Algumas dicas importantes: a carne de porco não precisa ficar altamente bem passada para não perder a suculência e o abacaxi deve ficar no fogo dois minutos de cada lado, apenas para dourar e servir de acompanhamento à carne.

20. Medalhão de filé mignon suíno: essa carne possui sabor marcante, é magra, tenra e de fácil preparo. Além disso, é barata e harmoniza com molhos diversos, por este motivo, o resultado sempre se torna surpreendente. Quando estiver pronta, sirva com purê de batatas.

21. Medalhão de coxão mole na cerveja preta: a cerveja preta é uma das bebidas alcoólicas que mais combinam com carnes vermelhas. O objetivo é deixar o molho bem suculento, como se fosse uma carne de panela, e despejá-lo sobre os medalhões.

22. Medalhão de chester com molho de vinho tinto: mais uma opção de medalhões diferenciados. Esse aqui, temperado apenas com sal, mix de pimentas e ervas, fica bastante saboroso e suculento, devido ao molho feito com vinho tinto. Uma dica importante é acrescentá-lo quando a carne já estiver assada e voltar para o fogo por 10 minutos para evaporar o álcool.

E aí, qual a sua preferida? Essas receitas provam como os medalhões podem ser versáteis e bastante saborosos. Se você é amante das carnes brancas, vale a pena conferir essas opções de medalhões de frango incríveis e práticas para você preparar agora mesmo. Aproveite!

PARA VOCÊ