10 receitas de mingau de tapioca para um lanche gostoso e saudável

Escrito por                          

Mingau de tapioca é o típico lanche com sabor de infância. Saborear um creme morninho ou até mesmo frio vai fazer você se recordar com carinho de quando era criança.

O melhor nisso tudo é que a tapioca é um alimento saudável, nutritivo e altamente indicado para quem está fazendo dieta. Unir essas maravilhas em um prato só é sucesso na certa. Por isso, conheça as melhores receitas de mingau de tapioca para tornar seu lanche sensacional.

1. Mingau de tapioca da Bahia

Não tem segredo para preparar este mingau! Você precisa da farinha de tapioca torradinha, aquela quebradinha que parece biju, leite, leite de coco, sal, açúcar, cravos, canela em pau e canela em pó para polvilhar. Sirva bem quentinho!

2. Mingau de tapioca fácil

Nesta receita, você vai fazer o mingau com tapioca granulada, leite de coco, açúcar demerara e uma pitadinha de sal. Para ressaltar o sabor do mingau, adicione cravo-da-índia e canela em pó. Essa combinação é deliciosa.

3. Mingau de tapioca saboroso

Para fazer este mingau, deixe a tapioca granulada de molho no leite por uma hora. Em seguida, leve essa mistura ao fogo com coco ralado, mel, açúcar, canela em pau e cravo-da-índia. Espere ferver até o ponto de mingau. Se gostar, coloque canela em pó em cima e saboreie logo em seguida!

4. Mingau de tapioca com coco fresco

Mais um mingau que fica pronto em poucos minutos. É só misturar em uma panela leite de vaca, leite de coco, açúcar, tapioca e uma pitada de sal. Cozinhe em fogo médio, mexendo sem parar, até o creme ficar em ponto de mingau. É um lanche perfeito para saborear nos dias de frio. Se você gostar, acrescente coco fresco picado e canela em pó na hora de servir.

5. Mingau de tapioca com banana

iStock

A primeira coisa a ser feita para preparar esta receita é descascar as bananas e cozinhá-las com água até que amoleçam. Usando a água do cozimento, amasse a fruta até virar um purê. Adicione tapioca, leite condensando e misture bem. Volte essa mistura ao fogo até a farinha de tapioca amolecer. Sirva com bananas cortadas em rodelas.

6. Mingau de tapioca sem lactose

iStock

Quem tem restrições com leite pode preparar uma versão do mingau sem adição de lactose. Os ingredientes para prepará-lo são goma de tapioca hidratada, leite de coco caseiro ou leite vegetal e adoçante. Se quiser, sirva com frutas frescas ou geleia da sua preferência, e até mesmo com chia e coco ralado.

7. Mingau de tapioca com coco vegano

Que tal preparar um mingau vegano? Você vai usar leite de coco, água, tapioca granulada, açúcar demerara e coco ralado. Leve tudo ao fogão, em uma panela, e mexa sem parar até engrossar. Use canela em pó para polvilhar por cima depois de pronto.

8. Mingau de tapioca frio

iStock

Se você busca uma receita bem funcional e bem gostosa para o verão, aposte nesta preparação de mingau gelado. Para fazer este mingau, você precisa de kefir, leite de coco, farinha de tapioca flocada, nibs de cacau e farinha de linhaça. O ideal é deixar esse mingau gelando durante à noite. Se quiser, adoce com mel ou acrescente frutas frescas.

9. Mingau de tapioca com doce de leite

Mais uma receita de mingau gelado para você saborear nos dias de calor. Os ingredientes para preparar esse creme saboroso são tapioca granulada, coco ralado, açúcar, leite, leite de coco, casca de limão, canela em pau e cravo-da-índia. O doce fica líquido no início, mas depois a tapioca absorve os líquidos, incha e fica cremosa. Na hora de servir, coloque pedacinhos de doce de leite e polvilhe coco queimado em cima.

10. Mingau de tapioca com baunilha

O primeiro passo para fazer este mingau é hidratar a tapioca granulada durante uma hora no leite. Depois, em uma panela, coloque a tapioca hidratada, leite de coco, açúcar e baunilha. Deixe em fogo médio até ferver, mexendo sempre. Leve à geladeira por duas horas e, na hora de servir, polvilhe açúcar e queime com o maçarico.

Com essas receitas, a hora do lanche vai ficar muito mais saudável e gostosa! Se você quer trazer mais benefícios para sua saúde, invista mais na preparação de refeições com tapioca. Por isso, confira uma lista com as melhores receitas de tapioca para experimentar e se apaixonar.

PARA VOCÊ