20 receitas de panqueca vegana para um lanche saudável e diferente

Escrito por                          

Com tantas versões diferentes de panqueca, era de se esperar que receitas sem ingredientes de origem animal surgissem.

As panquecas veganas tem ganhado o paladar das pessoas. De massa leve, a versão vegana deste prato pode ser feita de diversas formas e receber os mais variados recheios.

Confira 20 receitas de panqueca vegana que vão te ajudar a compor lanches diferentes e gostosos.

Panqueca vegana salgada

Foto: Reprodução / Jornada Vegana

1. Panqueca vegana simples: que tal começar do básico? Essa receita de panqueca vegana é uma salvação para aqueles dias em que você quer comer algo diferente, mas está sem muito tempo para preparar algo complicado. Simples, ela fica pronta em questão de minutos e combina com os mais variados recheios.

2. Panqueca vegana colorida: além de ser muito gotosa, essa receita de panquecas veganas fica muito bonita, pois a massa pode receber diferentes colorações de acordo com o ingrediente usado. As panquecas duram até dois dias na geladeira depois de fritas.

3. Panqueca vegana de espinafre: aqui, o espinafre não é usado para o recheio da panqueca, mas sim para a massa! Além do espinafre, você também vai precisar de farinha de trigo integral, resíduo do leite vegetal da sua preferência, água, bicarbonato de sódio e sal. Saudável e gotosa, essa receita vai surpreender todo mundo.

4. Panqueca vegana básica: água, farinha de trigo, azeite, fermento químico em pó, amido de milho e sal – esses são os ingredientes que você precisa para preparar essa massa de panqueca vegana. Muito simples, ela combina com os mais variados recheios, sejam eles doces ou salgados.

5. Panqueca vegana com legumes e vegetais: em uma tigela, misture muito bem os ingredientes e frite círculos médios de panquecas em uma frigideira bem quente. Depois, é só rechear com os legumes da sua preferência, enrolar a massa, dispor em uma forma e cobrir com uma quantidade bem generosa de massa de tomate.

6. Panqueca vegana com brócolis e tofu: a massa superleve desta panqueca combina perfeitamente com o recheio de brócolis e tofu. Antes de fritar a massa, prepare o recheio em uma panela separada. Refogue a cebola até que ela fique transparente e, depois, adicione o alho e deixe fritar mais um pouco. Por último, junte o brócolis, o tofu, o tomate seco e o amendoim. Recheie a panqueca e está pronto!

7. Panqueca vegana de aveia com proteína de soja: aqui, a aveia ajuda a compor a massa e a deixá-la mais saborosa e saudável. Outro ingrediente importante, que vai deixar a panqueca mais macia e fofinha, é o vinagre de maçã. A dica é rechear com uma deliciosa proteína de soja, feita com azeitonas, pimentão, alho e cebola.

8. Panqueca vegana com proteína de soja e brócolis: essa receita é perfeita para servir como lanche ou até mesmo como prato principal no almoço ou na janta. Para a massa, você vai precisar de água, chia, gergelim, farinha de trigo, sal e azeite. Já o recheio leva proteína de soja, brócolis, cebola, alho, milho, azeitona, tomate, limão e shoyu.

9. Panqueca de grão de bico: o único ingrediente necessário para preparar essa panqueca é o grão de bico. Além de ser muito saudável, essa massa é versátil e combina com os mais variados recheios. Vale a pena experimentar!

Panqueca vegana doce

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

10. Panqueca vegana de aveia: perfeita para preparar no café da manhã, no lanche da tarde ou para servir como sobremesa, essa receita leva poucos ingredientes e é muito saudável. Ela pode ser acompanhada de mel, frutas ou ser servida pura.

11. Panqueca vegana americana e integral: a panqueca americana é mais grossinha e fofinha – aqui, ela ganha a versão integral. Os ingredientes necessários para preparar essa delícia são farinha de trigo integral, sal, açúcar demerara, raspas de limão, leite de soja, óleo de coco, essência de baunilha e fermento.

12. Panqueca vegana doce sem glúten: essas panquecas ficam prontas em menos de vinte minutos e são perfeitas para quem está em uma dieta sem glúten. Caso queira, você pode substituir a água por leite de coco, de arroz ou de amêndoas. Outra dica é servir com melado, frutas frescas ou secas e geleias.

13. Panqueca vegana doce de banana e aveia: feita com apenas quatro ingredientes, essa panqueca vai salvar o seu café da manhã ou lanche da tarde. Você só precisa de leite de coco (de preferência caseiro), banana nanica amassada, aveia em flocos e fermento químico em pó.

14. Panqueca vegana americana: essa adaptação vegana da receita clássica de panqueca americana vai fazer sucesso aí na sua casa. Com farinha de trigo, açúcar demerara, leite de soja, óleo vegetal, vinagre branco e fermento químico em pó, você pode preparar essa delícia e servir no café da manhã ou como sobremesa.

15. Panqueca vegana funcional: com farinha de aveia, banana d’água, linhaça, água, fermento em pó e óleo de coco, você pode preparar um delicioso lanche antes do treino. Além de ser supersaborosa, essa receita é muito gostosa e combina perfeitamente com geleias, frutas, mel e nozes.

16. Minipanqueca vegana: além de serem muito diferentes, essas panquecas são saborosas e saudáveis. Leve para um liquidificador água, suco de cenoura, leite em pó de soja, farinha de trigo, farinha de aveia, óleo, castanha-do-Pará, açúcar e sal. Bata tudo muito bem e leve para fritar em pequenas rodelas. Está pronto!

17. Panqueca vegana com frutas vermelhas: muito charmosas, essas panquecas vão conquistar todo mundo. Misture muito bem a farinha de trigo com o açúcar, o sal e o fermento em pó. Por ultimo, acrescente o leite de soja e o azeite. Para deixa-las coloridas e muito bonitas, misture um pouco de corante natural rosa ou vermelho.

18. Panqueca vegana de banana com canela: muito simples e saudável, essa receita leva apenas banana amassada, farinha de linhaça dourada, farinha de arroz, flocos de amaranto, canela em pó, gengibre, melado de cana e óleo de coco.

19. Panqueca vegana com banana e pasta de amendoim: se você não quer ter muito trabalho, esta receita é perfeita. Feita com farinha de trigo integral, farinha de linhaça, água e fermento, é só levar para fritar em rodelas do tamanho que você preferir e finalizar com pasta de amendoim e bananas bem cortadinhas. O sabor é incrível e o preparo é muito simples!

20. Panqueca vegana com framboesa: para a massa dessa panqueca, você vai precisar apenas de banana prata amassada, farinha de trigo integral, farinha de arroz integral, água, chia e canela em pó. A dica é preparar uma deliciosa calda de framboesa para acompanhar. Fácil e simples, essa receita vai te conquistar.

Com todas essas opções maravilhosas, agora você pode preparar panquecas veganas supersaudáveis e deliciosas. Escolha a sua preferida e surpreenda todo mundo em casa!

PARA VOCÊ