24 receitas de papinhas de bebê saudáveis para seu filho

Escrito por    
Atualizado em 29.08.17

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno exclusivo para as crianças até os seis meses de vida. Após essa idade, oferecer novos alimentos que complementam o cardápio dos bebês é indicado, e nisso entram as papinhas. Por isso é preciso que essa alimentação seja extremamente saudável e gostosa para que a criança cresça bem desenvolvida no corpo e na mente.

A papinha normalmente vem na forma de vários legumes ou frutas bem amassados ou até mesmo triturados no liquidificador junto com algum elemento líquido para gerar cremosidade na hora do bebê se alimentar, mas ela também pode ser uma sopinha mais reforçada e até mesmo um mingau de frutas e grãos.

Confira abaixo as melhores receitas de papinha que vão fazer a sua filha ou filho crescerem com muita força, energia, saúde e alegria, porque isso é o que realmente interessa.

Continua após o anúncio

Papinhas de bebê salgadas

Foto: Reprodução / Chocorango

1. Papinha com abóbora, batata e chuchu: uma opção de papinha super nutritiva, com abóbora, batata, chuchu, cebola, alho, azeite extra virgem e um pouquinho de carne moída. O seu pimpolho vai adorar!

2. Papinha de lentilha e abóbora: essa receita é ainda mais simples que a primeira. Você vai usar apenas lentilha, abóbora sem semente e sem casca, água e sal. Nada mais do que isso! Basta deixar tudo bem amassadinho para que o bebê consiga ingerir o alimento sem nenhum tipo de problema. Evite usar muito sal na comida, quanto menos sódio, melhor para a saúde da criança.

3. Papinha com brócolis e mandioquinha: mais uma possibilidade deliciosa de preparar uma papinha para a sua criança, só que agora em uma receita mais elaborada, com mais ingredientes, mas fácil da mesma forma. Você vai usar azeite de oliva, carne de boi, manteiga, água, brócolis, quiabo, tomate, cebola, mandioquinha, abóbora, batata, cenoura e quinoa orgânica. Isso que é um prato completo e nutritivo para deixar o seu bebê cada vez mais forte e bonito.

4. Papinha de batata doce e abobrinha: agora é a vez de aprender a fazer uma deliciosa papinha de batata doce e abobrinha para que a criança tenha a ingestão de bons carboidratos no seu corpo desde quando ela ainda é pequenina. Você vai usar carne de boi, azeite, alho e cebola, nada mais do que isso. Muito simples de ser feito e extramente apetitoso para o seu bebê.

5. Papinha de abóbora: uma papinha super simples, feita apenas com abóbora, para usar em um lanche ou refeição menos importante para o dia a dia da criança. Você usar só a água e uma pitadinha de sal, se quiser, para dar uma temperada no legume. Aí é só deixar a abóbora ferver por um tempo, amassá-la todinha e deixar esfriar um pouco para não queimar a boquinha do neném.

6. Papinha de banana da terra e cará: receita muito nutritiva e que seu bebê vai amar, porque é extremamente saborosa – além de ser fácil de você preparar, já que tempo de mãe e pai não é lá dos mais livres, não é mesmo? Você vai usar apenas a banana-da-terra, o cará, azeite de oliva extra virgem, alho e cebola. Um prato muito saudável e que a criança vai comer com a melhor boca do mundo.

Continua após o anúncio

7. Papinha de mandioquinha: outra receitinha bem simples de papinha para facilitar o seu dia a dia nos cuidados com o neném. Ela é feita apenas com mandioquinha, que também é conhecida como batata baroa em algumas cidades, com azeite extra virgem, alho e cebola. Sem sal mesmo, quando mais evitar o sal, melhor para a saúde da criança.

8. Papinha de ervilha: receita bem simples de ser feita e que vai poder ser servida como uma refeição menos importante no dia a dia da criança, já que possui poucos nutrientes. Você vai usar a ervilha, evite comprar a em lata com conservantes, possui muito sódio; um alho pequeno, azeite extra virgem, uma pitadinha de sal, se quiser por, e água para ferver bem o alimento até que consiga amassar e virar uma papa.

9. Papinha de cenoura: mais um prato para fazer refeições secundárias, que usa apenas um ingrediente e não é o ideal para servir no almoço da criança, por exemplo. Isso porque você vai usar apenas a cenoura com água para cozinhar, cebolinha e azeite para temperar. O preparo é super simples e o seu filho vai adorar a cor, a consistência, a textura e o sabor desse alimento.

10. Sopinha de abóbora: outra forma de ajudar na alimentação da criança após ele abandonar o leite materno é usar a sopinha. Ela precisa ter consistência um pouco menos viscosa que da papinha, mas não pode ser só água não. Um exemplo é essa deliciosa feita com abóbora, alho, sálvia, alecrim, azeite extra virgem e um pouco de tempero para não entupir o seu filho de sódio.

11. Sopinha de fubá com carne moída: mais uma receita de sopinha que usa o fubá para dar aquela encorpada necessária ao prato e ele parecer ser uma papinha de verdade. Nessa receita você vai usar a carne moída, alho, cebola, tomate, cenoura, batata, milho fresco (sem ser de latinha) e temperos que achar necessário colocar. Fica muito gostosa e super nutritiva.

12. Sopinha de fubá da vovó: mais uma receita de sopa preparada com fubá para dar sustância ao bebê que se alimentar com esse delicioso prato. Você vai usar no preparo cebola, alho, folha de louro, temperos da sua preferência e, se quiser, colocar alguma carninha, seja moída, ou de frango desfiado, fica de acordo com a sua preferência. Lembre-se sempre de evitar ao máximo o consumo de sódio por parte da criança e pimenta jamais.

Papinhas doces

Foto: Reprodução / Receitas para a Felicidade

13. Papinha de mingau de fubá: uma das formas mais simples de preparar papinhas doces é fazer o famoso e tradicional mingau. Ele possui consistência bem parecida e é super nutritivo se você souber dosar os níveis de açúcar que vai usar nas receitas. Um exemplo clássico é o mingau de fubá, consumido por praticamente todos os brasileiros, muito fácil de ser preparado e simplesmente delicioso.

14. Papinha de mingau de puba: a puba é um alimento mais difícil de ser encontrado, mas se você achar, ela é muito nutritiva, parece uma tapioca só que mais densa. Nessa receita, você vai usar além da massa de puba, um pouco de açúcar, leite de coco, leite de vaca, coco ralado, uma pitadinha mínima de sal e canela em pó. Fica muito gostoso, saudável e seu filho vai adorar.

15. Papinha de mingau de cremogema: mais uma receita bem tradicional de mingau para você oferecer ao seu bebê como uma forma nutritiva de se alimentar com elementos doces da culinária brasileira. Nessa receita é preciso usar leite integral, gema de ovo, um pouco de amido de milho, açúcar, extrato de baunilha e canela a gosto para polvilhar por cima do mingau. Fica muito gostoso de verdade.

Continua após o anúncio

                   

16. Papinha de mingau de tapioca: se tem mingau com puba, também tem que ter a opção com a tapioca tradicional, e é isso que esta receita vai te ensinar a preparar. Para fazer essa delícia, é preciso usar ingredientes como o leite de coco, a farinha de tapioca, o leite de vaca, um pouquinho de sal e açúcar, cravos para dar um sabor, caso você queira e a canela em pó para finalizar.

17. Papinha de mingau de quinua: agora é a vez de preparar uma papinha de mingau extremamente saudável e nutritiva, porque ela é feita com quinoa, um grão especial que vai ajudar na digestão e na saúde do seu bebê. Para preparar essa delícia, vai precisar usar leite de amêndoas, um pouco de açúcar cristal orgânico, extrato natural de baunilha, cranberries e um pouquinho de amêndoas bem picadinhas para finalizar.

18. Papinha de mingau de aveia sem leite: uma receita vegana se você quiser ensinar o seu bebê a ficar longe da proteína animal desde quando ele ainda é pequeno. Para essas papinhas, você vai usar aveia em flocos bem finos, água filtrada, bananinha nanica amassada, um pouco de açúcar demerara ou cristal, leite de coco e canela a gosto. Muito nutritivo e extremamente delicioso.

19. Papinha de mingau de aveia e banana: mais uma última receita de mingau para você usar como papinha doce ao alimentar a sua criança. Essa é feita com aveia e banana, um prato bem tradicional que praticamente todo brasileiro já experimentou alguma vez na vida, principalmente quando era pequeno. Além dos dois ingredientes, a receita também vai com leite desnatado, essência de baunilha, um pouco de adoçante e canela para finalizar.

20. Papinha de aveia, aniz e mel: agora chegou a vez das papinhas tradicionais para bebês, essa é feita com três ingredientes muito especiais para o desenvolvimento sadio da criança, a aveia, o aniz e o mel. Além deles, você também precisa usar um pouco de leite magro para poder deixar a papinha na consistência correta. Muito simples de ser preparada e essencialmente nutritiva para a saúde do seu neném.

21. Papinha doce de manga e maçã: papinha doce muito apetitosa e completamente nutritiva, com pouquíssimos ingredientes para lá de importantes para o desenvolvimento da criança. Nessa receita você vai usar apenas a manga, a cenoura e a maçã. Nada mais do que isso. Aí é só assar por um tempo e jogar em um mixer ou liquidificador para que se torne realmente uma papinha de verdade.

22. Papinha de maçã e canela: a maçã é uma das frutas mais nutritivas e de fácil absorção pelo bebê, por isso as papinhas normalmente são feitas com essa fruta, é o caso dessa receita que usa ela juntamente com a canela. Para preparar essa delícia para a sua criança, você vai precisar usar apenas a água fervente ou o vapor para amolecer a fruta e facilitar o processo para amassá-la.

23. Papinha doce de maçã: mais uma possibilidade de papinhas doces com maçã é a ensinada nessa receita. Você vai usar apenas a própria fruta e invés de amassá-la, vai raspar com algum objeto cortante, como ralador ou outro do tipo. O ideal é que fique bem fininho para que o bebê não corra o risco de se engasgar ou algo do tipo. Super simples de ser feito e muito nutritivo, já que a maçã é uma excelente fruta para o desenvolvimento da criança.

24. Papinha de maçã e ameixa: uma maravilha que é a mistura de duas frutas super nutritivas, a maçã, já bem conhecida de você nesta lista e agora com a presença da ameixa, excelente fruta para o desenvolvimento infantil. Para melhorar, a receita ainda leva suco de laranja lima e um pouquinho de canela em pó para finalizar.

Com essas receitas de papinhas, a sua crianças vai estar preparada para se desenvolver de forma saudável e nutritiva, você pode separar por dia da semana, horário de servir cada uma. A dica é sempre a mesma, use poucos temperos e evite tudo que tenha sódio e açúcar demais. As carnes também devem ser usadas com moderação, se preferir, nem utilize, existem outros tipos de proteína que vão fazer o seu bebê crescer cada vez mais saudável e feliz.