22 receitas de pastel de forno para deixar a fritura de lado

Por
Atualizado em 28.10.21

Pastel é um petisco muito típico em feiras, padarias e até mesmo botecos, não é mesmo? Esse quitute tem a cara dos brasileiros, por isso, é encontrado facilmente. Mas você já pensou em experimentar o pastel assado?

Publicidade

Se você quer evitar comer ou preparar frituras, mas não resiste ao sabor desse aperitivo, que tal testar a versão assada? As opções de recheio variam muito e podem ser feitas com carnes, legumes e até mesmo ingredientes doces.

Com sabores para todos os gostos, difícil vai ser não encontrar um que não te agrade nessa lista. Você também pode conferir algumas receitas de massas caseiras. Veja a lista abaixo:

Pastel de forno com carnes

1. Pastel de forno de pizza

Com poucos ingredientes e um preparo simples, essa receita ainda tem a vantagem de poder ser congelada antes de assada, e depois é possível guardar por até dois dias.

Publicidade

2. Pastel de forno de frango

Como o frango deve ser cozido e desfiado antes do preparo dos pastéis, essa receita pode ser um pouco demorada e trabalhosa. A vantagem é que com essa opção de recheio seu petisco renderá uma maior saciedade.

3. Pastel de forno de calabresa

Publicidade

Essa é uma receita que usa aquelas massas de pastel compradas prontas nos mercados. Além disso, a dica é fazer um único pastel enorme. Essas duas questões fazem com que o preparo se torne bem simples, mas caso você queira fazer pequenos pastéis, também é possível.

4. Pastel de forno com bacon e ricota

Para que seu sabor tenha ainda mais recheio, a dica dessa receita é usar ervilhas, azeitonas e cebolinha, além do bacon e da ricota. Com um preparo e rápido, difícil vai ser não se deliciar comendo.

5. Pastel de forno de peito de peru e damasco

Cream cheese, peito de peru e damasco formam uma combinação inusitada, mas que pode ser muito apreciada por quem gosta de mesclar sabores diferentes no mesmo prato.

6. Pastel de forno de carne moída

A carne moída é um ingrediente super comum na mesa dos brasileiros, não é mesmo? Cada um tem seus temperos favoritos para deixá-la com o gostinho que mais agrada. Por isso, é uma ótima opção para aquele lanche descontraído.

7. Pastel de forno de atum

Além do atum, o recheio desses pastéis é feito com temperos e creme de ricota, que é usado para dar liga entre os ingredientes. Com poucos minutos o preparo está feito e basta apenas esperar seu petisco sair do forno.

Publicidade

8. Pastel de forno de camarão

Nessa receita você vai aprender a fazer uma massa em casa, que vai ser acompanhada de um recheio de camarão cremoso. Se você é fã desse ingrediente, não deixe de experimentar essa delícia.

Pastel de forno com legumes ou saudável

9. Pastel de forno com mussarela de búfala e tomate

Mesmo com ingredientes e um preparo muito simples é possível saborear deliciosos pastéis de forno. Além dos tomates e da mussarela de búfala, você também vai precisar de creme de ricota e alguns temperos para dar um toque de sabor ao recheio.

10. Pastel de forno de espinafre

Além do espinafre, essa receita sugere o uso de alheira para o recheio. Esse é um embutido da culinária portuguesa, mas você pode substituí-lo por linguiça, por exemplo.

11. Pastel de forno de ricota e espinafre

A combinação de ricota e espinafre forma um sabor muito apreciado. Eles são dois ingredientes que podem ser usados para preparar diferentes pratos, e aqui, a escolha é ótima para um petisco leve, mas que tenha um toque marcante.

12. Pastel de forno com massa de ricota

Publicidade

Se você gosta de inovar no preparo de alimentos, que tal usar ricota no preparo da massa dos seus pastéis? A textura fica cremosa. Você pode usar seu recheio favorito.

13. Pastel de forno integral de palmito e tomate

Essa é uma opção que além de ter a massa integral, também é vegana. Todo o processo é feito em casa, mas não dá trabalho e como resultado você tem pastéis deliciosos para saborear.

14. Pastel de forno vegano integral de tofu

Essa é outra opção de receita que, além de saudável, não vai te dar muito trabalho para preparar. O tofu pode ser temperado da maneira que você preferir, para que o petisco fique do jeitinho que você gosta.

15. Pastel de forno integral de palmito

Com uma massa que é feita apenas com a combinação de farinha branca e integral, água, óleo e sal, preparar um pastel saudável em casa não vai te dar muito trabalho. Para que o recheio fique ainda mais saboroso, use seus temperos favoritos.

16. Pastel de forno vegano de palmito

Se você quer pastéis de palmito que sejam veganos, mas que não sejam integrais, essa é a receita certa. O recheio é super cremoso e vai deixar qualquer um com água na boca.

17. Pastel de forno vegano de couve

Que tal preparar em casa uma massa que mescla as farinha de trigo e integral, e que tem um recheio que combina os sabores de grão de bico e couve? O resultado é um pastel crocante com recheio cremoso.

Pastel de forno doce

18. Pastel de forno com leite Ninho e Nutella

Leite Ninho e Nutella são dois ingredientes que têm feito muito sucesso em diversas sobremesas, não é mesmo? Que tal combinar os dois sabores e rechear a massas dos seus pastéis? E para melhorar mais ainda, o trabalho é mínimo.

19. Pastel de forno Romeu e Julieta

Queijo e goiabada formam uma combinação que muita gente gosta. Se você não conhece, mas gosta de misturar ingredientes doces e salgados, essa pode ser uma ótima receita de teste. Pois além de saborosa, tem um preparo simples.

20. Pastel de forno de leite condensado e ricota

Misturar ricota e leite condensado pode até parecer um pouco esquisito de primeiro olhar. Porém, esses ingredientes formam um sabor muito interessante e ainda vão deixar seus pastéis super cremosos.

21. Pastel de forno de goiabada

Apenas utilizando goiabada como recheio, você pode preparar vários pastéis de forno deliciosos. Com pouco trabalho, vai sobrar tempo para apreciar esse petisco.

22. Pastel de forno de chocolate

E por último deixamos essa opção que é feita com um ingrediente adorado por muita gente, o chocolate. Você pode usar a sua versão favorita desse ingrediente, seja ao leite, branco ou até mesmo amargo.

Além de ser mais saudável que a versão frita, você pode se surpreender com o sabor que o pastel assado pode ter. Outra vantagem é que não faz aquela sujeira de fritura e não deixa um cheiro forte na sua cozinha.