16 receitas de pavlova crocantes por fora e macias por dentro

Por
Atualizado em 16.12.21

A pavlova é uma sobremesa bem deliciosa que foi criada para ser uma das belezas da confeitaria mundial. Ela é uma homenagem à linda e delicada bailarina russa Anna Pavlova, por isso este nome tão diferente. Por ser uma receita bem conceitual, ela traz toda a força do gourmet para dentro da cozinha de quem a prepara.

Publicidade

Para fazer a receita é preciso que o doce fique crocante por fora e macio por dentro, é quase igual a um bolo com uma base de merengue que faz toda a diferença na preparação. Tradicionalmente é feita a massa, o merengue, um creme batido e frutas para enfeitar. A receita é complexa, mas não se deixe abater por conta disso: arrisque-se na sua criação e surpreenda sua família. Confira abaixo diversas receitas para preparar essas deliciosas pavlovas.

Pavlova com frutas

1. Pavlova de Natal: a pavlova é uma sobremesa muito fina e requintada, o que é excelente para servir nas festas de fim de ano. Essa, por exemplo, é feita com frutas vermelhas, canela, suco de limão e baunilha. Fica uma delícia depois de pronta. Fique atento para o ponto do merengue, precisa estar perfeito.

2. Pavlova tradicional: a forma tradicional de se fazer essa receita é igual em todo o mundo. Você vai usar claras de ovos, açúcar, amido de milho, vinagre de branco, creme e essência de baunilha. Depois é só escolher qual será a cobertura e terminar esse delicioso doce.

3. Mini pavlova de limão siciliano e frutas vermelhas: essas pequeninas e fofas mini pavlovas são ideias para garantir um lanche da tarde delicioso para os filhos. A forma de fazer é a mesma que a tradicional, a diferença está mesmo no tamanho do doce que garante a diversão da criançada.

Publicidade

4. Pavlova de frutas vermelhas: a cobertura mais usada nesse tipo de doce são as frutas vermelhas, mas tem como você diferenciar até mesmo se fizer essa escolha mais tradicional. No caso desta receita, vai ser preciso fazer uma geleia de  mirtilo para acompanhar a sobremesa, além de um chantilly de framboesa sensacional.

5. Pavlova de morango: essa receita é para aqueles que são craques na cozinha, mas ainda estão escondendo o jogo. O preparo é até bem parecido com as das outras receitas, o difícil mesmo está na apresentação do prato. A base tem que ficar perfeitamente milimétrica para garantir a beleza dessa sobremesa.

6. Pavlova com frutas do verão: para sair um pouco das frutas vermelhas, que tal usar e abusar das típicas do verão? Você pode por manga, kiwi, lima da pérsia, laranja e o que você achar que deve. Fica muito bom e com certeza vai agradar a todos que ingerirem essa iguaria.

Publicidade

7. Pavlova com maracujá: maracujá cai bem com tudo, não é mesmo? Nessa receita não seria diferente, você vai fazê-la da seguinte forma. Primeiro prepare a massa do jeito tradicional que você já aprendeu e depois faça um mousse de maracujá. Receita pronta, bonita e gostosa.

8. Pavlova com uvas: para você que é fã de uvas, essa receita vai te deixar apaixonado. A primeira mudança é no vinagre, vai ter que usar um de framboesa ou de vinho. Depois você vai usar um pouco de fubá e pistaches sem sal. Por fim, é só fazer a cobertura com uvas que tudo fica divino maravilhoso.

9. Pavlova com chantilly e calda de frutos vermelhos: uma pavlova de fazer você lamber o prato de tão gostosa que fica. A calda de frutas vermelhas por cima da massa fica sensacional e não é tão difícil de ser feita assim não. Você vai usar apenas os frutos congelados e açúcar.

10. Pavlova de morango sem lactose: se você é alérgico à lactose, essa receita foi feita perfeitamente para você. A diferença dela para as outras está no chantilly que é comprado pronto de marcas que o vendem sem essa proteína do leite. Fica delicioso da mesma forma.

Pavlova com doces gostosos

11. Pavlova de chocolate: é hora de começar a fazer aquelas misturas maravilhosas que parecem estanhas, mas quando juntam ficam de cair o queixo. Uma delas é essa junção de pavlova com chocolate. Fica especialmente deliciosa e não difere muito do modo de fazer tradicional desse refinado doce não.

12. Pavlova com doce e fios de ovos: se você quer fazer uma mistura e ao mesmo tempo manter a finésse dessa sobremesa, a sua escolha tem que ser esta receita. Ela fica simplesmente linda depois de pronta, além de oferecer um sabor fora do comum. Os fios de ovos e as amêndoas dão um toque para lá de especial.

13. Pavlova com pepitas de chocolate: essa deliciosa receita mostra como é possível rechear a pavolva de diversas formas. Você não vai usar as pepitas na decoração final do prato, mas sim dentro dele, no recheio, na parte mais gostosa de todo e qualquer doce. E fica realmente sensacional.

14. Mini pavlovas de chocolate: mais uma opção para aquele fim de tarde com a criançada são essas mini pavlovas com chocolate. O preparo é o mesmo, você vai fazer o merengue, depois o chantilly e na finalização é só usar o chocolate em lascas e em formato de ovinhos.

15. Pavlova com maracujá: agora é hora de você aprender a fazer dois clássicos da confeitaria mundial em uma receita só. Além da pavlova, você vai precisar confeccionar uma deliciosa calda de maracujá que vai dar um sabor completamente sensacional a essa junção mais que maravilhosa.

Publicidade

16. Pavlova de chocolate com framboesa: por fim, a volta da fruta vermelha agora com um adicional de chocolate para dar aquele toque de grand finale para esse prato fino, delicado e saboroso. Na cobertura você vai usar chantilly, as framboesas e lascas de chocolates para finalizar.

Agora você não tem mais desculpa para preparar aquela sobremesa fina e deliciosa e convidar os amigos e familiares. Já que conheceu essas deliciosas receitas, é hora de por a mão na massa, literalmente, e preparar essa mistura de merengue, com massa e uma calda maravilhosa para finalizar.