10 receitas de pera ao vinho com gostinhos muito marcantes

Por
Atualizado em 17.01.20

A pera é uma fruta que possui propriedades antioxidantes e é muito utilizada na culinária. Ela pode ser utilizada para compor diversos tipos de doces e sobremesas!

Publicidade

Uma opção de preparo da pera é ao vinho. Essa é uma sobremesa clássica, muito gostosa e que funciona bem para servir nas reuniões de família. A textura que esse doce possui é macia e o sabor vai te deixar salivando.

Confira uma seleção de receitas irresistíveis e práticas de pera ao vinho:

1. Pera ao vinho simples

Essa receita traz a pera preparada com vinho tinto, água, açúcar, canela em pau e cravo. O preparo é fácil e consiste em reunir todos os ingredientes em uma panela e deixar a fruta cozinhar por aproximadamente vinte minutos. A finalização é feita cortando a pera em formato de espiral.

Publicidade

2. Pera ao vinho branco com baunilha

Aqui, o preparo da pera é feito com vinho branco. Além da fruta e da bebida, são utilizados para compor a sobremesa ingredientes como baunilha, açúcar cristal, água, canela, cravo, pimenta-do-reino, anis estrelado e suco de limão. Depois de cozidas, as peras são servidas com a calda apurada. É uma opção bem aromática e que pode ser acompanhada por sorvete!

3. Pera ao vinho do Porto

Publicidade

Essa receita traz a pera acompanhada por morangos e preparada com vinho do Porto. A geleia de vinho dá um toque especial para o doce e o cozimento é feito no forno. A sugestão é servir com creme ou chocolate, que harmonizam bem com a sobremesa.

4. Pera ao vinho com gengibre

Esse preparo de pera ao vinho leva a bebida em sua versão seca, laranja em rodelas, açúcar, canela, cravo e gengibre. As frutas são cozidas com o caldo por alguns minutos e, quando estiverem macias, devem ser levadas para a geladeira. Ao servir, deve-se acompanhar a sobremesa com sorvete de creme.

5. Pera ao vinho com chantilly

Essa versão da sobremesa de pera é feita com vinho cabernet sauvignon, fava de baunilha, açúcar, canela, raspas de laranja e tomilho. A fruta é cozida por quarenta minutos com esses ingredientes e é servida com a calda e chantilly. É uma opção bem completa e gostosa!

6. Pera ao vinho com raspas de limão

Aqui, a sobremesa de pera é feita com açúcar demerara, vinho tinto, água e raspas de limão. O preparo consiste em cozinhar a fruta com os demais ingredientes e conservar a mistura na geladeira. O resultado é delicioso e vai te deixar com água na boca!

7. Pera ao vinho com manteiga

Publicidade

Essa opção de pera ao vinho leva manteiga, açúcar, canela e cravo. Os ingredientes são combinados até caramelar e, então, são adicionados o vinho e a fruta. O cozimento deve acontecer por alguns minutos e a sugestão é servir o doce acompanhado por sorvete de creme!

8. Pera ao vinho com mel e chantilly

O diferencial dessa receita está no uso do mel para compor a calda. O preparo leva pera, vinho branco, pau de canela, anis estrelado, casca de laranja, folha de louro e o mel. O cozimento é feito no forno e o chantilly utilizado para acompanhar a sobremesa é caseiro.

9. Pera ao vinho com suco de laranja

Essa receita traz peras assadas com vinho tinto, suco de laranja, açúcar, pau de canela, ramos de alecrim, cravo, folhas de louro e grãos de pimenta. O resultado é um preparo delicioso, perfumado e que deve ser servido com a calda utilizada para cozinhar.

10. Pera ao vinho branco

Essa é uma receita simples de pera ao vinho. O preparo, aqui, é feito com vinho branco, açúcar, água, pau de canela e a fruta. Os ingredientes são todos combinados e, quando as peras estiverem macias, a sobremesa está pronta. A sugestão é servir o doce com sorvete.

Os preparos de pera ao vinho são inúmeros e deliciosos. As variações do tipo de vinho e acompanhamentos podem ser feitas de acordo com os gostos de quem prepara. É uma opção de sobremesa gostosa e que é uma boa pedida para ocasiões especiais. Escolha a sua versão preferida desse doce e experimente!

Publicidade