33 receitas de risoto de alho-poró tão cremosas que vão te deixar babando

Risotos são deliciosos, cremosos e podem ser preparados com muitos ingredientes diferentes. Uma das versões mais populares desse prato é o risoto de alho-poró!

Publicidade

O alho-poró tem um sabor característico, mas muito fácil de combinar com outros ingredientes. Ele harmoniza bem com outros legumes, carnes vermelhas e brancas e até mesmo frutos do mar. Os queijos também não ficam de fora das combinações.

Essa versatilidade faz dele o ingrediente perfeito para risotos, então, confira a seguir 33 maneiras diferentes de preparar esse prato tão querido!

Risoto de alho-poró com queijos

1. Risoto de alho-poró com queijo brie: o queijo brie é uma iguaria de sabor suave e textura supercremosa. Ele combina perfeitamente com o alho-poró nesse risoto clássico e fácil de preparar. A receita ainda é vegetariana e preparada com pouquinhos ingredientes.

2. Risoto de alho-poró com gorgonzola: para quem é fã dos sabores mais marcantes, a mistura do alho-poró com gorgonzola é ideal. Esse risoto também leva um pouco de parmesão para trazer mais dimensões ao sabor. A receita ensina como fazer o caldo base caseiro para deixar o pratos mais saudável e aromático!

Publicidade

3. Risoto de alho-poró com limão e queijo parmesão: essa receita mistura o sabor característico do parmesão com o toque de frescor do limão taiti. A receita é fácil de preparar e ainda traz a sugestão de decorar o prato com fatias de limão e queijo camembert.

4. Risoto de alho-poró com queijo parmesão ralado na hora: como a receita explica, o parmesão ralado na hora tem um sabor mais marcante e especial. Com apenas seis ingredientes, esse risoto cremoso é uma opção simples de preparar e que vai agradar a todos os paladares!

5. Risoto de gorgonzola com alho-poró e pera: as peras caramelizadas com mel trazem a esse prato um toque agridoce de sofisticação. É o sabor perfeito para equilibrar o salgado marcante do queijo gorgonzola. O risoto conta, ainda, com tomilho, alho e parmesão para deixar o sabor ainda complexo e impressionante.

Publicidade

6. Risoto de alho-poró e mascarpone: o mascarpone é um queijo cremoso, suave e adocicado que pode ser feito em casa. Esse risoto preparado da maneira clássica ganha um toque especial com o queijo, acrescentado depois do preparo junto com a manteiga. A receita é bastante simples e fácil de fazer!

7. Risoto de alho-poró com queijo: essa receita aproveita tanto a parte branca quanto as folhas do alho-poró. Além disso, um outro diferencial é o uso do creme de leite fresco para dar ainda mais cremosidade ao prato. O modo de preparo é detalhado e contém várias dicas para ajudar no preparo do risoto perfeito!

Risoto de alho-poró com frutos do mar

8. Risoto de camarão com alho-poró: esse risoto fácil de preparar é uma opção perfeita para quem adora frutos do mar. O prato incorpora aipo, cenouras, alho-poró e camarões em uma mistura deliciosa. O caldo de legumes com camarão é feito em casa e os ingredientes são usados diretamente no risoto também.

9. Risoto de alho-poró com camarão e limão siciliano: o diferencial desse prato superaromático é o tempero com limão siciliano. Tanto o suco quanto as raspas são usadas para temperar o camarão e o risoto. A receita também sugere o uso de azeite aromatizado de limão para realçar o sabor ainda mais.

10. Risoto de alho-poró e salmão grelhado: o salmão grelhado é um acompanhamento delicado que combina com muitos pratos e o risoto de alho-poró clássico é um deles. A receita é simples, mas muito saborosa. As instruções deixam claro como preparar o salmão grelhado perfeito com apenas azeite, sal e pimenta.

11. Risoto de camarão com alho-poró e noz-moscada: o toque de noz-moscada desse risoto é o suficiente para dar uma cara completamente nova para a receita. As instruções detalham como limpar o camarão e contam com cálculo de porções e custo da receita.

12. Risoto de camarão ao gengibre e laranja: essa é uma receita muito original e aromática. Os camarões são refogados e temperados com caldo de laranja e gengibre fresco macerado. O alho-poró é o legume perfeito para completar essa combinação de sabores!

13. Risoto de camarão e lagostins com alho-poró: com uma base de caldo de frutos do mar feito com as cabeças dos camarões e lagostins, essa receita não desperdiça nada. Para deixar o prato ainda mais original, são usados champignons e pimenta calabresa. Levemente picante, cheio de cor e muito saboroso, esse é um prato perfeito para servir para convidados.

Risoto de alho-poró com carnes

14. Risoto de linguiça com alho-poró: o uso da linguiça de pernil suíno para incrementar o risoto clássico de alho-poró é o grande destaque dessa receita. As linguiças são fritas em pedaços pequenos no azeite e misturadas no risoto depois do preparo.

Publicidade

15. Risoto de bacon com alho-poró: essa versão do risoto de alho-poró abusa do bacon picado em pedaços pequenos e bem fritos para trazer sabor e textura para o prato. A adição do queijo parmesão e substituição do caldo de legumes pelo de carne deixa o sabor ainda mais complexo.

16. Risoto de alho-poró e bacon diferente: o diferencial dessa receita é ensinar o segredo para incorporar todo o sabor do bacon no risoto: usando sempre a mesma panela para todas as etapas do preparo. Aqui, você também encontra dicas sobre como fritar o bacon e como evitar que o risoto fique salgado demais.

17. Risoto de calabresa com alho-poró: a linguiça calabresa traz para o risoto um sabor característico e levemente picante. Essa é uma forma fácil e barata de incrementar o risoto de alho-poró com parmesão clássico. O uso do caldo de carne ao invés do de legumes também traz mais originalidade para a receita.

18. Risoto de alho-poró e carne: essa receita é uma mistura de dois dos mais populares risotos: o de alho-poró e o de carne. Usando pedacinhos de filé mignon e temperando com mostarda dijon, essa receita é original e muito saborosa. Além disso, o preparo é supersimples e rápido. As instruções ainda contam com dicas de como acertar o ponto do risoto!

19. Risoto de linguiça, alho-poró e mandioquinha: essa receita usa linguiça sem pele e purê de mandioquinha para dar um toque especial. A linguiça pode ser da carne de sua escolha. O amido do purê faz com que o prato fique ainda mais cremoso. Para melhorar, é muito fácil de fazer.

20. Risoto de alho-poró com chips de copa: a receita desse risoto é bem clássica e inclui instruções para fazer o caldo de legumes em casa. O grande destaque são os chips de copa. Feito com fatias de copa assadas no forno até ficarem bem crocantes, esse é um acompanhamento sofisticado, original e muito fácil de preparar.

21. Risoto surpresa de frango: esse risoto de frango com alho-poró é superincrementado. Ele leva couve-flor e abobrinha, além de requeijão light para garantir a cremosidade. Se você busca uma opção menos calórica de risoto, essa é uma ótima escolhe – pode comer sem culpa!

Risoto de alho-poró variados

22. Risoto de alho-poró com creme de castanha: preparado com arroz integral para ficar mais nutritivo, esse prato conta com creme de castanha caseiro. Além de servir para deixar o prato cremoso mesmo sem usar arroz arbóreo, o creme é nutritivo e dá um toque especial de sabor. Essa é uma receita vegana, sem glúten e muito rica em fibras!

23. Risoto de alho-poró vegano: essa receita utiliza um creme à base de tofu, o tofupiry, que o site também ensina como fazer em casa. Esse ingrediente dá cremosidade ao prato sem precisar apelar para a lactose. O caldo de legumes caseiro, preparado com cravos-da-Índia, também dá um sabor diferente e especial para esse risoto.

Publicidade

24. Risoto de shimeji com alho-poró: o shimeji é um cogumelo extremamente saboroso e versátil. O preparo dessa receita é muito simples e rápido e a única diferença do risoto clássico de alho-poró é a adição do cogumelo para refogar junto com o legume.

25. Risoto de alho-poró com arroz 7 grãos: o arroz 7 grãos é um ótimo substituto para o árboreo. Ele é mais nutritivo e confere um sabor único ao prato. A cremosidade fica por conta da manteiga e do queijo ralado!

26. Risoto de alho-poró e ervas: essa deliciosa e requintada variação do risoto de alho-poró é preparada com ervas que você pode plantar em casa. Temperado com manjericão, manjericão roxo, tomilho, salsinha e ceboliknha, esse é um prato aromático e fácil de fazer.

27. Risoto de cevadinha com tomate e alho-poró: a cevadinha é um ceral repleto de nutrientes e muito versátil, além de ser um ótimo substituto para o arroz arbóreo na hora de preparar risoto. Essa receita incorpora os sabores do tomate e da páprica defumada para um toque original ao prato.

28. Risoto de alho-poró cremoso sem lactose: não é porque você não consome lactose que é preciso abrir mão de um risoto supercremoso. A receita mistura aipo, abóboras, tomates e cenouras com temperos, como tomilho. Acredite, apenas os legumes e o arroz arbóreo são capazes de deixar o prato cremoso. A dica é usar ingredientes orgânicos sempre que possível!

29. Risoto cremoso de castanha-de-caju e alho-poró: a castanha-de-caju é a estrela desse prato. Preparada em creme, a castanha é mais uma opção vegana para deixar o risoto de alho-poró bem cremoso. A receita ainda ensina a temperar com manjerona para um sabor único!

30. Risoto de alho-poró com damasco e queijo: incrementada com damasco e queijo meia-cura, essa receita traz também uma combinação superespecial de temperos. Com limão, folhas de louro e cravos-da-Índia, esse prato é exótico e aromático, perfeito para ocasiões especiais.

31. Risoto de palmito com alho-poró: com poucos ingredientes e de preparo fácil, esse risoto ainda consegue ser muito sofisticado. O palmito é o ingrediente ideal para incrementar esse prato clássico! O vídeo ensina com detalhes como alcançar o ponto correto do risoto.

32. Risoto vegano e sem glúten de alho-poró: essa receita vegana e sem glúten não perde nada em cremosidade e sabor para as versões clássicas do prato. O uso de cachaça de cereja no lugar do vinho branco deixa o sabor diferente e original. A levedura nutricional é usada como substituto do queijo parmesão. A receita detalha como não perder o ponto do arroz e como garantir a textura com ingredientes veganos!

33. Risoto vegetariano de alho-poró e tomate seco: essa receita ensina a fazer o caldo de legumes caseiro. No risoto, o diferencial é o tomate seco, que também pode ser feito em casa. Esse ingrediente tem um sabor marcante que é o acompanhamento perfeito para o gostinho mais delicado do alho-poró.

O risoto de alho-poró é uma receita extremamente versátil. Depois de se acostumar com os sabores, você pode até mesmo improvisar com outros legumes e carnes. Experimente todas essas receitas e comprove!