13 receitas de tilápia assada que vão facilitar seu dia a dia

Escrito por                          

Essas receitas de tilápia assada são perfeitas para quem quer preparar um almocinho mais leve, fugindo da carne vermelha. O peixe é uma proteína cheia de vitaminas e, quando servido sem fritura, se torna ainda mais saudável. Confira as diferentes opções dessa lista e escolha a que mais combina com o seu paladar para testar no conforto da sua cozinha!

1. Tilápia assada superfácil

Essa é uma maneira simples, mas muito saborosa de preparar tilápia. A receita rende quatro porções e leva apenas meia hora para ficar pronta. Você vai precisar de limão, farinha de aveia, páprica defumada, endro, orégano, tomilho, sal, pimenta-do-reino, azeite e, claro, filés do peixe.

2. Tilápia assada com pimentão e batatas

Aqui, a sugestão é temperar sua tilápia com limão, dentes de alho, pimenta-do-reino e sal um dia antes de preparar a receita. Ainda, utilize azeite, pimentão vermelho, pimentão amarelo, batatas, cebola e coentro para decorar a forma e incrementar o sabor.

3. Tilápia assada crocante

Além de saudável, esse peixe fica incrivelmente saboroso. Ainda, aqui, a casquinha da tilápia fica crocante e é feita com torrada processada, sal, azeite, cheiro-verde, alho, raspas de limão. Você também pode incrementar adicionando ervas de sua preferência, queijo parmesão ou pimentas.

4. Tilápia assada com manteiga de ervas

Anote os ingredientes dessa receita deliciosa de peixe assado com manteiga de ervas: manteiga, alecrim, colorau, salsa, alho, cebola, pimenta dedo-de-moça, sal, pimenta-do-reino, filés de tilápia – ou outro peixe de sua preferência – e papel manteiga.

5. Tilápia assada com crosta parmesão

Para preparar essa receita, tempere os filés de tilápia com azeite e limão. Em outro recipiente, misture páprica doce, salsinha seca, sal, pimenta-do-reino e queijo parmesão ralado e empane o peixe. Por último, é só levar para assar por cerca de 15 minutinhos.

6. Tilápia assada com limão siciliano

Garantindo um sabor e um aroma superespecial, essa receita precisa de limões sicilianos, manteiga, alho, salsinha, alecrim, tomilho, sal, pimenta e, sem dúvidas, filés de tilápia. Você vai precisar deixar o peixe assando por cerca de meia hora.

7. Iscas de tilápia assada no forno

Primeiramente, tempere os filés de tilápia com limão, alho, sal e pimenta. Então, corte o peixe em iscas e empane-o numa misturinha de farinha de trigo, farinha biju, ovo, sal e pimenta. Pronto, é só levar para assar!

8. Tilápia assada com legumes

Batata com casca cortada em rodelas, repolho ralado, cogumelo fresco fatiado, páprica, azeite, sal, pimenta preta, pimenta cayena, cebola e alho em pó são os itens necessários para essa receita. Vale a pena qualquer esforço!

9. Filé de tilápia assado com farinha Panko

Simples de fazer, esse peixinho pode ser servido com arroz e feijão, purê de mandioquinha ou outro acompanhamento de sua preferência. Os ingredientes, aqui, são: alho granulado, cheiro-verde, limão siciliano, limão tahiti, sal, pimenta-do-reino, farinha Panko, farinha de trigo, ovo e água.

10. Tilápia assada gratinada

Essa é uma daquelas receitas incrivelmente práticas e, ao mesmo tempo, saborosas. Apenas tilápia, creme de leite, caldo de carne, pimenta-do-reino moída, sal, batatas, manteiga e queijo ralado compõem o preparo. Sirva quente ao lado de arroz e salada!

11. Tilápia assada empanada com farinha de rosca

Para começar, prepare uma farinha especial que é o segredo deste empanado: farinha de rosca, queijo parmesão ralado, alho, sal rosa, lemon pepper e tomilho fresco são os ingredientes. Depois, tempere os filés de tilápia com limão, sal e alho. Empane e leve para assar.

12. Tilápia assada com creme de cebola

Você sabia que, com apenas quatro ingredientes, é possível preparar essa receita maravilhosa de tilápia ao creme grelhada? Separe o peixe, creme de cebola, creme de leite e cebolinha, para decorar. Ainda, você pode servir essa receitinha acompanhada de arroz branco ou batatas assadas!

13. Tilápia assada com curry e coco fresco

Em um refratário untado com azeite, disponha os filés de tilápia e tempere-os com sal e pimenta. Divida uma colherzinha de curry em pó igualmente entre os peixes. Regue com azeite e cubra tudo com coco fresco ralado. Por fim, é só assar e finalizar com limão e salsa.

Se você é apaixonado por esse peixe, também precisa aprender a preparar receitas de tilápia frita. Você não vai se arrepender!

PARA VOCÊ