24 receitas de tiramisù tão perfeitas quanto as da Itália

Por
Atualizado em 23.08.21

Para quem ainda não conhece, o tiramisù é uma deliciosa sobremesa italiana clássica, feita com pouca massa e muito recheio. O nome peculiar que nem parece ser da Itália é dividido por sílabas que juntas significam a palavra “levanta-me”, isso tudo porque o doce tem forte efeito energético, é excelente para poder dar aquela animação necessária no dia a dia.

Normalmente, a sobremesa é feita com uma camada de biscoitos champagne como massa e o resto são recheios saborosos e com textura de creme. Porém, como em tudo no Brasil, você vai conseguir observar receitas bem diferentes da tradicional e com certeza vai amar cada uma delas.

Confira abaixo as possibilidades de tiramisù e faça aqueles que você mais achar interessante. Está um melhor que o outro, pode acreditar.

Publicidade

Receitas deliciosas de tiramisù

Foto: Reprodução / Be Nice Make a Cake

Foto: Reprodução / Be Nice Make a Cake

1. Tiramisù clássico: essa primeira receita de tiramisù utiliza os palitos La Reine como massa para o doce. No recheio, um café bem forte é misturado com açúcar, mascarpone, baunilha, vinho, laranja e chocolate preto. A junção de isso tudo torna essa sobremesa simplesmente maravilhosa.

2. Tiramisù com rum: quase toda a receita desse doce leva alguma bebida alcoólica, vocês vão perceber isso ao observar toda a lista. No caso desta, o cozinheiro preferiu utilizar o forte sabor do rum que combina perfeitamente com sobremesas. Na massa, o biscoito de champagne traz o ar tradicional ao prato.

3. Tiramisù de ricota com pão de ló: uma receita bem original para quem não tem medo de misturar sabores. O doce do pão de ló com chocolate, açúcar e baunilha, mistura com o amargor do rum e com o salgado da ricota fresca. Essa é para aqueles que adoram experimentar um paladar bem diferenciado.

4. Tiramisù com Cointreau: outra bebida que cai muito bem em um tiramisù é o Cointreau, muito forte e presente, mostra a que veio. Nessa receita, além dele e o do tradicional café forte, também vai um pouco de cacau em pó, o que dá mais força ainda ao prato que fica muito apetitoso.

5. Tiramisù com cream cheese: excelente receita feita com essa torta italiana e de forma que pode agradar tambpem o paladar das crianças. Ela leva ovos, açúcar, cream cheese, creme de leite, café forte, biscoito de champagne e cacau em pó. Só misturar tudo que o prato fica pronto.

6. Tiramisù com conhaque: ao fazer o seu tiramisù escolha sempre bebidas fortes como o conhaque especificado nesta receita. Duas colheres de sopa já deixam o sabor da sobremesa completamente especial e delicioso. Para melhorar, a massa com biscoito de champagne e um cacau em cima para polvilhar no grand finale.

Publicidade

7. Tiramisù de chocolate: a primeira receita sem álcool troca o amargor das bebidas fortes pelo chocolate amargo, o que pode ser uma boa opção para você que não pode ou não gosta de tomar bebidas alcoólicas. Junto dele vai o café, o queijo mascarpone, creme de leite, açúcar, biscoito de champagne e chocolate em pó.

8. Tiramisù de vinho Marsala: sim, era preciso fazer um tiramisù com a bebida oficial da receita tradicional italiana, por isso o vinho Marsala é uma opção para lá de clássica e deliciosa. Apesar de não ser tão forte quanto as bebidas destilada, o seu sabor combina perfeitamente com o doce.

9. Tiramisù com queijo mascarpone caseiro: receita bem simples, apenas com os ingredientes básicos e sem nenhum elemento forte para dar um sabor mais amargo ao doce. Você vai usar apenas os ovos, açúcar, queijo mascarpone, café, biscoito de champagne e cacau em pó. Bom, simples e rápido.

10. Tiramisù com mascarpone de chocolate: mais uma receita com vinho só que agora com um toque português daquilo trazido lá do Porto. Junto com ele e os demais ingredientes, um delicioso mascarpone de chocolate que vai deixar o sabor do prato ainda mais autêntico e fora do comum de tão gostoso.

11. Tiramisù de frutas vermelhas: fazer uma lista de sobremesa sem a opção com frutas vermelhas é como se não tivesse feito lista alguma. E esse tiramisù, então, vem com framboesa, morango, mirtilo, amora e até mesmo folhas de hortelã para dar um toque final ao prato.

12. Tiramisù de Morango: receita bem simples feita com vinho Marsala que leva apenas alguns poucos ingredientes e fica pronto rapidinho. Nela você vai usar nata, queijo fresco em barra, biscoito de champagne e morangos. Depois é só preparar tudo como manda o site e a sua sobremesa vai estar pronta para ser devorada.

13. Tiramisù com suco de laranja: receita muito gostosa que usa um licor da sua escolha para fazer o papel da bebida alcoólica no prato. Também vai um pouco de suco de laranja para dar uma acidez que deixa tudo ainda mais delicioso. Junto com isso tudo um café bem forte, essência de baunilha e biscoitos de champagne.

Preparações especiais com tiramisù

Foto: Reprodução / Plat du Jour

Foto: Reprodução / Plat du Jour

14. Charlotte de tiramisù: essa deliciosa sobremesa feita com formato de charlotte e ingredientes de tiramisù. Você vai usar biscoitos boudoir, cacau em pó, café forte, mascarpone, essência de baunilha e outros ingredientes típicos do doce italiano. A atenção deve ficar na montagem do prato que é bem específica.

15. Mil folhas de tiramisù: nada melhor do que misturar a textura deliciosa da massa de mil folhas com os recheios sensacionais da sobremesa italiana. Vai ser preciso fazer um creme de café com manteiga, gema de ovo, açúcar e chocolate meio amargo. Depois é só fazer o creme com vinho Masala e montar o prato.

Publicidade

16. Bolo de tiramisù: Sim, isso mesmo, um bolo com recheio de tiramisù. Você vai fazer a massa normal de bolo, os biscoitos vão na finalização e no meio um recheio feito com queijo mascarpone, creme de leite, ovo, açúcar, baunilha, café, rum. Para terminar, um pouco de cacau em pó e chantilly.

17. Cheesecake de tiramisù: o famoso e moderno norte-americano cheese cake se une ao clássico italiano tiramisù para uma mistura que tem tudo de Brasil. Você vai usar biscoito de maisena, canela em pó, manteiga, essência de baunilha e aquele café forte que todo brasileiro sabe bem como fazer.

18. Bolo ombrè de tiramisù: delicioso bolo de camadas que precisa de atenção nas três etapas que precisam ser feitas. Primeiro é a massa com manteiga, açúcar, leite, farinha, fermento e ovos. Depois o recheio com creme de mascarpone, açúcar de confeiteiro e chocolate. Por fim, uma cobertura de café solúvel com açúcar.

19. Tiramisù com biscoito caseiro: que tal preparar o seu doce italiano desde o início e fazer você mesmo o biscoito que vai usar na receita da sobremesa? É isso que essa opção te ensina a fazer. Primeiro na confecção do biscoito e depois na receita tradicional do doce italiano mais charmoso e delicioso que existe.

20. Smoothie de Tiramisù: nessa receita, você vai usar basicamente os ingredientes tradicionais da sobremesa italiana. O que muda realmente é a forma de servir. No lugar de dividir as camadas entre o biscoito e o recheio, você vai por apenas o creme dentro da taça e depois finalizar com um biscoito de champagne.

Opções saudáveis de tiramisù

Foto: Reprodução / Receitas e Coisas

Foto: Reprodução / Receitas e Coisas

21. Tiramisù sem glúten/lactose: para você que é alérgico à glúten ou lactose, a sua opção para provar essa delícia italiana está exatamente nesta receita. Ela usa castanha de caju, água, amêndoas e tâmaras para que você possa comer à vontade, sem medo de ser feliz.

22. Tiramisù saudável: o que faz um doce como esse ser saudável são os seus ingredientes, por isso essa receita utiliza nozes, tâmaras, leite de coco fresco, essência de baunilha orgânica e óleo de coco para fazer a receita. Fica delicioso e o sabor é bem diferente do que você vai encontrar nas possibilidades mais tradicionais.

23. Tiramisù sem glúten: mais uma opção sem glúten. Você vai usar o queijo mascarpone, moscatel, café sem açúcar, cacau em pó e palitos de La Reine sem glúten. O sabor é fora do comum de tão gostoso que fica.

24. Tiramisù Low Carb: para finalizar essa saborosa lista, nada melhor do que uma receita para lá de saudável com adoçante, cacau em pó e outros poucos ingredientes que vão fazer a sua torta ter um sabor gostoso e ao mesmo tempo não ser tão calórica assim.

Publicidade

A cozinha italiana é responsável por alguns dos melhores pratos da história da gastronomia mundial e suas sobremesas fazem parte desse rol magnífico. Tanto a bebida alcoólica, quando utilizada na receita, quanto o café ou o chocolate amargo dão uma quebrada no doce que deixa o prato com um sabor para lá de bom. Experimente, faça diversas dessas receitas em casa e prove para si mesmo o quão bom é uma sobremesa italiana bem feita.