54 receitas light para uma alimentação leve e saudável

Escrito por                          

Todos sabemos que encontrar uma opção de comida saudável, saborosa e com poucas calorias pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente se você é uma daquelas pessoas que chegam em casa com vontade de devorar a despensa inteira.

Porém, se você não gosta de comidas sem graça normalmente encontradas em dietas para emagrecer, saiba que para evitar as calorias não necessariamente irá precisar eliminar o sabor do prato, já que você pode caprichar na escolha dos ingredientes e dos temperos, que tornarão a sua refeição mais leve, gostosa e nutritiva.

Além disso, em vez de você se preocupar com alimentos “zero gorduras” ou “zero açúcar”, priorize os que você mais gosta e que sejam light e nutritivos, sem excessos, com calorias reduzidas, mas com qualidade e sabor.

Confira abaixo as melhores receitas light que poderão deixar o seu dia a dia muito mais saudável!

Receitas light para o almoço

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

1. Frango xadrez light: o frango xadrez é um prato super saudável e ideal para quem está de dieta e pretende emagrecer, pois além da presença da proteína magra do frango, conta com uma boa variedade de legumes. Uma dica saudável é não utilizar sal no preparo, já que o shoyu possui bastante sódio.

2. Bacalhoada light: bacalhau é um peixe maravilhoso e saudável, basta saber prepará-lo da maneira correta. Para preparar esta receita de bacalhoada light, você vai precisar de ingredientes como pimentão, cebola, batatas, azeitonas, alho, salsinha e pimenta do reino.

3. Strogonoff light de frango com iogurte: quando bater aquela vontade de comer um strogonoff de frango no meio da semana, nada melhor do que ter em mãos uma versão mais light, que substitui o creme de leite por iogurte, que é também bastante saboroso, nutritivo e versátil. Para aqueles que são intolerantes à lactose, a sugestão é usar creme de tofu.

4. Gratinado light de legumes: perfeito para acompanhar uma refeição principal, esse gratinado light é uma aposta certa para incluir os legumes na alimentação do dia a dia, pois o molho branco deixa tudo muito mais gostoso. Utilize os seguintes legumes: cenoura, brócolis, abobrinha e couve flor.

5. Almôndega light: cheia de proteínas e fibras, a almôndega em uma versão magrinha é deliciosa e perfeita para comer no almoço ou no jantar, além de ser também uma ótima opção de petisco para festas e reuniões com os amigos. Você pode comer pura, com saladas, com legumes, com massas integrais ou até com arroz e feijão.

6. Bife à parmegiana light: se você não dispensa um incrível bife à parmegiana aos finais de semana, que tal preparar uma versão menos calórica e super proteinada para o almoço ficar ainda mais especial? Dica: para os bifes, aposte em carnes magras como patinho, alcatra e filé mignon.

7. Omelete crocante light: essa omelete crocante é um lanchinho light e com muita textura feito com ovos e tapioca que fica pronto em apenas 15 minutos. O truque aqui é não deixar os dois ingredientes se misturarem e deixar a tapioca grelhar até dourar suas bordas. Para temperar, utilize sal e pimenta do reino.

8. Purê de batata doce light: praticamente todas as receitas de purê de batata levam leite, manteiga, queijo ou ovos, que as deixam mais gordurosas e calóricas. Aqui você aprende uma receita adaptada, deliciosa e mais leve feita com ingredientes mais saudáveis, como batata doce, requeijão light e leite desnatado.

9. Camarão na moranga light: que tal aprender a preparar uma receita mais leve e saudável de um saboroso camarão na moranga? A dica aqui é não utilizar óleo nem queijo no preparo do camarão e optar por um queijinho light para a cobertura, mas sem exageros. O prato conta com 170 calorias e rende cinco porções.

10. Batata chips light: quem não ama uma batatinha chips super deliciosa e crocante? Ainda melhor se for uma versão light para comer a vontade a qualquer hora do dia, né? Pode tanto acompanhar um lanche como também ser servida de petisco em uma reunião entre amigos.

11. Galeto light temperado: esse galeto light temperado é rico em proteínas, magro e super versátil de preparar, perfeito para o dia a dia ou para o final de semana com a família e os amigos. Ele pode ser feito no forno ou na churrasqueira, que o deixa com um sabor ainda mais especial.

12. Peixe frito light: essa é uma receita de peixe frito que na verdade não é frito, mas fica muito parecido. Aqui foi utilizado o peixe tainha, que é mais rico em gorduras e deixa uma casquinha super crocante, e ingredientes como farelo de aveia, suco de limão, sal, pimenta e alho.

13. Fricassé de frango light: esse é um fricassé light e com poucas calorias, porém que não deixa de ser delicioso. A receita não tem quase nada de gordura e substitui o molho bechamel por outro à base de creme de ricota. É fácil de fazer, fica pronto rapidinho e serve até quatro pessoas.

14. Couve flor gratinada light: para quem adora receitas gratinadas, essa couve flor light é combinada com um delicioso creme branco feito com creme de ricota, mostarda Dijon, sal, pimenta branca, noz moscada e leite, que o deixa mais ralinho. Se preferir, você pode usar também o creme branco tradicional ou o creme de leite temperado da mesma maneira.

15. Sopa de lentilha light: essa é uma receita de sopa de lentilha light rápida e prática de fazer, super temperadinha e com um gosto maravilhoso de comida árabe. Além disso, ela é muito nutritiva e é uma daquelas sopas que alimentam bem e saciam a fome, perfeita para quem está de dieta.

16. Escondidinho light de carne com batata baroa: ideal para um almoço especial, essa receita de escondidinho light deve ser feito com uma carne magra e macia (aqui foi utilizada a alcatra) e um purê delicioso. Entre os ingredientes, estão também batata baroa, requeijão light, leite desnatado, cebolas, sal e pimenta do reino.

17. Salada de macarrão light: essa é uma saladinha de macarrão light, leve, refrescante e super saborosa para preparar para o almoço ou o jantar. Tenha em mãos ingredientes como macarrão integral, atum light, ervilhas frescas, milho verde, tomate, cebola, salsinha e nozes picadas.

18. Rocambole de carne light: esse rocambole de carne light é uma ótima alternativa para substituir o frango grelhado ou bifinho de todos os dias. É uma receita saborosa e light que rende dez porções de 130 calorias cada. Para incrementar, aposte em shoyu, salsinha e pimenta do reino.

19. Risoto light de funghi: além de delicioso, esse risoto light de funghi é pouco calórico e muito mais leve do que sua versão tradicional, já que ele é feito com arroz 7 grãos integral e rico em fibras. É uma comidinha perfeita para quem gosta de refeições saudáveis e também para os vegetarianos.

20. Frango gratinado light: esse franguinho gratinado light ajuda a dar uma alegrada em qualquer almoço e fica muito mais saboroso do que o simples frango grelhado. Para deixar ele cremoso e douradinho, tenha em mãos ingredientes como leite desnatado, maizena, requeijão light, açafrão, noz moscada e sal.

21. Quiche light com iogurte natural: essa é uma receita de quiche light feita com iogurte natural que leva azeitonas pretas, champignon, ovos, creme de ricota, salsa fresca, azeite, pimenta e sal. Ótima opção para um almoço leve ou para um jantar saudável e nutritivo em qualquer dia da semana.

22. Couscous marroquino light: o couscous marroquino é um dos pratos mais simples e rápidos de preparar em casa, já que você somente precisa regá-lo com água fervente e esperar dez minutos para que ele fique pronto. Depois, basta adicionar os ingredientes, temperar e servir. A receita rende até seis porções.

23. Quibe de abóbora light: além de ser simples e fácil de preparar, o quibe de abóbora light é uma receita saborosa e saudável que irá agradar a todos os gostos, principalmente se você é vegetariano ou está de dieta, já que poderá comer sem culpa. Para complementar, adicione em cima cebolas caramelizadas bem macias.

24. Carne com legumes light: essa é uma receitinha básica, porém infalível para sempre ter em casa, já que leva apenas uma carninha magra cortada em tiras combinada com legumes variados, como brócolis, vagem, cenouras e champignon. Para um toque especial, adicione também gengibre, cebola, óleo de gergelim, caldo de carne em pó e temperos a gosto.

25. Polenta recheada light: essa é uma receita light de polenta recheada com legumes salteados, creme de ricota e queijo branco. Apesar de ser um alimento calórico, a polenta é super nutritiva e ainda conta com um sabor incrível. Dica: dê preferência para usar o fubá italiano, que é um pouco mais granulado e mais amarelo e ainda conta com uma textura ótima e um gostinho de milho mais acentuado.

26. Risoto light com abobrinha e espinafre: essa receita de risoto light feito com arroz ráris 7 grãos, abobrinha e espinafre surpreende tanto pelo sabor maravilhoso quanto pela leveza do prato. Para deixar a refeição ainda mais saudável e menos calórica, substitua o creme de leite por cream cheese light ou requeijão cremoso light.

27. Polpetone light: como ingredientes como carne moída de patinho, leite integral, ovos, cheiro verde, cebola, alho, farinha de pão, mussarela de búfala, sal e pimenta do reino, você consegue preparar um incrível polpetone light, que combinado ao molho de tomate e queijo parmesão, fica simplesmente de dar água na boca.

Receitas light surpreendentes

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

28. Mini quiche de cogumelos e iogurte: práticas, bonitas e deliciosas, as mini quiches são ótimas para preparar para os convidados em ocasiões especiais. Essa receita light é sem massa, substitui o creme de leite por iogurte natural e conta com poucos ingredientes, como ovos, queijo cottage, cogumelos, salsa fresca, azeite, pimenta e sal. Sirva acompanhada de uma boa saladinha.

29. Molho branco light: se você só conhece receitas de molho branco bem calóricas e cheias de gorduras, não deixe de conferir essa versão light e saborosa, que conta com apenas 65 calorias e leva ingredientes como leite desnatado, farinha de trigo, cebola, azeite, sal, pimenta do reino e noz moscada. Dica: para um molho sem glúten, troque o trigo por amido de milho.

30. Purê termogênico light: essa receita de purê é simplesmente fantástica, pois é saborosa, tem poucas calorias e ainda tem o poder termogênico, já que combina a couve flor com a cúrcuma, uma especiaria maravilhosa que é excelente para a saúde. Você pode também utilizar leite vegetal e, se quiser fazer uma sopinha, acrescentar mais leite e temperos.

31. Creme de milho light: se você adora o creme de milho como acompanhamento de diversos pratos, que tal apostar nessa receita light, saudável e deliciosa? Anote os ingredientes: uma lata de milho, farinha de aveia, leite desnatado, sal e pimenta do reino a gosto.

32. Refrigerante light saudável: todo mundo sabe que refrigerante e vida saudável não combinam, né? Porém, a boa notícia é que existem alternativas para quem não consegue se livrar do vício. Essa é uma receita de refrigerante de limão que substitui a original super bem, é uma delícia natural e ainda sem calorias.

33. Ratattouile light: o ratatouille é um prato típico francês composto por um mix de vegetais que pode ser servido quente ou frio, sozinho ou acompanhado de outro prato. Essa é uma receita simples, saudável, com sabor levemente adocicado e em uma versão menos calórica, pois não leva óleo no preparo.

34. Purê de moranga light: para preparar um cremoso e saboroso purê na moranga, você irá precisar de ingredientes como moranga cabotiá sem semente, alho, sal, pimenta, tomilho, requeijão light, leite e água para o cozimento. Sirva com uma carne, um peixe ou um frango.

35. Molho de iogurte light: é sempre bom ter em mãos um molhinho especial e light para comer no dia a dia e deixar a dieta mais saudável. Fácil de fazer e super saboroso, esse é feito com iogurte natural e pode ser usado em saladas, carnes, sanduíches e até mesmo como aperitivo para ocasiões especiais.

36. Chocolate quente proteico light: essa é uma receita deliciosa de chocolate quente que você poderá preparar de uma forma simples e rápida nos dias friozinhos sem culpa. Ela leva leite desnatado, cacau 100% em pó, pó para pudim diet de chocolate, whey protein (opcional), adoçante e clara de ovo.

37. Creme de couve flor light: para os dias mais frios, nada melhor do que uma sopinha ou creminho leves e saborosos para comer no aconchego do lar. Essa receita ensina o passo a passo de um incrível creme de couve flor light, que fica ainda mais especial com a cebolinha salpicada e o parmesão ralado.

38. Creme de ervilhas light: esse creme de ervilhas light é outra maravilhosa opção saudável para preparar nos dias frios, pois não leva uma única gota de óleo ou azeite e nenhum outro tipo de gordura. Finalize com salsa fresca picadinha, acrescente croutons e sirva quente. Fica uma delícia pura!

39. Pão integral light com linhaça e gergelim: além de lindo, essa pãozinho light é bastante saudável. A farinha integral, a linhaça e o gergelim deixam ele perfeito para qualquer dieta ou até mesmo para quem apenas pretende saborear um lanche mais nutritivo no dia a dia. Combine uma fatia com requeijão e peito de peru para um lanche super saboroso.

40. Lanchinho light: para um lanche da tarde saudável, aposte neste pãozinho integral de aveia, creme de ricota, mostarda, cenoura ralada, presunto de peru e alface. É fácil e rápido de fazer, não exige trabalho nenhum e mata a fome da melhor forma possível sem escapar da dieta.

Receitas light de sobremesas

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

41. Mini cheesecake light: para quem tem dificuldades de fechar a boca e recusar um docinho, essa receita é perfeita, pois ensina o passo a passo de uma versão de cheesecake magrinha e light, feita com cream cheese light, extrato de baunilha e açúcar demerara ou mascavo. É fácil, prática e deliciosa!

42. Pudim de tapioca light: esse é um pudim de tapioca light ideal para adoçar os dias de quem anda controlando as calorias. Além da tapioca em flocos, você irá precisar de ingredientes leves e saudáveis como leite desnatado, leite de coco light, ovos, leite em pó desnatado, adoçante culinário e coco fresco ralado.

43. Pudim de leite light: com apenas 150 calorias por fatia, esse pudim de leite light é uma opção de sobremesa deliciosa para o café da manhã ou lanche da tarde. A receita rende dez porções e conta com ingredientes como ovos, leite em pó desnatado, iogurte natural desnatado, leite desnatado, adoçante culinário e açúcar demerara.

44. Rabanada light: já pensou em preparar uma receita de sobremesa para o Natal em versão mais leve, saudável e light? Essa é uma rabanada super gostosa que rende quatro unidades e fica com uma textura macia e perfeita para se deliciar a qualquer hora do dia com os amigos ou a família.

45. Creme light de abacate: esse é um creme de abacate light gostoso, nutritivo e com uma consistência incrível, que é uma ótima opção para matar a vontade de doce sem fugir da dieta saudável. Depois de preparar o creme, despeje em tacinhas individuais, polvilhe raspas de limão e leve para gelar.

46. Pudim light de laranja: a receita desse pudim de laranja é light porque substitui o leite condensado por leite em pó desnatado, e o açúcar por adoçante em pó para uso culinário. Entre os demais ingredientes, estão suco de laranja, raspas da casca da laranja, essência de baunilha e ovos.

47. Fondue de chocolate light: para aqueles dias bem friozinhos do inverno, nada mais maravilhoso do que preparar em casa um bom fondue de chocolate. Sem sair da dieta, então, pode ficar ainda melhor. Essa é uma receita sem adição de açúcar e com baixas calorias, que pode ser usada também como cobertura para tortas ou sobremesas variadas.

48. Pudim light de milho verde: esse delicioso e cremoso pudim de milho verde é uma ótima opção de sobremesa para quem pretende diminuir o açúcar no dia a dia, pois substitui o ingrediente por adoçante culinário e aposta também em leite em pó desnatado. É uma receita que rende oito pedaços grandes com 150 calorias cada.

49. Sorvete de abacate light: além de super gostosa, essa receita de sorvete de abacate leva apenas cinco minutos para preparar e não exige nenhuma habilidade na cozinha. Você precisará somente de um abacate, extrato de baunilha, leite desnatado e açúcar (pode ser uma versão mais saudável, como o demerara ou mascavo).

50. Torta light de maçã com canela: essa receita ensina a preparar uma incrível tortinha de maçã com canela em versão mais leve, saudável e light, que resulta em uma sobremesa perfeita para comer no café da manhã ou lanche da tarde sem medo de ser feliz. Sirva com sorvete de creme light para ficar ainda mais irresistível.

51. Delícia de morango light: essa delícia de morango é uma sobremesa rapidinha e super simples de preparar em casa a qualquer hora do dia, especialmente quando bater uma vontade a mais de comer um doce. De quebra, ela leva ainda iogurte natural e morangos frescos, que a deixam ainda mais nutritiva.

52. Leite condensado light: essa é uma receita muito útil para quem não pode consumir açúcar ou pretende cortar as calorias, pois ensina o passo a passo de como fazer um leite condensado em versão mais light, saudável e também muito saborosa, além de menos doce e enjoativa do que o ingrediente tradicional.

53. Docinho light de coco: perfeita para preparar em festinhas de aniversário ou servir em ocasiões especiais, essa receita de docinho light de coco é de dar água na boca e vai fazer todo mundo se apaixonar. Basta misturar leite em pó desnatado, adoçante em pó culinário e leite de coco light.

54. Compota light de maçã: essa é uma compotinha de maçã que serve para comer com iogurte, rechear massinha de pastel, cobrir tortas ou wraps, comer com torrada e até mesmo consumir pura. Entre os ingredientes desta delícia, estão adoçante em pó, cravos da índia, suco de limão e canela.

São receitas variadas que provam que é possível preparar refeições light e saborosas a qualquer hora do dia. Além disso, a grande maioria dos temperos não engorda e ainda ajuda a acelerar o metabolismo e eliminar gorduras localizadas.

PARA VOCÊ