26 receitas de sopa de cebola que servem como entradas ou pratos principais

Escrito por    

A sopa de cebola é uma receita muito nutritiva e que pode ser deliciada nas mais diversas situações do dia a dia, podendo ser preparada para um lanche, um almoço ou até mesmo para a janta.

Continua após o anúncio

Por ser uma receita recheada de elementos saudáveis, é excelente para manter o corpo em forma e ainda adquirir vitaminas e sais minerais essenciais para uma vida plena e feliz.

Confira abaixo algumas receitas deliciosas de sopa de cebola para você variar o seu cardápio com muita nutrição e saúde.

Sopa de cebola mais fácil do mundo

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

1. Sopa de cebola simples: sopa super nutritiva para você tomar em qualquer hora do dia, seja de manhã, no almoço, lanche da tarde ou até mesmo na janta ou ceia. Você vai usar pouquíssimos ingredientes, apenas as cebolas, manteiga, caldo de legumes, noz moscada, pimenta do reino e sal. Simples e muito apetitosa.

2. Sopa de cebola com vegetais: mais uma receita bem simples, só que com muitos temperos para ficar bem gostosa. Você vai primeiro fazer o caldo com músculo bovino, cenoura, cebola, alho, tomate, salsinha, cebolinha, louro e pimentas. Depois do caldo pronto é só refogar a cebola na manteiga e adicionar o caldo coado para que a sopa fique pronta.

3. Sopa de cebola com pimenta branca: receita muito gostosa e bem temperada, do jeito que a gente gosta para ter muito sabor na comida, não é mesmo? Você vai precisar de cebola, azeite de oliva, farinha de trigo peneirada, caldo de legumes ou algum outro da sua preferência, sal e pimenta branca moída.

4. Sopa de cebola fácil de fazer: receita super simples, com poucos ingredientes, para você preparar um lanche da tarde rápido e sem grandes complicações. É preciso usar cebola, manteiga, azeite de oliva, farinha de trigo, caldo de legumes ou outro da sua preferência, noz moscada, sal e pimenta do reino.

5. Sopa de creme de cebola: um prato bem gostoso, super cremoso, até porque é feito com creme de leite. Você vai precisar de ingredientes como as cebolas, manteiga, azeite de oliva, farinha de trigo, vinho branco seco, caldo da sua preferência, noz moscada, sal, pimenta do reino, creme de leite, pão italiano e queijo ralado.

6. Sopa de cebola com noz moscada: mais uma receita deliciosa para você aprender a fazer com a cebola gratinada no queijo ralado, fica simplesmente sensacional. Você vai usar cebola, manteiga, farinha de trigo, caldo de galinha, vinho branco seco, linguiça calabresa defumada, noz moscada, tomilho, pão francês amanhecido e queijo ralado.

Continua após o anúncio

7. Sopa de cebola com leite: receita muito simples de uma sopa super nutritiva para você tomar durante o dia e manter o corpo em forma e saudável. Você vai precisar de ingredientes como a cebola, manteiga, farinha de trigo, água quente, caldo de galinha e leite. Nada mais do que isso, fácil e muito gostosa.

Sopa de cebola com ingredientes saborosos

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

8. Sopa de cebola gratinada: agora é hora de você aprender a fazer a tradicional receita da sopa gratinada de cebola. Vai precisar de manteiga, óleo de soja, cebolas, batatas, um litro de caldo de legumes caseiro, molho bechamel, sal, noz moscada, pimenta do reino branca, croutons de pão e queijo ralado para finalizar.

9. Sopa de cebola com vinho do Porto: opção muito gostosa e que também pode ser gratinada a depender da sua preferência. Você vai usar manteiga, cebolas, vinho do Porto, vinagre balsâmico, caldo de carne, bacon, bouquet garni, sal, pimenta do reino, baguete e queijo gruyère que vai dar o toque final ao prato.

10. Sopa de cebola com vinho branco: receita muito simples de ser preparada, com poucos ingredientes e extremamente saborosa. É preciso usar apenas as cebolas, manteiga, farinha de trigo, vinho branco, água, pão, queijo ralado da sua preferência, sal e pimenta do reino. Super fácil e especialmente gostosa.

11. Sopa de cebola com queijo comté: mais uma receita bem tradicional só que usa o queijo comté para dar uma diversificada no sabor dessa sopa que é consumida por todo o país. Você vai usar as cebolas, farinha de trigo, manteiga, óleo, vinho branco, água, pão baguete, queijo comté ralado, sal e pimenta do reino.

12. Sopa de cebola com queijo gruyère: outra receita de sopa gratinada com o queijo gruyère para você que é fã dessa iguaria simplesmente deliciosa. Vai precisar apenas de cebola, manteiga, farinha de trigo, caldo de carne, sal, pimenta moída na hora, pão baguete e o queijo que vai finalizar a receita com chave de ouro.

13. Sopa de cebola com queijo ementhal: uma receita tão bonita e apetitosa que parece até ser um suflê e não uma simples sopa de cebola. Você vai usar ingredientes como o caldo de carne, cebola, água, amido de milho, manteiga, vinho branco, sal, pimenta do reino, queijo ementhal, massa folhada e gema de ovo.

14. Sopa de cebola com vinho branco seco: essa opção é feita com vinho para você que gosta de usar essa deliciosa bebida na preparação de pratos super especiais. Vai precisar de manteiga, cebolas, vinho branco seco, farinha de trigo, caldo de carne, queijo parmesão ou gruyère e fatias de pão para finalizar.

Sopa de cebola em receitas pra lá de especiais

Foto: Reprodução /Figos e Funghis

15. Sopa de cebola francesa: agora chegou a hora de você aprender a fazer uma receita internacional da tradicional sopa de cebola, ela veio lá da França e conquistou boa parte do Brasil com seus temperos especiais. Vai precisar de cebolas, vinho branco seco, molho inglês, folhas de louro, ramos de tomilho, e outros ingredientes.

Continua após o anúncio

16. Sopa de cebola, batata e queijo: receita muito simples de ser preparada e extremamente apetitosa para você consumir em um lanche da tarde super nutritivo e especial. Vai ter que usar batatas, cebolas, manteiga, água, queijo parmesão ralado ou provolone, salsinha, orégano e sal. Muito fácil e gostosa.

17. Sopa de cebola com vinagre balsâmico: uma receita mais gourmet para você que adora fazer experiências diferentes na sua cozinha. Vai precisar de ingredientes como a manteiga, azeite de oliva, cebolas, açúcar, alho, sal, pimenta do reino, farinha de trigo, vinho branco seco, caldo de carne e o vinagre balsâmico.

18. Sopa de cebola especial: uma sopa bem especial para você fazer aos seus convidados em um encontro de amigos no inverno que não demora muito e já está aí. Você vai precisar de cebolas, manteiga sem sal, água, farinha de trigo, pedaços de pão, queijo gruyère, sal, pimenta do reino e noz moscada.

19. Sopa de cebola com cogumelos: mais uma receita sensacional de sopa de cebola só que agora com cogumelos que deixam o sabor e a textura do prato ainda melhores. Você vai usar tomilho, louro, limão siciliano, sal, aspargos, cebola, cogumelos, azeite de oliva, shoyu, tomate, queijo brie e fatias de pão.

20. Sopa de cebola no pão: receita muito apetitosa, ideal para preparar em dias de muito frio, em um jantar romântico, ou encontro e viagem de amigos. Você vai precisar de ingredientes como a cebola, manteiga, azeite de oliva, farinha de rosca, folhas de louro, caldo de legumes, pimenta moída, noz moscada, sal, queijo ralado e pão italiano.

21. Sopa de Cebola do La Casserole: uma opção muito gostosa e baseada em um dos principais restaurantes da cidade de São Paulo. Você vai usar o caldo de carne ou de frango, vinho branco seco, cebola, manteiga, pão rústico ou baguete, folhas de louro, queijo gruyère ralado, sal e pimenta do reino moída na hora.

22. Sopa de cebola bem temperada: essa é a tradicional francesa para você surpreender os seus familiares e demais convidados em uma noite de experimentos culinários. Você vai precisar de cebola, alho, folha de louro, azeite de oliva, açúcar, vinho tinto, vinho do Porto ruby, caldo de carne, farinha, sal, pimenta do reino, baguete, queijo gruyère ralado e salsa.

23. Sopa de cebola com queijos diversos: uma receita que é conhecida como Zuppa con le cipolle alla francesa. Você vai precisar de ingredientes como a cebola, manteiga, caldo de legumes ou leite, ovos, pão branco, queijo gruyère ralado, queijo parmesão também ralado, sal e pimenta para temperar.

24. Sopa de cebola, batata e provolone: receita muito gostosa e bem simples de ser preparada. Você vai usar apenas as batatas grandes descascadas e cortadas em cubinhos, cebolas em fatias grossas, alho picado, manteiga, caldo de galinha fervente, provolone ralado ou em lascas, sal, cheiro verde e azeite de oliva.

25. Sopa de cebola, abobrinha e inhame: mais uma receita simples e que mistura vários ingredientes e vegetais para dar bastante sabor e nutrição ao prato. Você vai precisar de cebola, azeite de oliva, abobrinhas, inhames, caldo de frango ou de legumes, sal, noz moscada e salsa picada para servir a sopa.

26. Sopa de cebola com pão italiano: mais uma receita que usa o pão italiano como base para esse prato simplesmente delicioso de ser consumido em épocas mais frias do ano. Você vai usar as cebolas, bacon, vinho branco, manteiga ou azeite de oliva extra virgem, caldo de frango, farinha de trigo, queijo gruyère ralado e os pães italianos.

A sopa de cebola é uma iguaria que pode ser consumida nas mais diversas situações do dia a dia, principalmente em épocas mais frias em que ela serve até mesmo como um jantar especial para casais românticos.

Que tal aproveitar essa vontade de saborear uma sopinha e conferir mais receitas de sopa detox ou sopa de abóbora? Veja esse e outros pratos nutritivos no nosso Facebook e se torne uma verdadeira cozinheira amadora.

PARA VOCÊ