Bolinho de chuva recheado com chocolate

Bolinho de chuva recheado com chocolate

15 unidades 40min

Ingredientes da ganache

Ingredientes da massa

Publicidade

Modo de preparo

  1. creme de leite e chocolate meio amargo

    Receiteria

    Separe os ingredientes para a ganache já com as medidas corretas para facilitar na hora de preparar a receita.
  2. ingredientes reunidos para o preparo do bolinho de chuva

    Receiteria

    Faça o mesmo com os ingredientes da massa. Deixar tudo arrumado antes de começar ajuda a não perder os tempos do preparo e evita que a receita saia do controle.
  3. Receiteria

    Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas, mexendo a cada 30 segundos para evitar que queime. Misture o chocolate derretido com o creme de leite até obter uma ganache lisa e homogênea e leve a ganache ao congelador por 1 hora para que fique firme.
  4. Receiteria

    Em um recipiente grande, adicione o leite e o açúcar. Misture bem até que o açúcar se dissolva completamente.
  5. Receiteria

    Acrescente os ovos e mexa levemente até a cor ficar homogênea.
  6. Receiteria

    Gradualmente, adicione a farinha de trigo, mexendo continuamente para evitar grumos. A massa deve ficar lisa e homogênea.
  7. Receiteria

    Junte o fermento em pó e misture suavemente para incorporar. Evite misturar a massa muito rápido ou com muita força porque isso diminui o efeito do fermento.
  8. Receiteria

    Retire a ganache do congelador. Com ela firme, pegue pequenas porções e molde em formato de pequenas bolas. Disponha as bolas em um prato e leve ao congelador por mais 15 minutos para manter a forma.
  9. Receiteria

    Enquanto isso, aqueça o óleo em uma panela funda. A temperatura ideal para fritura é de 180ºC. Para testar, coloque um pouquinho da massa no óleo quente; se subir imediatamente, o óleo está na temperatura certa.
  10. Receiteria

    Pegue uma bolinha de ganache com uma colher de sopa. Com outra colher, cubra a bolinha de ganache com a massa de bolinho de chuva, moldando para que a ganache fique completamente envolvida pela massa.
  11. Receiteria

    Com cuidado, coloque o bolinho de chuva no óleo quente. Frite até que esteja dourado e cozido por dentro, o que deve levar cerca de 3 a 4 minutos. Ele vai ficar douradinho. Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque-os sobre papel-toalha para escorrer o excesso de óleo. Em seguida, passe os bolinhos ainda quentes na mistura de açúcar e canela.
  12. Receiteria

    Repita o processo com o restante da massa e das bolinhas de ganache.
  13. Receiteria

    Sirva os bolinhos de chuva recheados com chocolate ainda quentes para que o chocolate ainda esteja derretido. Bom apetite!

Publicidade

dicas do receiteria

Certifique-se de que a ganache esteja bem firme antes de moldar as bolinhas e rechear os bolinhos de chuva. Isso evita que o recheio vaze durante a fritura. Se necessário, deixe a ganache no congelador por mais tempo.
Além disso, outra dica é passar os bolinhos ainda quentes em uma mistura de açúcar e canela para que fixe bem.

Se desejar preparar os bolinhos com antecedência, congele as bolinhas de ganache já moldadas e cobertas com a massa. Frite diretamente do congelador, ajustando o tempo de fritura conforme necessário.

Se quiser variar a receita, há algumas possibilidades. Para uma massa mais leve e areada, substitua uma parte da farinha de trigo por farinha de arroz. O chocolate meio amargo pode ser substituído por chocolate branco para uma versão mais doce. A ganache também pode ser substituída por um creme de avelã (como Nutella), se preferir. O processo de congelamento é o mesmo e, se não for feito, pode dificultar a confecção das bolinhas. Outra opção de recheio é o doce de leite.

Um pouco de noz-moscada ou cardamomo trazem um sabor aromático extra à massa. O mesmo no caso das raspas de laranja ou limão.

Adicione purê de cenoura à massa para bolinhos de chuva de cenoura recheados com ganache de chocolate. É uma versão mais ousada da receita, mas também é muito saborosa!

Você pode fazer uma ganache de chocolate branco, para uma versão diferente, ao até mesmo com cubos de goiabada e queijo.

veja mais receitas

Bolinho de chuva Chocolate

comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments