Com muito sabor e alto valor nutritivo, este caldo de mocotó com legumes é perfeito para os dias frios. Rico em colágeno, macio e cheio de sustância, ele combina a textura do mocotó com a leveza dos legumes cozidos. Uma receita que aquece o corpo e fortalece a imunidade!
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
-
Higienize os legumes e descasque batatas, cenoura, cebolas e alho. Pique a batata, cenoura, chuchu e pimentão em cubos médios. Deixe uma cebola inteira e pique a outra em cubos. Amasse 5 dentes de alho e deixe os outros inteiros. Use um maço inteiro e corte o outro finamente;
Receiteria
-
Lave o mocotó em água quente com vinagre e limão. Escorra e reserve;
Receiteria
-
Coloque o mocotó em uma panela de pressão com 1 litro de água, a cebola inteira, os 3 dentes de alho inteiros, o maço de cheiro-verde e o sal. Tampe e cozinhe por 1 hora após pegar pressão;
Receiteria
-
Retire o mocotó cozido e reserve o caldo. Descarte a cebola e o cheiro-verde cozidos;
Receiteria
-
Em outra panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola picada e o alho amassado até dourarem levemente;
Receiteria
-
Acrescente o mocotó cozido, o cominho com pimenta, a páprica e o pimentão. Misture bem para envolver no refogado;
Receiteria
-
Adicione as batatas, a cenoura e o chuchu. Despeje o caldo do cozimento do mocotó e, se necessário, complete com mais água quente até cobrir. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos, até os legumes ficarem macios;
Receiteria
-
Finalize acrescentando o cheiro-verde picado. Misture, ajuste o sal se necessário e desligue o fogo;
Receiteria
-
Sirva o caldo de mocotó ainda quente, com pedaços generosos de mocotó e legumes no prato.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Essa receita é um clássico! Com muitos nutrientes e sustância, esse caldo é a opção perfeita para dias mais frescos. Se você gostar de uma textura mais encorpada, bata parte dos legumes com a água do cozimento. Isso faz com o que o caldo fique espesso sem precisar acrescentar nenhum ingrediente a mais.
Para adicionar um pouco de acidez e construir os sabores do preparo, adicione tomates maduros e outros temperos de sua preferência. Louro, cebolinha ou agrião, são boas pedidas! Além disso, finalizar com um toque de limão e um fio de azeite, colabora para acentuar os sabores.
Esse já é um prato completo, com legumes, proteína e muito sabor. Se desejar servir com outras preparações, aposte no simples. Uma farofinha ou pão francês são combinações práticas e deliciosas! Para aprender a como fazer outra maravilha da culinária tradicional brasileira, acesse nossa receita de rabada com um passo a passo detalhado para reproduzir em casa. Aproveite!

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramExperimente também...
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!