É o tempo de piscar o olho na cozinha e o guacamole está pronto. Preparamos a receita tradicional, com avocado, que garante uma textura mais firme. Nem todo mundo gosta de coentro, porém, nossa dica: experimente - o sabor combina demais e não fica impregnado.
[um_bookmarks_button post_id=”137628″]
Lista de ingredientes
Publicidade
receita em vídeo
Modo de preparo
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
Publicidade
Qual abacate utilizar?
O guacamole tem muita história para contar! Reza a lenda que o Deus Quetzalcóatl ensinou a receita de um molho de abacate aos astecas para que aproveitassem a força, nutrientes, gordura e vitaminas da fruta. A receita tradicional que conhecemos ganhou um toque latino após a colonização espanhola. Atualmente, é um dos pratos mexicanos mais apreciados no mundo inteiro.
No México, o guacamole é preparado com o Hass, também conhecido como avocado. Uma espécie de abacate de tamanho médio, com casca rugosa, verde-escura, quase preta. Quando maduro, oferece uma cremosidade ideal para molhos, pois possui a polpa mais consistente que outras espécies de abacate, sabor neutro e uma boa quantidade de gordura.
Embora não seja muito difícil encontrar avocado no Brasil, essa não é a espécie mais popular de abacate por aqui. Se duvidar, em cada esquina, há um abacateiro! E, sim, é possível fazer guacamole com todas as espécies. Há pequenas variações no resultado, principalmente na textura, mas tudo é uma questão de equilibrar os ingredientes.
O abacate-fortuna também possui sabor neutro. Sua polpa é amarela, meio pálida, com cremosidade suave, um pouco mais líquida e menos gordurosa que a polpa do avocado. Já a casca é lisa e verde-escura. Pode ser usado no preparo de guacamole, porém evite a fruta excessivamente madura, pois a polpa estará muito mole, deixando o molho com uma consistência aquosa.
Uma variedade brasileira que possui a polpa mais firme é o abacate-geada. Sua polpa é cremosa e macia, com sabor suave e ligeiramente doce. Ele é um pouco menos oleoso que o avocado, por isso você pode caprichar no azeite, o que deixará o molho com uma textura mais aveludada.
O rei das calçadas e quintais, o abacate-quintal é um dos mais populares no Brasil. Ele possui a casca grossa e verde, com a polpa fibrosa e menos cremosa que a do avocado. Seu sabor é suave, um pouquinho mais aguado (ou menos intenso). O ideal é que a fruta esteja bem madurinha para o preparo de guacamole.
No geral, escolha o abacate de mais fácil acesso para você. Por exemplo, quem tem um abacateiro no quintal, não precisa comprar avocado toda vez que for fazer guacamole. Aproveite a fruta fresquinha! Tempere com azeite para aumentar o nível de gordura, além de sal e pimenta para realçar o sabor do preparo.
Por outro lado, também vale experimentar o guacamole preparado com avocado, pois o resultado realmente entrega uma textura bastante apetitosa. Inclusive, há quem defenda que essa espécie é a melhor para fazer o molho. Nossa dica: teste, experimente com diversas espécies e escolha a sua preferida. Por aqui, já experimentamos várias e todas estão aprovadas.
Como armazenar guacamole?
Por ser um prato delicado, com ingredientes frescos e suscetíveis à oxidação (especialmente o abacate), o ideal é preparar o guacamole no momento de servir. Com o passar do tempo, o molho tende a escurecer rapidamente, o que afeta tanto seu sabor quanto aparência.
Entretanto, nem sempre é possível preparar o molho e servir logo em seguida, fresquinho. Às vezes, você precisa fazer com antecedência para servir um grande número de pessoas. Ou sobra uma quantidade de guacamole delicioso que dá até dó descartar (sem desperdício de comida, por favor!!). Com alguns cuidados, é possível armazenar o molho.
O primeiro passo é pegar um recipiente hermético, como um pote de vidro com tampa bem vedada. Transfira o guacamole para o recipiente e espalhe um pouco de suco de limão por toda a sua superfície. Isso ajuda a criar uma barreira adicional entre o ar (que causa o escurecimento) e o molho. Tampe a vasilha e leve à geladeira imediatamente.
Outro truque popular é guardar o caroço do abacate dentro do recipiente com o guacamole. Embora não seja uma solução infalível, ajuda a retardar o escurecimento, principalmente quando combinada com o suco de limão e o uso do recipiente hermético. Aliás, você pode usar o caroço como um elemento decorativo na hora de servir o guacamole.
Ainda, quanto mais maduro o abacate estiver, mais rápido ele tende a escurecer. Outro fator que pode ocorrer durante o armazenamento é a mudança de textura – acúmulo de líquido, principalmente se o tomate utilizado estiver bem maduro ou você não retirar todas as sementes. Por isso, prefira frutas maduras, mas não ao ponto de estarem quase passadas.
Mesmo seguindo todas as dicas de armazenamento, o guacamole não deve ser armazenado por mais de 1 ou 2 dias. Antes de consumir, cheire e observe a textura. Caso esteja com odor forte ou uma consistência duvidosa, não coma.
Adições e substituições para elevar o sabor da receita
É comum que um prato mundialmente conhecido tenha releituras e diferentes formas de preparo. A base tradicional do guacamole é: abacate (avocado no México), tomate, suco de limão-taiti, coentro, azeite e pimenta. Abaixo, listamos outros ingredientes que são muito utilizados nesse molho. Você pode fazer adições ou substituições a gosto:
Cebola-roxa:: adiciona um toque de acidez adocicada ao molho, além de trazer um contraste de textura levemente crocante que equilibra a cremosidade do abacate. A dica é cortar a cebola em meia-lua e colocar em uma tigela com água e gelo por 15 minutos. Depois, é só escorrer a água, terminar de picar a cebola em cubinhos pequenos e dar seguimento à receita. Esse descanso suaviza ainda mais a acidez da cebola. É possível usar outro tipo de cebola, porém a roxa é a menos ácida, oferecendo um melhor equilíbrio de sabor.
Pimenta-dedo-de-moça: guacamole tem que ter uma pimentinha! Optamos por utilizar a pimenta-do-reino, que é um realçador natural de sabor e oferece uma experiência sutil ao paladar. No entanto, é muito comum esse molho ser preparado com pimenta-dedo-de-moça. Retire as sementes, responsáveis pelo ardor forte, e pique a pimenta bem fininha. Adicione 1 ou 1/2 pimenta a seu gosto.
Tahine: embora não seja um ingrediente tradicional da guacamole, quem teve a ideia de adicionar tahine no molho mexicano acertou em cheio. A pasta de gergelim é muito usada na culinária do Oriente Médio. Seu sabor levemente amargo e textura aveludada harmoniza perfeitamente com o abacate, resultando em um guacamole mais refinado. Basta adicionar 1 colher de sopa de tahine ao preparo.
Salsinha: por via de regras, o guacamole é preparado com coentro, que oferece frescor, sabor herbal levemente picante e equilíbrio aromático. O resultado é uma combinação bem harmonizada e autêntica. Entretanto, nem todo mundo gosta de coentro (mesmo depois de experimentar). Se esse é o seu caso, substitua-o por salsinha, que trará um sabor mais suave, também oferecendo um toque de frescor ao molho.
Além dos ingredientes apresentados, você pode experimentar outras combinações. Por exemplo, adicionar alho ralado sem o miolo, pimenta-jalapenho, azeitonas fatiadas, finalizar com bacon fritinho etc. Solte a criatividade e se divirta na cozinha.
Acompanhamentos para guacamole
Uma entrada refrescante para abrir o paladar na hora do almoço, ou um petisco apimentado para acompanhar a cervejinha gelada do happy hour. Guacamole pode servido de diversas maneiras e em diferentes ocasiões, tanto como molho quanto como recheio. Escolhemos alguns acompanhamentos tradicionais para você aproveitar uma experiência cheia de sabor:
Nachos caseiros: uma tortilha de milho bem sequinha, que chega a fazer creck! A massa é muito fácil de fazer, rende bastante e você pode temperar como preferir. É uma ótima opção de petisco para reunir amigos, pois passa uma vibe divertida, de compartilhamento.
Burrito mexicano: um lanche típico da culinária mexicana, o burrito consiste em uma tortilha recheada com diversos ingredientes. Nessa receita, utilizamos frango, creme azedo e pasta de feijão. Na hora de servir, o guacamole é o acompanhamento perfeito, complementando a experiência.
Tacos mexicanos: mais uma opção de petisco, que também combina muito como entradinha. Preparamos a massa com fubá e farinha de trigo. Para o recheio, uma carne moída levemente apimentada, tirinhas de alface frescas e cubinhos de tomate. Uma experiência completa pede guacamole na finalização.
Torrada com alho: para quem busca um acompanhamento mais rápido, a torrada com alho é uma ótima opção – fica pronta e crocante em menos de 20 minutos. Com guacamole, se transforma em uma entradinha sofisticada. Também vai muito bem na hora do lanche.
Por ser cremoso, o guacamole geralmente combina bem com acompanhamentos crocantes. Aliás, fica uma delícia com palitinhos de vegetais crus, como cenoura, pepino e pimentão. Entretanto, também combina com salada de folhas frescas, como alface-crespa e rúcula.
Não para por aí! O guacamole é bem-vindo ao churrasco brasileiro. Vai muito bem com carne bovina, suína e aves. Pode dobrar a receita, pois todo mundo vai comer e pedir mais. Inclusive, aproveite para conhecer outras receitas de comidas mexicanas – há vários molhos que também combinam com os acompanhamentos acima, além de outros pratos típicos.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Perguntas e Respostas (6)
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
filtrar ordenar
Marcia COUTO PACHECO
12/08/2024
Renata Helia
06/07/2024
Karol
17/05/2024
Mônica Solea
14/02/2024
Edson Guilherme
22/04/2023
Alícia
28/11/2022