Com a chegada do frio, nada melhor do que um clássico das noites de inverno: o pinhão! E que tal preparar essa delícia de forma prática? Com a air fryer, você garante um preparo macio por dentro e com aquele sabor característico, sem precisar de panela de pressão.
Ingredientes
Publicidade
- Na bancada, reúna todos os ingredientes;
Receiteria
- Pegue os pinhões e, com uma faca, retire suas pontas com bastante cuidado. Esse é um passo que facilita sua abertura posteriormente;
Receiteria
- Agora sim, preaqueça sua air fryer a 200ºC por cerca de 3 minutinhos. Abra o cesto e despeje a água no fundo. O objetivo é criar uma umidade e não ressecar os pinhões no momento do cozimento;
Receiteria
- Acrescente os pinhões e deixe na mesma temperatura, mas agora por cerca de 25 minutos. Lembrando que não é necessário mexer ou misturar;
Receiteria
- Passado o tempo, transfira para uma tábua de madeira. Aguarde esfriar um pouco e abra com o auxílio de um descascador ou da maneira como achar mais fácil. E está pronto! Macio e bem assadinho para aproveitar esse inverno e suas baixas temperaturas.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Aqui vão alguns cuidados que você deve ter ao preparar pinhão: É importante lavá-los, pois sempre pode ter poeira ou alguma outra impureza. Ainda antes de colocar para cozinhar, atente-se aos buraquinhos que as vezes alguns apresentam. Isso significa que estão estragados e devem ser descartados.
Caso não tenha o apetrecho que utilizamos para abrir, use uma faca de serrinha. Cuidado com os dedos e tenha um pouquinho de paciência, o sabor incrível vale a pena o esforço para abri-los. O passo inicial, em que indicamos o corte na pontinha, facilita também na hora de tiurar sua casca, não deixa de fazer!
O pinhão sozinho já é uma delicia! Mas ele pode ser usado como ingrediente para inovar outras receitas. Uma que faz muito sucesso é a farofa de pinhão, ótima para acompanhar outros preparos e até no churrasco. Separamos aqui nossa seleção de receitas com pinhão para aproveitarem essa época.

Oi, eu sou a Vânia! Cozinheira e vovó com açúcar. Aprendi a cozinhar com as mulheres de minha família e quero deixar esse legado para minha netinha. Amo fazer pães artesanais de fermentação lenta. Tenho um carinho especial pelo molho de galinha caipira, que aprendi a preparar com minha vozinha.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!