16 receitas de acarajé arretadas e com muito axé

Escrito por                          

Acarajé é sinônimo de Bahia, axé, praia, diversão, alegria, candomblé. É uma comida brasileiríssima que tem o melhor do tempero que os baianos podem fazer e para quem gosta de pratos com muito sabor, a escolha por essa tradicional comida baiana é certa.

Apesar de ser apenas um bolinho recheado, o acarajé não é algo do mais simples a se fazer. Você precisa preparar a massa do bolo, o vatapá, o caruru e o vinagrete para que fique completo. O bom é que no final o sabor vale cada minutinho gasto com o trabalho de montar essa delícia.

Veja abaixo algumas receitas deliciosas de acarajé para você aprender a fazer essa delícia baiana e se tornar um brasileiro que conhece cada vez mais da sua identidade cultural.

Receitas de acarajé deliciosas

Foto: Reprodução / Gastrolândia

1. Acarajé com coentro: essa deliciosa receita vai te ensinar de um jeito bem simples a fazer o seu acarajé bem tradicional mesmo, com poucos ingredientes, mas muitos preparos até chegar ao ponto certo. É preciso ficar muito atento ao passo a passo, porque ele que vai te mostrar o caminho correto a se seguir.

2. Acarajé apimentado: quem nunca pediu um acarajé quente, não sabe o que é adrenalina na vida. Isso porque esse adjetivo ‘quente’ significa que o aperitivo deve ser muito bem apimentado, com bastante tempero, para você que adora comidas desse tipo. Essa receita, por exemplo, leva até mesmo a famosa pimenta malagueta na composição.

3. Acarajé completo: essa é uma verdadeira receita desse prato tradicional da Bahia, isso porque ele faz todo o recheio que vai dentro do bolinho: o vatapá, o vinagrete e o caruru. Por isso, você vai aprender a preparar tudo, do início ao fim, e com ingredientes muito gostosos que vão garantir o sabor maravilhoso do prato.

4. Acarajé da Bahia: sabe aquelas barraquinhas que sempre estão cheias de comida baiana no centro das cidades ou até mesmo na beira da praia? Essa receita vai te ensinar a fazer o que é vendido nesses lugares e, vamos combinar, é uma delícia, não é mesmo? A receita é bem simples, vale conferir.

5. Acarajé fácil de preparar: mais uma receita mega fácil de preparar esse bolinho que é sensação em todo o país. Nessa, por exemplo, não tem vatapá, nem caruru, você vai usar só feijão, cebola, azeite de dendê e sal, nada mais do que isso.

6. Acarajé de liquidificador: outra forma bem fácil de você fazer o seu prato típico baiano é usar o liquidificador para bater os ingredientes e deixar a montagem do aperitivo bem mais rápida. Aí é só fazer o bolinho e fritar que tudo vai estar prontinho para ser devorado por você, seus amigos e toda a sua família.

7. Acarajé vegano: se você não come nada de origem animal, essa é a receita perfeita para provar um delicioso acarajé e não ficar por fora da tradição baiana e nordestina. A receita é muito completa, você vai fazer o vatapá, o caruru, o vinagrete e a massa do bolinho. Tudo isso sem nada de carne ou derivados.

Receitas de vatapá

Foto: Reprodução / Pitadinha

8. Vatapá bem temperado: para poder fazer um acarajé completo é preciso também aprender a preparar o vatapá, que é muito importante no recheio desse delicioso aperitivo baiano. Essa receita vai te ensinar a fazer um muito bem temperado, para quem gosta de comida com bastante sabor. Fica super gostoso.

9. Vatapá simples: uma receita bem simples de vatapá que você vai aprender já na primeira lida da receita. Vai usar poucos ingredientes e a montagem do creme é muio tranquila de ser feita. Ideal não só para você rechear o seu bolinho, mas também para comer com outros acompanhamentos.

10. Vatapá com farinha: falar em Bahia e não falar em farinha é praticamente um crime. E nada melhor do que fazer um vatapá que leve esse delicioso produto em sua composição. Além dela, a receita também vai com azeite de dendê, leite de coco, amendoim torrado, castanha de caju e outros vários ingredientes.

11. Vatapá delicioso: uma receita simplesmente sensacional para você que é fã da culinária baiana e nordestina. Para fazer esse delicioso vatapá, você precisa apenas seguir o passo a passo de forma correta, assim fica fácil montar o seu delicioso bolinho para poder devorá-lo junto com a sua família e amigos.

12. Vatapá colorido: é isso mesmo, uma receita que vai deixar o seu creme todo colorido, bonito, nutritivo e bem temperado para aproveitar o melhor da culinária nacional. Nesse prato vai cebola, tomate, pimenta calabresa, coentro, cebolinha, leite, além de deliciosos camarões salgados para deixar o sabor ainda mais gostoso.

13. Vatapá cremosão: nessa receita, você vai aprender a como montar o seu bolinho com um delicioso vatapá super cremoso e bem temperado. É simples, basta fazer tudo direitinho e colocar dentro da massa todos os produtos já prontos. Aí é só devorar essa delícia como se não houvesse amanhã.

Receitas de caruru

Foto: Reprodução / Fleds Pirata da Cozinha

14. Caruru baiano: o caruru é uma receita muito típica na Bahia e que não é servido apenas no acarajé não, ele também pode ir acompanhado de arroz, batata, moqueca, farofa, banana frita e até mesmo do vatapá que você aprendeu a fazer aqui nesta deliciosa lista. E olha que esse prato é simplesmente sensacional.

15. Caruru tradicional: uma receita bem tradicional e simples de ser feita do caruru para você preparar na sua casa e deixar todo mundo com água na boca com as suas habilidades culinárias. Você vai precisar de ingredientes como o quiabo, castanha-de-caju, amendoim torrado, camarão seco, cebola, alho, gengibre, cheiro verde e leite de coco.

16. Caruru: mais uma forma de você fazer o seu caruru com uma receita bem parecida com a tradicional, só que com alguns detalhes importantes no sabor do prato, como a adição do suco de limão que dá uma leve acidez na comida e fica tudo ainda mais gostoso do que já normalmente. Você e sua família vão adorar, pode confiar.

Agora que você aprendeu a fazer todos os processos de um delicioso acarajé, é hora de conhecer outros pratos da culinária típica brasileira. Um doce muito tradicional no Brasil há bastante tempo é a baba de moça, por exemplo. Você sabe fazer essa sobremesa? Não? Então é só clicar neste link que vai aprender rapidinho.

PARA VOCÊ