


Arroz, creme de leite, leite condensado e canela. Eita, combinação boa! O caldo fica grosso, aromático, doce na medida certa. Observe a textura dos grãos, que devem ficar macios, porém sem empapar. Você pode adicionar alguns cravos ou raspas de casca de laranja.
ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Publicidade
Posso cozinhar o arroz diretamente no leite?
Uma sobremesa simples, mas que entrega uma grande narrativa. Desde o preparo, o arroz-doce é envolvente. Seu aroma se espalha pela cozinha, a cremosidade borbulha na panela, o sabor fica delicado e a atmosfera ganha um ar de carinho. Para tudo ficar perfeito, é preciso atenção aos detalhes.
Muitas pessoas pensam que cozinhar o arroz apenas com leite, sem água, deixará a sobremesa mais cremosa, com sabor concentrado. Entretanto, isso é um erro que pode influenciar tanto na textura quanto no sabor.
Primeiro, o arroz deve ser cozido apenas em água até o ponto al dente (mais para macio). Esse processo ajudará a desatar os grãos, que começarão a soltar parte do amido, permitindo que eles absorvam melhor os líquidos subsequentes até chegar a cremosidade desejada.
Caso você cozinhe o arroz apenas no leite, desde o início, os grãos ficarão duros, pois a proteína do laticínio possui acidez, o que trava o cozimento do amido. O resultado será uma textura desagradável ao paladar (o arroz fica bem murchinho, sem dar uma leve inchadinha).
Também é mais difícil ter o controle do cozimento do arroz no leite. Os grãos podem grudar no fundo da panela, empelotarem ou, até mesmo, ficarem levemente queimados. Na dúvida, a melhor opção é seguir as orientações da receita.
Outro ponto importante é não adicionar o creme de leite durante o processo de cozimento, principalmente se você estiver usando um produto de caixinha ou latinha. O creme vai talhar e deixará a sua sobremesa com uma apresentação pouco apetitosa. Acrescente esse ingrediente apenas após desligar o fogo e misture bem para incorporar.
Embora seja uma técnica simples, cozinhar o arroz previamente em água faz toda a diferença no preparo. Se quiser, nessa primeira etapa, você pode adicionar uma rama de canela para já começar a aromatizar a sobremesa. Por outro lado, cuidado: não exagere na quantidade de água (siga a receita), pois não queremos um resultado papa ou muito molenga.
Como deixar o arroz-doce mais saboroso e perfumado?
O que é gostoso pode ficar ainda mais gostoso com um toque de chefe, uma pitadinha de especiaria e muita magia na cozinha. A receita tradicional de arroz-doce possibilita diversas combinações e variações. Você só tem que escolher a sua preferida. Confira as dicas:
Açúcar queimado: em uma panela de fundo grosso, derreta o açúcar (quantidade indicada nos ingredientes) até obter uma calda dourada (cuidado para não queimar). Despeje o leite, que você utilizará no preparo do arroz-doce, e misture bem. Depois, basta seguir a receita usando o leite adoçado e aromatizado. O açúcar queimado deixará a sobremesa com uma cor caramelo, um sabor mais intenso, além de combinar muito com especiarias.
Cravo-da-índia: essa especiaria é muito usada para aromatizar e saborizar arroz-doce. Ela traz uma leve picância que combina perfeitamente com o sabor doce do prato, deixando-o menos enjoativo. Além disso, forma uma ótima dupla com a canela. Cuidado para não exagerar na quantidade. Coloque entre 3 e 6 cravos para ferver com o arroz-doce e retire-os assim que você desligar o fogo.
Casca de laranja: a casca de laranja traz um toque cítrico e refrescante para o arroz-doce. Você pode adicionar tiras de laranja desidratada para cozinhar juntamente com os outros ingredientes – o sabor ficará bem pronunciado. Outra opção é finalizar a sobremesa com raspas de casca de laranja fresca, que trazem um toque mais suave e delicado. Se preferir, use raspas de casca de limão.
Baunilha: sem dúvida, uma das essências mais adoradas da culinária. A baunilha acrescenta um sabor doce e um aroma reconfortante que combinam muito com arroz-doce. Após despejar o leite na panela, adicione ½ colher de chá de essência de baunilha, misture para incorporar e continue o preparo. Se você tiver acesso, também é possível usar a fava de baunilha, que possui um sabor mais intenso e natural. Também é uma ótima opção para combinar com outras especiarias.
Cardamomo: uma especiaria exótica, levemente picante e um pouco mentolada. É uma ótima opção para fugir do tradicional e deixar o arroz-doce com um elemento surpresa. O aroma é refrescante e entrega um ar sofisticado. Use uma pequena quantidade de sementes moídas. Experimente combinar o cardamomo com açafrão e canela.
Coco ralado: uma adição simples que traz textura e cremosidade ao prato. O coco ralado pode ser incorporado durante o preparo ou na finalização. Evite produtos adoçados, pois há vários ingredientes doces, e a sobremesa pode ficar muito enjoativa. A polpa ralada fresca é uma boa opção. Vale substituir parte do leite de vaca por 1 vidrinho de leite de coco (200 ml), que ajudará tanto na cremosidade quanto na intensidade do sabor.
Frutas secas: as frutas secas deixam a sobremesa com um ar mais festivo. É uma ótima opção, por exemplo, para servir na ceia Natalina – você pode adicionar uvas-passas na finalização do prato. Também ajudam a enriquecem a textura, o sabor e a apresentação do arroz-doce. Experimente acrescentar tâmaras ou damascos para um toque de doçura (vale diminuir a quantidade de açúcar). Já cubinhos de abacaxi desidratados trazem um toque de acidez.
Leite Ninho: o leite Ninho possui um sabor doce, levemente amanteigado, perfeito para realçar o sabor de sobremesas com cremes à base de leite. Experimente: em um recipiente, misture 1 e ½ xícara de chá de leite Ninho com 200 ml de leite de coco até obter um creme aveludado, sem pelotinhas. Quando estiver quase finalizando o arroz-doce, despeje essa mistura na panela e mexa bem. O resultado será um creme espesso e concentrado. Atenção: diminua a quantidade de açúcar a gosto para equilibrar a doçura.
1 pitada de sal: embora o arroz-doce seja uma sobremesa doce, uma pequena pitada de sal faz toda a diferença no equilíbrio do prato. Essa pitadinha ajuda a realçar o sabor dos outros ingredientes, principalmente das especiarias. Também suaviza a doçura excessiva, criando uma experiência gustativa mais harmônica. É claro, não exagere na quantidade, caso contrário, o sabor salgado vai se sobressair.
Arroz-arbório: o arroz-doce é tradicionalmente preparado com arroz tipo agulha. Entretanto, você pode usar o tipo arbório (arroz de risoto) para deixar a sobremesa mais cremosa e aveludada, uma vez que esse grão libera bastante amido durante o cozimento. O processo de preparo é o mesmo – comece cozinhando em água até o ponto al dente. Depois, adicione o leite e fique de olho na consistência do arroz, que deve ser macia ao morder. Dica: deixe o leite quente em uma chaleira e vá adicionando aos poucos (como no processo de preparo do risoto).
Brinque com as especiarias. Não gosta de canela? Use cravo. Não gosta de cravo? Uma pitada de noz-moscada também é bem-vinda. Apenas tome cuidado para não exagerar. O ideal é criar um equilíbrio de sabor, valorizando o aroma e a harmonia entre os ingredientes.
Após pronto, espere o arroz-doce esfriar completamente antes de armazenar. Guarde em potes de vidro, ou plástico, e leve à geladeira por até 5 dias. No congelador, conserva por até 3 meses. Na hora de aquecer, você pode acrescentar um pouquinho de leite para devolver a cremosidade ao preparo.
Além de ser um clássico brasileiro, essa sobremesa possui versões em vários países, como o arroz-doce tailandês, espanhol, indiano e italiano. Confira essas e outras opções de preparo na nossa seleção de receitas de arroz-doce.

Oie! Eu sou a Helô, graduanda de Comunicação e Multimeios, redatora e amante do mundo culinário. Antes de começar a trabalhar no Receiteria, já era aventureira da cozinha por incentivo da minha família. Acredito que a comida e a comunicação andam juntas e tem como principais temperos o amor e a troca entre as pessoas.
minhas receitas instagram
Arroz doce
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Perguntas e Respostas (5)
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
filtrar ordenar ROSEMARI usuário
24/04/2025
Márcia
04/04/2025
Lucilene
17/02/2025
Crislei
29/01/2025
André Pinheiro de jesus
20/11/2024

Girlene sperandio
18/11/2024
Anonio p f
09/11/2024
JANILDA Rodrigues dos Santos
03/11/2024

Luiz Carlos
03/11/2024
Edna Santos
25/08/2024
Luiza
25/08/2024

Gisele Ap.R. de Oliveira
24/07/2024
Valdenice
13/07/2024
Lourdes
26/05/2024
Monize
09/03/2024
Irisdalva de Sousa Martins de aquino
02/02/2024
Joao
14/01/2024
Cauê
24/12/2023
Beatriz á Magalhães Souza
04/12/2023
Lúcia Rita
19/11/2023



Publicidade