25 receitas de arroz-doce com gosto de infância

O arroz-doce é popular em todos os lugares onde o grão é conhecido, como dizem antigos textos sobre a vida do Buda. Em todos os países da Ásia – de onde é originário –, da Europa e das Américas, existe uma tradição dessa versão doce.

Publicidade

Esta sobremesa é feita basicamente com arroz cozido (em água, leite ou leite de coco) e açúcar. Também é comum levar temperos como casca de limão, canela e cravo. Mas as combinações não param por aí: você também pode acrescentar chocolate, caramelo e outros ingredientes para enriquecer o sabor.

Com um preparo simples, essa é uma sobremesa que pode ganhar um espacinho no seu livro de receitas. Confira abaixo opções variadas e deliciosas:

Arroz-doce simples

1. Arroz-doce cremoso: para preparar essa receita é necessário cozinhar o arroz com leite. Depois que estiver bem macio, misture leite condensado. Depois disso, basta misturar creme de leite e canela.

2. Arroz-doce com leite condensado: essa é uma receita em que o arroz é cozido com água e casca de meio limão. Depois que o arroz estiver pronto, acrescente leite, pau de canela e cravos. Você também vai precisar de uma mistura de gemas com açúcar e leite condensado.

Publicidade

3. Arroz-doce tradicional: nessa receita, açúcar e leite condensado são usados para adoçar o arroz. Além disso, o preparo leva leite e creme de leite para dar cremosidade à sobremesa.

4. Arroz-doce com flocos de nuvem: que tal deixar seu arroz ainda mais doce e cremoso acrescentando merengue à sua sobremesa? Experimente e se surpreenda!

5. Arroz-doce brûlée: para uma sobremesa bem cremosa, você deve utilizar o arroz arbóreo ou carnaroli – são usados para o preparo de risotos. Para obter a casquinha que dá a característica brûléé, você vai precisar polvilhar açúcar e usar um maçarico.

Publicidade

6. Arroz-doce cremoso com leite de coco: essa receita resulta em um doce bem cremoso e saboroso. Para testar, você vai precisar de arroz, açúcar, água, leite, leite de coco, leite condensado, creme de leite e canela em pó.

Arroz-doce com frutas

7. Arroz-doce com bananas: essa é uma receita em que é preciso utilizar o arroz carnaroli, ele deixa sua sobremesa com um toque cremoso e aveludado. Para dar um toque especial à sobremesa, a dica é usar fatias de bananas douradas – são preparadas com mel, açúcar água e conhaque.

8. Arroz-doce de maracujá: se você gosta de sobremesas com um toque azedinho, essa pode ser uma ótima opção. Basta adicionar suco do maracujá ao arroz e preparar uma calda feita com a polpa da fruta e açúcar.

9. Arroz-doce com goiaba: essa é uma receita bem simples. Depois que o arroz estiver bem cremoso, basta acrescentar doce de goiabada cremoso.

10. Arroz-doce de coco: acrescentar coco ralado ao seu arroz é um processo simples e que pode dar um sabor completamente novo à sua sobremesa. Além dele, o sabor da fruta também se deve ao uso de leite de coco.

11. Arroz-doce cítrico: raspas de limão e laranja são usadas para dar o toque cítrico ao seu arroz. O preparo é bem simples e você consegue uma sobremesa cremosa e refrescante.

12. Arroz-doce com manga: essa é uma receita tailandesa e é muito diferente da nossa. É feito com leite de coco e açúcar e o arroz fica transparente e grudadinho.

13. Arroz-doce de coco e abacaxi: essa é uma receita que tem um contraste entre doce e ácido. O leite de coco dá o sabor da fruta. Já o abacaxi é usado para preparar uma calda que também leva uvas passas.

14. Arroz-doce com baunilha e framboesa: nessa receita a fruta é utilizada para cobrir o arroz depois de pronto. Essa é uma combinação cremosa, doce e ácida.

Publicidade

Arroz-doce criativo

iStock

15. Arroz-doce de chocolate: você vai precisar de apenas cinco ingredientes para preparar essa receita. São eles: arroz para risoto, açúcar, leite, leite de coco e chocolate amargo. O preparo é simples e rende uma sobremesa deliciosa.

16. Arroz-doce de chocolate com leite condensado: essa é uma receita bem prática de ser preparada. Como o leite condensado é um dos ingredientes, a dica é utilizar um chocolate amargo.

17. Arroz-doce de chocolate branco: para esse preparo, você vai usar apenas arroz, água, leite, açúcar e chocolate branco. Como a receita não leva leite condensado, o resultado é uma sobremesa doce na medida certa.

18. Arroz-doce de chocolate branco com canela: essa é uma receita simples em que o chocolate branco é acrescentado no arroz depois de pronto. Com um pequeno toque, sua sobremesa ganha um gosto novo.

19. Arroz-doce cremoso com amendoim: o amendoim é outro ingrediente especial que pode ser usado para dar mais sabor ao preparo. Aqui, ele é torrado e triturado, ajudando a deixar a receita ainda mais cremosa.

20. Arroz-doce com calda de caramelo: essa é uma receita que tem três camadas: arroz, creme inglês e caramelo. Além de ser muito saborosa, é possível surpreender com uma montagem charmosa.

21. Arroz-doce com farofa de coco queimado: já para essa versão, prepare uma farofa de coco queimado que vai trazer crocância ao seu doce. A sobremesa fica supersaborosa e aromática, pois leva ingredientes como canela, cravo, cardamomo, cumaru, pimentas e casca de laranja.

22. Arroz-doce caramelizado: com um preparo bem simples, é possível dar um sabor de caramelo ao seu arroz. Basta caramelizar o açúcar em uma panela, acrescentar manteiga e, depois, misturar com os demais ingredientes.

Arroz-doce especial

23. Arroz-doce vegano: nessa receita o arroz é cozido com leite de amêndoas. Para finalizar a sobremesa, use leite de coco, que proporciona cremosidade.

Publicidade

24. Arroz doce integral cremoso: para que sua sobremesa seja saudável, além do arroz integral, você vai precisar utilizar açúcar demerara, leite de coco, água, canela e leite desnatado.

25. Arroz-doce sem lactose: o leite escolhido para preparar essa receita é o de linhaça, mas você pode usar outro leite vegetal de sua preferência, como o de amêndoas, por exemplo.

Escolher apenas uma receita entre tantas opções não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas, como o ingrediente principal é muito acessível, você pode testar várias delas!