8 receitas de bacalhau à lagareiro para experimentar um prato português

Escrito por    
Em 05.05.20

Receita portuguesa muito tradicional, o bacalhau à lagareiro é basicamente composto pelo peixe salgadinho, batatas e muito azeite. Quem gosta de inovar pode acrescentar outros ingredientes, como pimentão, ovos e azeitonas. Se você está procurando um prato simples, mas muito saboroso para servir no almoço com a família. Então, a dica é conferir as opções a seguir:

Continua após o anúncio

1. Bacalhau à lagareiro simples

Se você nunca preparou bacalhau à lagareiro, então, a dica é começar por esta receita mais básica e simples. Você só vai precisar dos seguintes ingredientes: batatas, sal grosso, azeite, cebola, alho e um pedaço de lombo de bacalhau. Assista ao vídeo e aprenda o passo a passo certinho de como fazer esta delícia!

2. Bacalhau à lagareiro com pimentão

Além de dar uma cor superlinda às receitas salgadas, o pimentão também confere um sabor incrível! Aqui, ele entra em cena e ajuda a compor um prato com bacalhau muito gostoso. Você pode usar a cor da sua preferência: amarelo, verde ou vermelho. Fica a seu critério!

3. Bacalhau à lagareiro com ovos

Quem gosta de ovos vai se apaixonar por esta versão! Muito saborosa, ela também leva azeitonas verdes e batatas. Uma dica bem legal e prática é comprar um pedaço de bacalhau dessalgado. Assim, você economiza tempo na cozinha e garante um prato superleve e saboroso.

4. Bacalhau à lagareiro com azeitona preta

Está à procura de um prato diferente e muito gostoso para servir naquele almoço especial com a família? Então, invista nesta versão de bacalhau à lagareiro. Aqui, o peixe é combinado com batatas, azeitonas pretas, cebola, alho, pimentão vermelho, louro e – claro! – muito azeite.

Continua após o anúncio

5. Bacalhau à lagareiro com aspargos

Mega refinada, esta versão é ótima para comer acompanhada de um vinho tinto bem especial. Além de levar aspargos, ela também tem outro grande diferencial: as batatas são cozidas no leite integral. Isso garante um sabor incrível e muito inovador para a sua refeição!

6. Bacalhau à lagareiro com salsinha

Um verdinho gostoso faz toda a diferença em qualquer prato, não é mesmo? Nesta opção, o escolhido é a salsinha que deve ser usada em abundância. Para deixar o peixinho supercrocante e com uma casquinha bem gostosa, a dica é passar a carne na farinha de trigo antes de levar para fritar.

7. Bacalhau à lagareiro com brócolis

Refeição completa, esta receita é ótima para servir tanto no almoço, quanto na janta. Aqui, o bacalhau é combinado com caldo de carne, caldo de legume, azeitonas pretas, brócolis, azeite, alho frito em flocos e batatas bem grandes. Simplesmente, não tem como dar errado!

8. Bacalhau à lagareiro na churrasqueira elétrica

Para dar aquele saborzinho delicioso de peixe grelhado, você pode assar o seu bacalhau na churrasqueira elétrica, assim como os outros ingredientes da receita. Um truque para temperar bem as batatas é amassá-las levemente e depois regar com o azeite. Fica uma delícia!

Como você pode ver, esta é uma lista perfeita para os amantes desta iguaria! Para continuar se aventurando pela culinária lusitana, confira outras receitas de bacalhau à portuguesa e as variedades incríveis de comidas portuguesas.

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ