20 receitas de bolo de limão com iogurte para adoçar e equilibrar a vida

Escrito por    

Bolo de limão combina com café, com chá, com tarde chuvosa, com café da manhã arrastado no fim de semana, com muita coisa. Quando é feito com iogurte fica ainda melhor, porque a massa fica mais leve e mais macia. Mesmo sendo delicioso simples, puro, o bolo de limão com iogurte, com seu sabor azedinho e massa fofa, também aceita muito bem complementos: frutas, sementes, matchá, coberturas. Ele só não combina com preparos complicados!

Continua após o anúncio

Reunimos aqui algumas receitas de bolo de limão com iogurte para você se inspirar. Escolha a que mais te agrada, chame os amigos e passe o café. Deixe a acidez e a doçura envolver as garfadas e conversas.

Bolos de limão com iogurte simples

1. Bolo de limão com iogurte básico: preparo muito simples, em que os ingredientes são misturados com o uso de um fouet (batedor de arame ou silicone), e o resultado é equilibrado e muito gostoso. E se você quiser um bolo mais molhadinho e com sabor ainda mais acentuado, basta regá-lo, depois de pronto, com suco de limão adoçado.

2. Bolo de iogurte grego com raspas de limão: um bolo bem fofo, aerado; com ingredientes simples (ovos, iogurte grego, óleo, açúcar, raspas de limão, farinha e fermento) e preparo prático. Finalizado com açúcar, fica com aquela cara de tarde de prosa em volta da mesa.

3. Bolo de iogurte e raspas de limão de liquidificador: essa receita leva só raspas, e não suco, de limão, mas é o suficiente para o sabor azedinho dar ao bolo simples um gosto mais completo. A massa é feita no liquidificador e fica bem fofa, macia. O que mais podemos esperar de um bolo?

4. Bolo de limão com iogurte sem glúten: essa receita é a versão italiana do bolo de vó, e como bom bolo de vó tem truque no preparo e segredo entre os ingredientes – tudo simples, mas que garante um bolo macio e cheio de sabor. O truque: os ingredientes são medidos no próprio pote de iogurte, então não tem como errar a proporção! Já o segredo é o uso de claras em neve e amido de milho para construir a textura perfeita. E, por não ter farinha de trigo, não tem glúten!

5. Bolo de limão com iogurte grego e amora: a combinação clássica de limão e iogurte ganha, com a adição de um ingrediente, mais umidade, mais cor e, claro, mais sabor. Além de deliciosa, essa receita pode ser a melhor opção para quem restrições alimentares, já que não tem glúten e, dependendo do iogurte usado, pode não ter lactose.

6. Bolo de limão com iogurte e uvas passas: tema polêmico, que divide famílias, amigos, casais, desperta amor e repulsa: sim, uvas passas. Elas criam um contraste bem gostoso tanto na cor quanto na textura do bolo; já em relação ao sabor, acrescentam um toque diferente para o já conhecido bolo de limão. (Psiu, se você é do time que não curte passas, é só não colocar: a massa do bolo é deliciosa mesmo sem elas!)

Continua após o anúncio

7. Bolo de iogurte com limão e sementes de papoula: o bolo simples de limão com iogurte ganha cor e textura com as sementes de papoula. As pintinhas na massa deixam as fatias alegres e fora do comum. Uma nova cara para o bolo, mas com a mesma praticidade de preparo.

8. Bolo simples de limão siciliano com iogurte: nem só de limão tahiti se faz bolo. Limão siciliano também se mistura muito bem com iogurte para virar um daqueles bolos simples na aparência e no preparo, mas cheios de sabor. E, outro ponto positivo, a massa pode ser batida no liquidificador ou à mão mesmo. Fácil, fácil.

9. Bolo de arroz cru com limão e iogurte: uma das listas de ingredientes mais inusitada que você verá. Mas dá muito certo, pode acreditar! Arroz cru (hidratado em água), iogurte, azeite (ou óleo), ovos, coco ralado, queijo ralado, açúcar, raspas de limão e fermento. O único trabalho é lembrar de deixar o arroz de molho para hidratar. De resto, é só bater tudo no liquidificador, assar a massa e se deliciar com a novidade.

10. Bolo marmorizado de limão com iogurte e matchá: matchá saiu do Japão e conquistou paladares no mundo inteiro. Nessa receita, ele completa o sabor do bolo que fica amanteigado, azedo e doce na medida certa. E o marmorizado em verde e branco fica vistoso e diferente.

Bolos de limão com iogurte com cobertura

11. Bolo de limão siciliano e iogurte com glacê espesso: uma massa muito simples de fazer, que não precisa de batedeira nem de liquidificador. Com uma colher mesmo você mistura tudo. Depois de assado, é só esperar esfriar e cobrir o bolo com uma calda de açúcar e limão siciliano que vai deixar o sabor doce-azedinho ainda mais presente – além de deixar o bolo lindo.

12. Bolo de limão com iogurte e calda de limão: um dos bolos mais macios que você provará na vida. E a cobertura de açúcar com suco de limão vai fazer dele um dos mais molhadinhos também! Tudo isso sem precisar de batedeira nem liquidificador. Impossível encontrar ponto negativo.

13. Bolo de limão fofinho coberto com fondant de limão: bolo fofinho, feito com claras em neve e amido de milho, coberto com um fondant espesso, cremoso e macio. Tudo isso numa receita que equilibra bem o azedo do limão com o dulçor do açúcar e fica pronta rapidinho. Perfeita para servir e conquistar seus convidados.

14. Bolo de limão com iogurte grego e glacê de limão: com poucos ingredientes e nenhum trabalho no preparo, essa receita é rápida de fazer e ótima para aquelas tardes em que somos tomados por uma vontade difícil de resistir de um bolo simples, mas cheio de sabor.

15. Bolo de limão com iogurte e calda cristalizada: sabe aquela calda fininha como uma película? Que “quebra” quando a gente parte a fatia e forma cristais de açúcar em nossa boca? Aquela mesmo, com cara de bolo de padaria, que não resistimos quando vemos no balcão. E é tão fácil de fazer que vai se tornar receita frequente na sua casa.

Continua após o anúncio

16. Bolo de limão com iogurte sem glúten: nessa receita, a farinha de trigo é substituída pela farinha de arroz e pelo amido de milho, que fazem o bolo ficar fofinho, macio e sem glúten. Para deixar o resultado ainda mais gostoso, uma cobertura quebradiça de açúcar e limão. Lindo de ver e de comer.

17. Bolo de limão siciliano do Starbucks: receita para você fazer em casa o bolo daquela cafeteria famosa. A receita é fácil, feita toda à mão, e o resultado é um bolo bem molhadinho e delicioso. Vai fazer você pensar em abrir filiais da sua cozinha pelo mundo.

18. Bolo de limão com iogurte e cobertura de leite condensado: para quem ama bolo, adora limão e é fã de torta de limão, essa receita é para você! O bolo, macio e úmido, é coberto por leite condensado misturado com limão, aquele gosto de recheio de tortinha de limão. Dá para matar vontade de duas sobremesas em uma só!

19. Bolo de limão com iogurte coberto com geleia de amora: para quem gosta de cobrir o bolo com uma calda bem molhadinha, geleia é uma ótima opção. Além de deixar a mordida mais macia, a geleia acrescenta sabor e cor ao bolo. E você pode escolher diferentes formas de servir: pode cobrir o bolo todo, cobrir cada fatia ou mesmo pode servir a geleia à parte para que cada pessoa escolha como prefere. De qualquer forma, o sabor da amora vai deixar o bolo de limão ainda mais especial!

20. Bolo de limão siciliano com iogurte grego e chia e cobertura de cream cheese: esse bolo fica macio, úmido e gostoso como os outros, mas tem um diferencial e tanto: uma cobertura muito, mas muito cremosa de cream cheese!

Para dar outros sabores para suas tardes, experimente essas receitas de bolos simples. Ou, se seu paladar se derrete mesmo pelo azedinho, conheça mais receitas com limão. Tem inspiração para todos os climas, todos os dias.

PARA VOCÊ