10 receitas de brigadeiro sem leite condensado de dar água na boca

Escrito por    

O brigadeiro é um doce brasileiro muito tradicional, feito, normalmente, com chocolate em pó, manteiga e leite condensado. Esse último é o responsável por dar textura e cremosidade ao prato, mas também é um ingrediente bastante calórico e que muitas pessoas tentam evitar.

Continua após o anúncio

Você sabia que é possível reproduzir o sabor e os encantos do brigadeiro substituindo o leite condensado por outros ingredientes? Leite, leite de soja, biomassa de banana, água, castanha e amendoim são exemplos de itens usados em receitas de brigadeiro sem leite condensado.

Mas nem sempre uma receita de brigadeiro sem leite condensado é uma receita menos calórica. Ás vezes, esse prato é destinado à pessoas que possuem intolerância à lactose, por exemplo. Por isso, é necessário encontrar a receita certa para a sua necessidade.

Se você está tentando levar uma vida mais fitness e saudável ou se não pode consumir ingredientes derivados do leite, confira 10 receitas diferentes de brigadeiro que não levam leite condensado.

1. Brigadeiro simples sem leite condensado

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Essa é uma receita bem simples de brigadeiro sem leite condensado. Os ingredientes necessários são leite, achocolatado em pó, açúcar e manteiga e o modo de preparo é o mesmo dos brigadeiros tradicionais. O maior problema das receitas sem leite condensado é que elas demoram mais tempo para ficar prontas, a mistura deve ir ao fogo por aproximadamente meia hora até engrossar.

2. Brigadeiro com leite de soja

Foto: Reprodução / Diario Sem Lactose

Você pode substituir o leite condensado por leite de soja! Nessa receita, o leite escolhido foi o leite de arroz sabor chocolate. Além dele, você vai precisar também de cacau em pó, chocolate meio amargo picado, açúcar e, para dar um gostinho ainda mais especial, creme vegetal. A receita é perfeita para quem tem intolerância à lactose.

3. Brigadeiro com amendoim

Foto: Reprodução / Panelinha Saudável

Continua após o anúncio

Você sabia que é possível preparar em casa um ingrediente chamado leite de amendoim? É ele um dos destaques dessa receita. A maior dificuldade desse passo a passo é esperar esse ingrediente ficar pronto: é preciso deixar o amendoim de melhor de um dia para o outro. A receita é livre de lactose e totalmente vegana.

4. Brigadeiro com castanha de caju

Foto: Reprodução / Lactose Não

Nessa receita, você vai preparar um creme de castanhas de caju que vai servir de base para o brigadeiro. Depois, é só misturar esse creme com chocolate e açúcar e esperar a receita chegar ao ponto correto. Leve à geladeira por aproximadamente duas horas e enrole com confeitos coloridos, se quiser!

5. Brigadeiro fit com banana

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

Se você é uma pessoa fitness e que leva uma vida supersaudável, precisa conhecer essa receita de brigadeiro: ela leva o whey protein! Mas, se você não está acostumado a consumir suplementos, pode substituir esse ingrediente por leite em pó e chegar num resultado bem parecido.

6. Brigadeiro de biomassa de banana com chocolate meio amargo

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

A biomassa de banana é um alimento altamente nutritivo e cheio de benefícios para a saúde, feito de bananas verdes, imediatamente colhidas, e água. Essa mistura possui grandes quantidades de amido resistente, que não é digerido pelo organismo, mas que alimenta as bactéricas benéficas do intestino. A biomassa é cremosa e consistente e, por isso, é usada para substituir o leite condensado nessa receita.

7. Brigadeiro de biomassa de banana com cacau em pó

Foto: Reprodução / Frufruta

Também vamos utilizar a biomassa de bananas verdes nessa receita, mas ao invés de usarmos chocolate meio amargo ralado, como na receita anterior, vamos utilizar cacau em pó. Você vai precisar também de açúcar demerara ou mascavo e óleo de coco, além de castanhas, chia ou coco para enrolar os brigadeiros e decorar.

Continua após o anúncio

8. Brigadeiro com amido de milho

Foto: Reprodução / Manual da Cozinha

Para conseguir a consistência deseja do brigadeiro sem usar leite condensando, nessa receita, você vai usar o amido de milho. É natural que o brigadeiro demore para engrossar, então, vá adicionando aos poucos esse ingrediente até atingir a textura e cremosidade desejadas.

9. Brigadeiro com água quente e leite em pó

Foto: Reprodução / Diário de Família

Essa é uma receita super simples de brigadeiro sem leite condensado. Você vai substituir esse ingrediente por água quente e leite em pó, uma opção muito menos calórica e perfeita para aquele dia em que você quer muito comer um doce, mas não tem leite condensado em casa.

10. Brigadeiro com leite, chocolate e açúcar

Foto: Reprodução / Lú na Cozinha

Você vai precisar de apenas três ingredientes para reproduzir essa receita: leite, achocolatado e açúcar. Esse doce, além do leite de condensado, também não usa manteiga. Se quiser um brigadeiro fit e ainda menos calórico, é só substituir o leite normal por desnatado, o açúcar normal por açúcar mascavo e o achocolatado por cacau em pó.

O brigadeiro sem leite condenado é perfeito para quem ama doce, mas tem intolerância à lactose. Se esse é o seu caso, aprenda também outras 100 receitas de comidas sem lactose para testar em casa e aumentar a diversidade de pratos na sua cozinha.

PARA VOCÊ