10 receitas de calda de chocolate para bolo de cenoura que são incríveis

A calda de chocolate para bolo de cenoura é uma ótima pedida para incrementar esse doce tradicional. Os preparos podem ser feitos com ingredientes variados – como o chocolate meio amargo, o achocolatado e o chocolate em pó. Além disso, há também versões veganas da calda. Confira uma seleção de receitas desse complemento incrível:

Publicidade

1. Calda de chocolate de bolo de cenoura durinha

Essa calda de chocolate é composta a partir da mistura do achocolatado com a manteiga, a água e o açúcar. O cozimento é feito em uma panela e dura mais ou menos 8 minutos depois da fervura. O ponto é quando começar a desgrudar do fundo da panela.

2. Calda de cacau em pó para bolo de cenoura

Aqui temos uma calda vegana feita com cacau em pó, água, açúcar mascavo e óleo de coco. O preparo é feito em uma panela e o ponto da calda é o de fio – quando se levanta a colher e o líquido escorre como um fio. É uma versão diferente e muito gostosa!

Publicidade

3. Cobertura simples de calda de chocolate para bolo de cenoura

Essa receita traz uma calda feita com manteiga, chocolate em pó, açúcar e leite. Todos os ingredientes são combinados em uma panela e o cozimento deve ocorrer até a calda ficar com uma textura levemente grossa.

4. Cobertura trufada de calda de chocolate para bolo de cenoura

Aqui, o creme de leite é aquecido e combinado com o chocolate picado. Se o preparo não derreter, deve-se levar a mistura para o micro-ondas por alguns segundos. O toque especial dessa calda é a essência de rum adicionada na finalização. O preparo deve ficar por meia hora na geladeira antes de ser consumido.

Publicidade

5. Ganache

A ganache é uma cobertura clássica e deliciosa. O preparo dessa versão é feito com glucose de milho, manteiga e chocolate meio amargo. Os dois primeiros ingredientes são aquecidos e combinados com o chocolate e, em seguida, a mistura deve ser processada até ficar com uma textura lisa.

6. Cobertura crocante de calda de chocolate para bolo de cenoura

Os ingredientes utilizados para compor essa calda são achocolatado em pó, manteiga, leite e açúcar. O preparo é feito em uma panela e o ponto certo é quando estiver desgrudando do fundo. A calda deve ser colocada no bolo assim que retirada do fogo.

7. Calda de chocolate para bolo de cenoura com achocolatado

Essa receita traz uma calda fácil de fazer – feita de achocolatado em pó, leite, manteiga e açúcar. O cozimento deve acontecer em uma panela e depois que ferver só é preciso deixar reduzir um pouco. O sabor bem docinho e a textura inconfundível são os pontos altos dessa calda!

8. Calda de chocolate sem leite condensado para bolo de cenoura

Para compor essa calda, deve-se usar açúcar, chocolate em pó, leite e margarina. O tempo de cozimento na panela varia de acordo com a consistência desejada – quanto mais tempo, mais espessa ela fica. Nesse caso, ela fica até reduzir bastante, ficando mais escura e brilhante.

9. Calda de chocolate com leite condensado para bolo de cenoura

Publicidade

Aqui, a calda é feita de forma rápida e gostosa. Os ingredientes utilizados são leite condensado, margarina e chocolate em pó. O cozimento dura entre 5 e 7 minutos e o ponto correto é quando começar a desgrudar do fundo da panela.

10. Calda de brigadeiro para bolo de cenoura

Essa receita traz uma calda de brigadeiro feita no micro-ondas. Para o preparo, deve-se combinar leite condensado com chocolate em pó, manteiga, sal e creme de leite. O tempo de cozimento é de 2 minutos. O resultado é uma calda incrível e bem prática!

A calda de chocolate para bolo de cenoura pode ser feita de diversas formas, igualmente gostosas. Os resultados possuem texturas variadas e você vai poder escolher qual se encaixa mais com seu bolo. Veja também receitas de bolo de cenoura cremoso para testar!