10 receitas de carne de onça para saborear uma típica comida de boteco curitibana

Escrito por                          

Petisco típico dos botecos curitibanos, a carne de onça só leva o animal no nome mesmo. Na verdade, o prato é feito com carne bovina crua, que deve ser extremamente moída e bem temperadinha. Como dois itens essenciais são a cebola e a cebolinha, quem saboreia o prato pode ficar com bafo de onça. Além disso, fatias de pão são servidas como acompanhamento.

1. Carne de onça de boteco

Para fazer essa receita em casa, você precisa ter uma carne bem limpa em mãos. A sugestão é usar o patinho. Além disso, ela deve ser moída quatro vezes. O tempero é feito com sal e pimenta-do-reino. Enquanto a carne descansa, é preciso deixar cebola fatiada marinando com sal, limão e água. Esse passo faz com que o sabor da cebola não fique tão forte. Na hora de montar o prato, você deve cobrir fatias de broa de centeio com a carne, a cebola e cebolinha.

2. Carne de onça de patinho moído

Nessa receita, patinho extralimpo moído duas vezes é misturado com cebola picadinha, mostarda escura, suco de limão, molho inglês, cheiro-verde e sal. A sugestão é servir a carne com maionese e dois pães: um com parmesão e outro australiano.

3. Carne de onça de alcatra moída

Aqui, a sugestão é usar alcatra moída três vezes. A carne é temperada com páprica, sal, alho, cebola, cachaça e azeite. Na hora de servir, a dica é passar mostarda preta em uma fatia de broa preta, cobrir com mostarda preta, adicionar a carne de onça e finalizar com a cebolinha.

4. Carne de onça com mostarda preta e amarela

Para testar essa opção, você pode escolher entre patinho, filé mignon ou posta vermelha. Independente do corte, toda a gordura deve ser retirada e a carne moída duas vezes. Sal, pimenta-do-reino, azeite, alho e conhaque, temperam a carne. Então, é hora da montagem, que fica assim: pão, manteiga, carne, cebola, cebolinha, azeite, mostardas preta e amarela.

5. Carne de onça com molho inglês

Temperada com alho, sal, cebola roxa, azeite, a carne é servida em cima de uma fatia de pão integral. Para a cobertura, mais cebola roxa, cebolinha, salsinha, azeite, molho inglês, limão e pimenta moída na hora. Simples, essa é uma opção cheia de sabor.

6. Carne de onça com páprica e conhaque

Para testar essa receita em casa, é preciso começar temperando a carne. Para isso, você vai precisar de cebola, cebolinha, conhaque, azeite, páprica picante, sal e pimenta-do-reino. Para a montagem, basta cobrir a carne misturada com temperos com mais cebola, cebolinha e azeite. Sirva com pão preto e mostarda escura.

7. Carne de onça com pimenta calabresa

Sal, pimenta, páprica defumada, pimenta-calabresa, alho, cebola, conhaque, azeite de oliva e cebolinha são misturados com a carne. Para finalizar, mais azeite e cebolinha são usados como cobertura. Sirva a carne de onça em cima de uma fatia de pão.

8. Carne de onça com ovo

Diferente das outras receitas da lista, nessa opção os temperos não são misturados com a carne, só é preciso se preocupar com a montagem do prato. Para isso, é só espalhar sobre uma fatia de pão a carne, pincelar um ovo batido e então cobrir com cebola picadinha escaldada, salsinha e cebolinha. Se quiser, adicione sal. Regue com azeite de oliva e mostarda escura.

9. Carne de onça com torradinhas de tapioca

Que tal fugir do comum na hora de montar o seu prato? Aqui, o pão é deixado de lado e dá lugar para torradas de tapioca. São elas que servem como base para a carne misturada com sal, pimenta, limão, cheiro-verde e azeite, cebola. Para finalizar o prato, basta pincelar uma gema de ovo sobre a carne. Sem complicações, você pode se surpreender com o sabor dessa receita.

10. Carne de onça com tempero especial

Cebola, cebolinha, salsinha, alho, azeite e um tempero pronto de sal, alho e pimenta são combinados com a carne. Quando tudo estiver bem misturadinho, basta servir a carne acompanhada por torradas e limão.

E aí, gostou dessas receitas de carne de onça inspiradas no prato alemão chamado hackepeter? Para conhecer um pouco mais sobre pratos alemães que são comuns em Curitiba, você também pode checar algumas receitas de cuca.

PARA VOCÊ