13 receitas de cuca alemã que vão ter que entrar para o seu menu

Escrito por Luiz Filipe Santos

A cuca alemã é um bolo que possui massa doce e é coberto por uma farofa crocante, feita à base de manteiga. O bolo de flocos tem uma textura inconfundível e é muito apreciado em todo o mundo. O preparo desse prato não demanda muito trabalho.

É uma opção que funciona bem para servir como sobremesa e lanche no dia a dia. As variações do prato podem incluir frutas variadas e o resultado é sempre delicioso. Confira uma seleção de receitas de cuca que vão te dar água na boca:

1. Cuca alemã simples

Essa é uma receita fácil e gostosa de cuca alemã. A massa é feita na batedeira e composta por açúcar, água, ovo, manteiga, farinha de trigo, sal e fermento biológico. A farofa do prato leva farinha de trigo, canela, manteiga e açúcar. A cuca é assada por quarenta minutos e ela precisa fazer parte do seu cardápio!

2. Cuca alemã de banana

O diferencial dessa receita de cuca alemã é a banana, que dá um toque especial para o bolo. A fruta é colocada entre a massa e a farofa antes de assar. O preparo da massa leva ovo, manteiga, sal, farinha de trigo, fermento biológico seco e leite. Já a farofa é feita com açúcar, farinha, manteiga e canela. É uma versão que vai te conquistar!

3. Cuca de uva

O extrato de baunilha deixa essa opção de cuca alemã ainda mais gostosa. A massa também leva óleo vegetal, farinha de trigo, açúcar, fermento em pó, sal, ovo e leite. A cobertura é feita com uvas cortadas, açúcar mascavo, farinha e manteiga sem sal. O preparo leva cerca de trinta minutos no forno. O resultado é de deixar qualquer um salivando!

4. Cuca de morango com chocolate

Essa receita rápida de cuca alemã traz uma cobertura irresistível de geleia de morango com chocolate. A massa dessa versão do bolo é feita de ovo, leite, farinha de trigo, açúcar, óleo, sal, fermento biológico seco, raspas de limão, canela e noz-moscada. A farofa é composta por farinha, margarina, açúcar e canela. As especiarias dão um toque aromático ao prato, que possui um gostinho delicioso!

5. Cuca de coco

A massa dessa cuca alemã é feita na batedeira com farinha de trigo, fermento biológico seco, açúcar, leite, ovo, manteiga, iogurte natural, baunilha e sal. O preparo da cobertura acontece no fogo e ela é composta por coco fresco ralado e açúcar. A farofa dessa opção é simples – leva apenas manteiga, açúcar e farinha. O bolo fica gostoso e vai deixar todos os seus convidados pedindo mais!

6. Cuca de abacaxi

O preparo dessa cuca alemã é simples e consiste em fazer a massa e colocá-la em uma forma. Depois, são acrescentados o doce de abacaxi – que deixa um gostinho cítrico no prato – e a farofa. O bolo é assado por alguns minutos e uma sugestão é acrescentar coco ralado, que pode deixar o prato ainda mais apetitoso!

7. Cuca de goiabada

Essa cuca leva uma esponja feita com fermento seco instantâneo, água morna e açúcar. A massa é composta por leite, manteiga, farinha de trigo, açúcar e ovo. A goiabada é colocada no meio do bolo e como cobertura. A farofa leva manteiga, açúcar, farinha e canela. O bolo deve ser levado ao forno por quarenta minutos.

8. Cuca integral de uva

Essa é uma versão integral de cuca alemã, muito nutritiva e saborosa. O preparo da massa é feito com ovo, óleo, iogurte, farelo de aveia, fermento, bicarbonato de sódio, farinha de trigo integral, açúcar e adoçante. As uvas e a farofa de granola são utilizadas como cobertura e o resultado vai fazer sucesso na sua mesa!

9. Cuca de pêssego

A massa dessa cuca alemã é feita misturando fermento, açúcar, farinha de trigo, leite morno, margarina, ovos e sal em uma vasilha. No preparo, a massa é depositada em uma vasilha e coberta com os pêssegos cortados. A farofa é adicionada antes de o bolo ir ao forno e é feita com farinha, açúcar, manteiga e canela.

10. Cuca recheada com creme

O creme utilizado nessa cuca alemã é simplesmente delicioso. O preparo é composto por leite condensado, amido de milho, gema, leite, essência de baunilha e creme de leite. A canela, as raspas de limão e o açúcar de baunilha utilizados na farofa dão um toque especial ao prato. O bolo é levado ao forno por meia hora e deve ser conservado na geladeira.

11. Cuca de banana com doce de leite

A farofa grossa dessa receita de cuca alemã é feita de manteiga, açúcar, farinha, canela e noz-moscada. A nata utilizada na massa dá uma textura marcante ao prato, que também conta com uma cobertura deliciosa de doce de leite e banana picada. É uma versão apetitosa e que precisa fazer parte do seu cardápio!

12. Cuca alemã de ameixa

Essa é uma receita vegana de cuca alemã. O preparo da massa é feito com farinha de trigo, açúcar, água, fermento biológico fresco, óleo e sal. O bolo é coberto com ameixas frescas e açúcar. O preparo deve ser assado de vinte a trinta minutos. É a opção perfeita para servir como sobremesa no almoço do final de semana!

13. Cuca com frutas vermelhas

O recheio dessa cuca alemã é feito de ameixa seca, uvas passas e geleia de morango. A massa é composta por fermento biológico seco, água morna, ovo, açúcar, manteiga, sal e farinha trigo. O coco ralado utilizado na farofa dá um gostinho especial ao prato, que é levado ao forno até dourar.

As receitas de cuca alemã provam o quanto esse bolo é versátil e delicioso. O sabor e a textura do prato são marcantes e irresistíveis. É uma ótima pedida para servir para a família, já que agrada facilmente. E para tornar esse momento ainda mais especial, confira também receitas de galette e torta de coco.

PARA VOCÊ