12 receitas de filé de peixe no forno para uma refeição leve e saborosa

Escrito por                          

O filé de peixe no forno é um prato que pode ser extremamente prático e simples de ser preparado, ideal para os dias que bate aquela preguiça de cozinhar. Mas, ele também pode ser incrementado e cair muito bem como refeição especial. Possibilidades não faltam para você testar esse tipo de prato em casa! Veja só as receitas a seguir:

1. Filé de peixe no forno simples

Além de simples de ser feita, essa receita conta com uma mistura de texturas sensacional: a maciez do peixe com a crocância da farofa. Quer saber como fazer isso? Só é preciso misturar os temperos com farinha de aveia e cobrir os filés com a combinação. Depois, é só levar para assar!

2. Filé de peixe no forno com batata

Levando peixe e batata juntos ao forno, você já obtém um prato bem gostoso. Mas, não é só isso: o pescado é incrementado com leite de coco, tomates e diversos temperos. E com uma salada de acompanhamento, você já tem uma refeição completa!

3. Filé de peixe no forno com cenoura

Nessa receita, a sugestão é levar a tilápia para ser assada sobre uma camada de legumes, são eles: cebola, cenoura, batata e tomate, além de alguns temperos. Como o peixe vai ao forno por cima de tudo isso, o sabor dele fica bem marcante por todo o prato.

4. Filé de peixe no forno com legumes

Saudável, poucos ingredientes e um modo de preparo simples são características que definem essa receita. Para você que busca por uma opção leve, mas que não deixa o sabor de lado, essa pode ser a receita ideal. Aqui, o filé de linguado é combinado com tomate, pimentão, cebola, abobrinha, salsa, coentro, sal, pimenta e limão.

5. Filé de peixe no forno à portuguesa

Quer aprender a preparar um peixe ao estilo português de maneira econômica? Para isso, a sugestão é deixar o bacalhau de lado e usar a merluza em seu lugar. Ovos cozidos, batatas, pimentões coloridos, cebola, alho, azeitona, azeite, sal, pimenta-do-reino e salsinha também compõem o prato. O resultado é um prato suculento, macio e cheio de sabor.

6. File de peixe no forno à parmegiana

Peixe macio envolto por uma casquinha crocante já dá água na boca, certo? Se ele for coberto por molho de tomate e queijo, melhor ainda! Para isso, a carne é empanada, frita e depois vai ao forno com os acompanhamentos. Corra já para a cozinha experimentar essa opção e sinta diversos sabores e texturas na mesma garfada!

7. Filé de peixe crocante

Mais saudável do que a opção anterior, essa é uma boa aposta para quem quer o peixe com uma crosta crocante, mas livre de fritura. Para obter esse resultado, o peixe é empanado com uma mistura de torrada processada, azeite, sal, cheiro-verde, alho e raspas de limão e levado ao forno. Você também pode variar nos temperos para que o prato fique a sua cara.

8. Filé de peixe no papel-alumínio

Com um gostinho marcante, o bacalhau é um peixe apreciado por muita gente. O segredo dessa receita está em um tempero caprichado. Além disso, tomate e batata também fazem parte do prato. Com um preparo simples, você pode se surpreender com o sabor final.

9. Filé de peixe no papel-manteiga

Para reduzir a chance do seu peixe grudar na forma na hora que ele for ao forno, a dica dessa receita é usar o papel-manteiga e envolver os filés. Assim, o peixe também cozinhará uniformemente. Com um passo a passo pra lá de prático, fica difícil resistir à essa opção.

10. Filé de peixe com molho de cebola

Apenas quatro itens são necessários para testar essa receita: filé de peixe branco, creme de cebola, creme de leite e cebolinha. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, o resultado é um peixe saboroso com uma cobertura bem cremosinha.

11. Filé de peixe com molho branco

Mais elaborada, essa receita é perfeita para aqueles dias que você quer uma refeição especial. O prato é composto por filé de peixe com ervilha, palmito, molho branco bem cremoso e queijo. Na primeira mordida, você já sente uma explosão de sabores!

12. Filé de peixe com molho branco e banana

Para fechar a lista, uma receita que conta com um sabor agridoce. A montagem do prato fica assim: molho branco, tilápia empanada e frita, banana frita, mussarela e mais molho. Caso você seja do tipo que gosta de inovar na cozinha, vale a pena experimentar.

Como você viu nas opções acima, dá para inovar bastante no sabor do filé de peixe no forno. Além disso, para deixar sua refeição ainda mais gostosa, que tal conferir algumas receitas de purê de batata com queijo?

PARA VOCÊ