A gelatina colorida une gerações. Pode passar o tempo que for e essa sobremesa continua fazendo a felicidade de adultos e crianças. O creme com leite condensado, creme de leite e gelatina de abacaxi fica docinho sem ser enjoativo. Com certeza, merece uma travessa de vidro no centro da mesa.
Ingredientes
Publicidade
receita em vídeo
Modo de preparo
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
Publicidade
Como desenformar gelatina corretamente?
É muito comum a gente pegar a gelatina para desenformar e perceber que grande parte dela está grudada no fundo da vasilha. Para isso não acontecer, coloque a vasilha sobre uma superfície em temperatura ambiente ou sobre um descanso para panelas.
Se a vasilha estiver sobre uma superfície fria, quando você adicionar a água quente para dissolver a gelatina, ocorrerá um choque térmico – o que faz uma parte da gelatina ficar grudada no fundo. Depois de adicionar a água quente, misture bem, passando o garfo no fundo da vasilha, até dissolver todo o pozinho. Somente após essa etapa, despeje a água gelada.
Para essa receita, não é necessário desenformar a gelatina inteira, pois ela será cortada em cubos. Passe uma faca suavemente ao redor das bordas da gelatina, soltando-a das laterais do recipiente. Depois, faça cortes laterais na gelatina, deixando um espaçamento uniforme entre eles. Também faça cortes horizontais, deixando um espaçamento mais ou menos do mesmo tamanho. Assim, você formará os cubos.
É importante cortar até o fim da gelatina, ou seja, até a faca tocar o fundo da vasilha. Se você estiver usando um recipiente de vidro, isso facilita bastante. Se estiver usando recipiente de plástico ou de alumínio, cuidado para não cortar ou riscar.
Após cortar os cubos, basta virar a vasilha sobre um prato e a gelatina se desprenderá. No caso de resistência, aperte o fundo da vasilha. A última dica é aquecer levemente o fundo do recipiente. Você pode colocá-lo dentro de uma bacia com água quente por cerca de 10 a 15 segundos – esse truque é muito útil, principalmente quando você precisa desenformar a gelatina inteira.
Quantas ml de água utilizar para preparar a gelatina colorida?
Geralmente, as instruções de preparo vem na embalagem da gelatina. A maioria dos produtos comercializados orientam a dissolver a gelatina em 200 ml de água quente e 250 ml de água fria (isso não é uma regra, pode haver alterações dependo da marca e do peso).
Entretanto, para preparar essa receita, que fica parecendo um mosaico, não recomendamos seguir as orientações da embalagem, pois a gelatina precisa ficar um pouquinho mais dura. Se você usar 500 ml de água, os cubinhos vão se dissolver com muita facilidade e, ao invés de um mosaico, você terá um creme com vários pedacinhos despedaçados de gelatina.
Para chegar a consistência ideal, utilizamos 100 ml de água quente e 100 ml de água gelada. Então, ao todo, utilizamos 200 ml de água – quantidade suficiente para deixar os cubinhos de gelatina bem firminhos. Inclusive, por ser preparada com menos água, a gelatina endurece mais rapidamente na geladeira.
Posso mudar o sabor do creme?
Nossa gelatina colorida ganhou um creme de abacaxi, preparado com leite condensado, creme de leite e gelatina de abacaxi. A gelatina foi dissolvida em 50 ml de água quente e 50 ml de água fria, apenas para hidratá-la.
O mais importante é seguir a medida exata de água para a gelatina ficar com a textura firme. Por outro lado, você pode variar no sabor. O sabor abacaxi é o mais usado nesse preparo, pois ele não interfere muito na cor do creme. Outra boa opção é o sabor maracujá, o creme ficará um pouquinho mais amarelo.
Nada impede que você prepare o creme com outros sabores de gelatina, como uva, morango, limão, tutti-frutti etc. Entretanto, saiba que o creme ficará colorido – o que foge um pouco do preparo tradicional.
Também é possível preparar um creme com sabor mais neutro. Para isso, basta usar uma gelatina sem sabor (verifique as instruções de uso, pois essa gelatina tende a ser mais durinha que a saborizada). Experimente adicionar 2 colheres de sopa de leite em pó para bater no liquidificados com os outros ingredientes do creme.
Dicas para preparar a melhor gelatina colorida
Uma sobremesa divertida que agrada adultos e crianças. Faz sucesso no almoço de domingo, dias quentes, aniversários, festas, além de ser uma opção tradicional para a ceia de Natal. O preparo da gelatina colorida é muito fácil, porém fique de olhos nas dicas para fazer tudo certinho e garantir uma apresentação de dar água na boca:
Escolha os sabores: o ideal é escolher, pelo menos, 4 sabores de gelatina. Evite escolher sabores com cores muito parecidas, por exemplo: framboesa e cereja, ou abacaxi e maracujá, pois a sobremesa ficará com uma cor monótona. Aposte em uma combinação de cores e sabores sortidos: morango (vermelha), limão (verde), maracujá (amarela) e uva (roxa).
Prepare com antecedência: a gelatina colorida é inimiga da pressa. Ela precisa ser preparada com, pelo menos, 4 horas de antecedência para firmar corretamente. Se possível, faça todas as gelatinas a noite e deixe posar na geladeira, desenforme e corte os cubos na manhã seguinte. Acrescente o creme e deixe na geladeira até a hora de servir, no mínimo 2 horas.
Corte cubos médios: um dos principais erros no preparo da gelatina colorida é cortar os cubos muito pequenos, com a intenção de preparar uma sobremesa mais delicada. Entretanto, isso atrapalha tanto a degustação quanto a apresentação. Os cubinhos perdem a definição, ficam com aparência de desfeito e cores misturadas, derretem mais rápido e perdem a textura. Cortar em cubos médios garante uma apresentação e textura agradáveis.
Combine com chocolate: após a gelatina colorida (já com o creme branco) ganhar consistência, experimente adicionar uma camada de mousse de chocolate por cima. A mousse é muito fácil de preparar e fica bem levinha. Deixe na geladeira até endurecer. Essa combinação de duas sobremesas clássicas cria um efeito surpresa – por fora uma camada de mousse que, ao ser partida, revela a gelatina colorida.
Decoração temática: para o Natal, você pode preparar a sobremesa com sabores e cores temáticas, por exemplo, morango (vermelha) e limão (verde). Também vale decorar com morangos ou cerejas em calda e folhas de hortelã. Com certeza, os convidados vão amar!
Tudo pronto para os preparativos da gelatina colorida? É hora de ir para a cozinha e se divertir. Geralmente, a sobremesa tradicional é preparada em uma travessa. Entretanto, você pode fazer a montagem em uma forma com formato diferenciado, como estrela, espiral e flor (as formas de silicone são ótimas para isso).
Além dessa sobremesa clássica, temos muitas outras receitas de Natal, que te ajudarão a preparar uma ceia cheia de sabor e magia sem passar estresse na cozinha. Há opções de entradas, pratos principais, acompanhamentos, saladas, outras sobremesas e muito mais.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Perguntas e Respostas (14)
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
filtrar ordenar
Luciane
26/04/2025
Vanessa Lacerda
12/01/2025
Sandra Mara
04/01/2025
Vania
24/12/2024
Cristina Rodrigues
10/12/2024
Ronaldo Luiz Gonçalves
21/10/2024

Claudinei
11/08/2024
Maria aparecida dias
07/08/2024
Magda
31/07/2024
Marilsa Divina Gomes
17/04/2024
GISLAINE
10/01/2024
Santelmo pilarski
17/10/2023
Amtonia
11/01/2023
Carlos Tigre
02/01/2023
Publicidade