21 receitas de merluza para deixar sua rotina ainda melhor

Por
Atualizado em 20.05.20

A merluza é uma variedade de peixe branco com um sabor bem suave e um preço mais em conta quando comparado com outras categorias.

Publicidade

Ela é um dos peixes mais populares e mais acessíveis no mercado e pode ser preparado de diversas formas – frito, assado, grelhado, ao molho.

Apesar de ter um gostinho leve, é possível utilizar a criatividade e sair do simples na hora de utilizá-lo. Portanto, confira 21 receitas especiais de merluza para testar agora mesmo na sua cozinha!

Merluza frita ou empanada

1. Filé de merluza com cury e limão: o cury e o limão, quando combinados, resultam em um tempero de sabor extraordinário. Essa receita é fácil de fazer, fica pronta em 20 minutinhos e serve duas pessoas!
2. Iscas de merluza empanadas: está procurando uma ideia de receita para servir em um encontrinho com amigos? Essas iscas de merluza empanadas são perfeitas! O peixe frito pode ser consumido acompanhado de uma bebida geladinha, como vinho ou cerveja.
3. Merluza crispy empanada com torrada: apesar de empanado, o peixe, aqui, é feito assado no forno e não frito. Para empanar, você pode utilizar pão integral, deixando o prato com uma textura crocante e deliciosa.
4. Merluza à parmegiana: quem resiste a uma boa parmegiana? A presença do molho com a leveza do peixe se tornam o equilíbrio ideal para uma refeição de sucesso. No final, não se esqueça de usar queijo mussarela para gratinar.
5. Merluza à milanesa: a merluza, aqui, é preparada à milanesa, ou seja, é empanada com ovos e farinha de rosca. A receita é simples e o resultado é um peixinho sequinho, suculento e, com certeza, delicioso.
6. Medalhão de merluza grelhado: o medalhão é um corte suculento e saboroso da merluza e, aqui, ele deve ser grelhado e selado na frigideira. Sirva com um pouquinho de alcaparras ao lado de um risoto de queijos igualmente incrível!
7. Filé de merluza na airfryer: crocante por fora e molhadinho por dentro, esse filé de merluza é preparado na airfryer e, assim, você vai evitar tanto a sujeira quanto o cheiro de gordura pela casa. Tempere a carne, empane com farinhas e ovos e leve à panela.

Merluza ao forno

8. Filé de merluza gratinado: nessa receita, você vai aprender a preparar o filé de merluza gratinado com molho branco no forno. O melhor de tudo é que você não precisa fritar o peixe antes de iniciar o preparo. Confira!
9. Filé de merluza ao forno com legumes: essa é uma receita que podemos chamar de falsa bacalhoada, já que o preparo é bem parecido com o deste prato, porém o peixe utilizado aqui é, claro, a merluza.
10. Filé de merluza ao forno com leite de coco: além do peixe, o destaque deste prato fica por conta das batatas, dos tomates, da cebola e do leite de coco. Além disso, vários temperos entram em cena para dar mais sabor à merluza.
11. Merluza à portuguesa: normalmente, essa receita é preparada com bacalhau, mas com merluza fica tão saborosa quanto! Você vai precisar de batatas, pimentões, cebolas, alho, limão, sal, pimenta-do-reino, azeite, ovos, azeitonas, salsinha e peixe.
12. Filé de merluza assado: não existe receita mais simples (e ao mesmo tempo gostosa) de peixe assado que essa. Tenha em mãos apenas limão, azeite, pimenta-do-reino, sal, orégano e filés de merluza. Você ainda pode decorar com cebola e tomate.
13. Filé de merluza com crosta de abobrinha: preparando esta receita, você garante um toque de sofisticação à sua refeição. As abobrinhas, as folhas de manjericão e o molho transformam esse prato em uma explosão de sabores.

Publicidade

Merluza ao molho

14. Filé de merluza com alcaparras e ervas frescas: aprenda a cozinhar a merluza de um jeito fácil, rápido e que não vai deixar o peixe despedaçar. O resultado é leve, macio e saboroso, então, não deixe de testar em casa. O tempero da receita ganha destaque!
15. Filé de merluza com leite de coco: merluza, cebola, tomates, pimentão, cheiro-verde, alecrim, colorau, sal, óleo e leite de coco – esses são os ingredientes desta receita. A dica é servi-la com um arroz branquinho e feito na hora.
16. Filé de merluza ao molho de salsa: o molho desta receita é feito com salsinha, alho, sal, limão e azeite de oliva e é você quem escolhe se quer assar ou fritar o peixe antes de adicionar este molho. Fica muito bom!
17. Moqueca de filé de merluza: este cozido de peixe vai ficar sensacional! Você vai precisar apenas de cebola, tomate, coentro, azeite de dendê, limão, alho, colorau e sal, além, claro, do próprio peixe.
18. Filé de merluza ao molho de tomate: para fazer o molho de tomates, você deve batê-los (com semente e casca) no liquidificador, misturar com azeite e cebola e colocar um pouquinho de açúcar para tirar a acidez. Pimentas, pimentão, leite de coco, coentro e cheiro-verde completam o caldo.

Bolinhos de merluza

19. Bolinhos assados de merluza com coentro: pra quem ama bacalhau, essa receita de bolinho de merluza é mais leve, mais barata e muito gostosa também. Sirva com um molinho de tomate apimentado para dar ainda mais sabor, que já é bem marcante graças aos temperos usados na receita.
20. Bolinhos fritos de merluza: ao invés de assar esses bolinhos de merluza, como na receita anterior, aqui, você vai fritá-los, garantindo, assim, uma porção bem saborosa e macia. Teste em casa!
21. Bolinhos assados de merluza simples: essa receita de bolinhos assados de merluza é extremamente fácil de reproduzir! Você vai precisar apenas do peixe, de batatas, de caldo de legumes e de alguns temperinhos para dar sabor.

Se você é um bom apreciador de peixes, precisa conhecer também receitas com tilápia, com bacalhau e com truta. Não perca mais tempo e experimente essas delícias!

Publicidade