18 receitas de nhoque de banana-da-terra para dar diferentes usos à fruta

Escrito por    
Em 29.07.20

O nhoque de banana-da-terra é um prato leve e muito saboroso. Além das combinações tradicionais, como a carne-seca, o preparo pode ser complementado com cogumelos e até camarão. Há também versões veganas e com vegetais variados. Confira uma série de receitas:

Continua após o anúncio

1. Nhoque de banana-da-terra simples

A base desse prato é um creme de banana-da-terra. Para preparar a fruta, você precisa batê-la no liquidificador com água e levar para a panela para reduzir. O nhoque é feito em uma superfície lisa com farinha e queijo ralado. A farinha de trigo é incorporada aos poucos até dar o ponto.

2. Nhoque de banana-da-terra com farinha de aveia

Nessa receita, a banana-da-terra deve ser assada e amassada. A farinha de aveia é utilizada para dar a consistência clássica do nhoque. A sugestão é saltear com óleo e acompanhar com queijo coalho e melado de cana, resultando em um prato de sabor agridoce.

3. Nhoque de banana-da-terra com farinha de arroz

Essa receita traz a banana assada até a casca ficar preta. Depois de amassar, a fruta deve ser combinada com sal e farinha de arroz. A dica é saltear no azeite, que harmoniza bem com o preparo. É uma versão sem glúten e vegana. Veja o modo de preparo.

4. Nhoque de banana-da-terra com amido de milho

Aqui, o amido de milho é o ingrediente que dá o ponto do nhoque, e a banana é assada e amassada para compor um purê. O preparo é combinado em uma panela com o amido dissolvido em água e queijo meia-cura ralado. Depois de engrossar, deve-se temperar com sal e pimenta-do-reino.

5. Nhoque de banana-da-terra de micro-ondas

Continua após o anúncio

A banana dessa receita é cozida em água no micro-ondas. Então, a fruta é amassada com manteiga e queijo ralado. A farinha de trigo deve ser adicionada até dar o ponto. Depois de moldar os quadradinhos, é só levar novamente ao micro-ondas e servir com queijo e temperos a gosto.

6. Nhoque de banana-da-terra recheado com queijo

A massa desse nhoque é composta por banana-da-terra assada e amassada, além de farinha de trigo. A dica é realizar o preparo depois que a fruta esfriar. Na hora de moldar, deve-se rechear os quadradinhos com pedaços de queijo coalho. Pode-se utilizar também queijo parmesão ou provolone.

7. Nhoque de banana-da-terra com molho de limão

Nessa receita, a banana é furada antes de ir para o forno. A fruta é, então, processada com um mixer e combinada com farinha. Os cubinhos são cozidos em água e salteados na manteiga. Para servir, deve-se preparar um molho à base de manteiga e suco de limão.

8. Nhoque de banana-da-terra com molho de tomate e calabresa

Aqui, a banana é cozida em água para compor o nhoque. A fruta deve ser amassada e, quando a textura estiver homogênea, é hora de fazer os cubinhos. O molho que acompanha o prato é feito com molho de tomate e linguiça calabresa. Deve-se adicionar açúcar para quebrar a acidez.

9. Nhoque de banana-da-terra com cogumelo

Essa receita apresenta o modo de preparo de um nhoque composto por banana-da-terra, farinha de trigo e queijo parmesão ralado. O tempero é feito com sal e pimenta-do-reino. O prato é servido com shimeji fresco refogado na manteiga, alecrim e cebolinha.

Continua após o anúncio

10. Nhoque de banana-da-terra com molho cremoso

O nhoque dessa receita é feito só com banana cozida e queijo parmesão ralado. Para temperar, deve-se utilizar apenas sal. O molho é feito com margarina, cebola e creme de leite. O gostinho especial do preparo se dá pelo uso da noz-moscada e da pimenta-do-reino.

11. Nhoque de banana-da-terra com molho de linguiça

Um diferencial dessa receita é o uso da gema para compor o nhoque. O preparo também leva manteiga, parmesão ralado e farinha de trigo. A base do molho é o tomate pelado, e a carne escolhida é a calabresa ralada. Para o tempero especial, utiliza-se mel e pimenta calabresa.

12. Nhoque de banana-da-terra com molho de limão e camarão

Essa receita traz um nhoque feito com banana-da-terra e manteiga clarificada. O camarão é temperado e refogado com azeite e manteiga. Já o molho é feito com manteiga, suco e raspas de limão-siciliano. Os pedaços de castanha-de-caju dão um toque crocante ao prato.

13. Nhoque de banana-da-terra com carne-seca

A combinação deliciosa da banana-da-terra com a carne-seca está presente nessa receita. Para ficar com um gostinho bem característico do Nordeste, o preparo também leva manteiga de garrafa e coentro. O tucupi ainda é utilizado para agregar sabor ao prato.

14. Nhoque de banana-da-terra com linguiça de javali

A carne de javali, que compõe a linguiça dessa receita, é exótica e possui um sabor intenso. O nhoque é feito a partir da mistura do purê de banana-da-terra com batata cozida e farinha de trigo. O molho também leva tomate-cereja, azeitona, manteiga e manjericão.

15. Nhoque de banana-da-terra com molho de salame

Essa receita traz um molho fácil de fazer para acompanhar o nhoque. O preparo da massa leva apenas banana-da-terra e farinha de trigo. Para cozinhar, é só saltear na manteiga. O molho é feito em uma frigideira e leva salame picado, manteiga e sálvia.

16. Nhoque de banana-da-terra com ragu de cogumelo

O nhoque dessa receita não contém glúten, pois é feito com farinha de arroz. O ragu que acompanha a massa é preparado com 3 cogumelos: o shitake, o shimeji e o paris. O vinho tinto é utilizado para aromatizar e encorpar o molho. Já o toque verde fica por conta da salsinha.

17. Nhoque de banana-da-terra com ragu de linguiça e couve

Aqui, o ragu que é servido com o nhoque possui um preparo prático. Os tomates e a linguiça devem ser ralados e refogados em uma frigideira. O toque crocante do prato se dá pela finalização feita com couve frita no azeite. Confira o passo a passo.

18. Nhoque de banana-da-terra com ragu de rabada

Essa receita traz um ragu supertemperado para acompanhar o nhoque. A carne utilizada para compor o molho é o rabo bovino. Coentro, cominho e pimenta-de-cheiro são exemplos de ingredientes do tempero. A corzinha amarelada se dá pelo uso do açafrão-da-terra.

O nhoque de banana-da-terra é nutritivo e que tem um gostinho bem característico. O preparo pode ser consumido apenas salteado ou acompanhado com molhos diversos. Com certeza, há uma versão esperando por você. Dê uma olhada também em receitas de nhoque de mandioquinha e de batata-doce!

PARA VOCÊ