45 receitas de nhoque deliciosas para os amantes de massas

Escrito por    

O nhoque, que tem como nome original gnocchi, é uma massa italiana. O prato surgiu no século 17 em um momento em que a criatividade precisava entrar na cozinha de quem tinha menos dinheiro, por causa de um racionamento de comida. Porém depois de um tempo, até os mais abastados não se renderam a essa delícia.

Continua após o anúncio

Atualmente cada região da Itália tem a sua receita e o prato faz sucesso em diversos cantos do mundo. Alguns dos ingredientes que são usados para o preparo da massa são a batata, mandioca, inhame e até biomassa de banana verde. Para incrementar o sabor, muitos molhos e recheios também podem ser usados.

Como a variedade de sabores é muito grande, é possível agradar os mais variados gostos e paladares com um nhoque caseiro feito com amor. Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores receitas de nhoque para você conferir.

Receitas de nhoque

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Nhoque de batata doce: para quem não quer deixar uma boa massa de lado, mas também pensa na qualidade da alimentação, essa receita que usa a batata doce como ingrediente principal pode ser uma boa pedida.

2. Nhoque de batata: a batata inglesa é muito comum na mesa de muitas pessoas, por isso, é interessante aprender a preparar diversos pratos que são feitos usando esse ingrediente como base, não é mesmo? Por isso, você pode servir essa receita na sua próxima refeição que as chances de sucesso são muito grandes.

3. Nhoque de batata integral: essa receita além de ser feita com farinha de trigo integral, é uma ótima opção para os veganos, pois não leva ovos. O tempero fica por conta de sal e noz moscada.

4. Nhoque de batata asterix: a batata asterix tem uma quantidade de água menor do que a inglesa, por isso, a quantidade de farinha de trigo usada pode ser menor. O resultado é um nhoque bem levinho, não desmancha e também não gruda no céu da boca.

5. Nhoque de batata sem glúten: no lugar de farinha de trigo essa receita pede o uso de amido de milho ou fécula de batata. Esse é um prato que cai muito bem em uma refeição mais leve e até mesmo como pós-treino.

6. Nhoque de biomassa: se você quer uma receita que nhoque com um sabor incrível e com um alto valor nutricional, essa pode ser a opção ideal. Além disso, os ingredientes usados são encontrados facilmente e não são caros.

Continua após o anúncio

7. Nhoque de fruta-pão: a fruta-pão é muito parecida com a jaca, mas esses são alimentos distintos. Se você não tem medo de inovar na cozinha e busca uma massa com uma textura bem leve e um sabor completamente novo, não deixe de experimentar essa receita.

8. Nhoque de inhame: quem busca uma alimentação funcional também pode saborear pratos muitos saborosos, não é mesmo? Essa receita está aqui para provar que isso é possível, e melhor ainda, sem passar horas e mais horas na cozinha.

9. Nhoque de ricota, escarola e parmesão: se você acha a ricota um ingrediente sem graça, saiba que com ela é possível preparar pratos muito gostosos, e esse daqui é um deles. O resultado é uma massa super cremosa e cheia de sabor.

10. Nhoque sem glúten: essa é uma receita que combina batatas inglesas com amido de milho e ovos. Para um temperinho especial você vai precisar de noz moscada, alho, sal e pimenta do reino.

11. Nhoque de mandioca: usando a mandioca, aipim ou macaxeira também é possível preparar uma massa super deliciosa. O resultado é um prato mais encorpado, mas cheio de sabor.

12. Nhoque de grão de bico: e que tal utilizar um grão para preparar a sua próxima refeição? O grão de bico é um ingrediente que além de ser rico em nutrientes, também rende um prato delicioso. Porém, é preciso deixar esse alimento de molho por 12 horas antes de fazer a massa.

13. Nhoque de pinhão: o pinhão é um ingrediente típico do inverno e por seu consumo se limitar a determinada época do ano, é importante conhecer diversas receitas para variar o seu consumo, não é mesmo? Além disso, essa é uma receita vegana.

14. Nhoque de banana: a banana-da-terra foi a escolhida para preparar esse prato. Além de ser um ingrediente que resulta em um prato inovador, todos que provarem podem se deliciar com o sabor da fruta.

15. Nhoque de mandioquinha com batata: e que tal misturar mandioca salsa com batata inglesa para preparar sua próxima refeição? Essa é uma receita de um prato rústico, já que os legumes são usados com casca e tudo!

Continua após o anúncio

Nhoque com queijo

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

16. Nhoque de ricota com espinafre: nessa receita a ricota e o espinafre são usados para preparar a massa do seu prato, já o molho fica por conta de tomates. A combinação de ingredientes fica super saborosa, por isso, se você gosta de testar pratos novos, não deixe essa receita de fora do seu caderninho.

17. Nhoque ao molho de queijo: nessa receita a massa é feita com mandioquinha, também conhecida como batata baroa ou mandioca salsa. O molho além de ser feito com queijo gruyère também leva bacon para completar o sabor.

18. Nhoque de ricota: essa é uma receita deliciosa de nhoque com massa de ricota. O alimento depois de cozido é salteado na manteiga e ainda ganha um delicioso molho de cebolas.

19. Nhoque recheado com queijo prato: já que essa receita essa receita tem um recheio bem gordinho, a massa tem um toque mais leve, pois é feita com batata doce. O trabalho é um pouco grande, mas se você já tem alguma experiência com massas caseiras, vale a pena testar essa daqui em casa.

20. Nhoque com molho branco: uma simples combinação de nhoque, molho branco e queijo mussarela pode fazer com que sua refeição seja cheia de sabor. Que tal preparar uma carne e uma salada de acompanhamento?

21. Nhoque com creme de queijo: além de uma massa feita com mandioquinha e um creme de queijo, essa receita também leva cogumelos para incrementar o sabor. A combinação de ingredientes fica incrível e cai muito bem em diversas ocasiões.

22. Nhoque de beterraba ao molho de queijo: a beterraba é um ingrediente que acrescenta um toque de sabor e cor ao prato. A massa vermelha pode chamar a atenção até de crianças que não são muito fãs de legumes. Além disso, o molho de queijo fecha a refeição com chave de ouro.

23. Nhoque recheado com queijos: que tal preparar um nhoque de batata asterix com recheio de cream cheese e parmesão? Ficou com água na boca só de imaginar, não é mesmo? O processo é saboroso, mas esse é um prato de comer babando.

24. Nhoque recheado com mussarela de búfala: essa é uma receita em que a massa também é feita com a batata asterix. O recheio de mussarela de búfala dá um toque de cremosidade ao prato que tem um sabor suave.

25. Nhoque com creme de ricota: um molho super simples de ricota acompanhado de bacon pode ser uma ótima opção para dar mais sabor ao seu prato, não é mesmo? A massa é feita com mandioquinha salsa, que combina super bem com bacon.

26. Nhoque recheado com catupiry: é preciso de um pouco de paciência extra para preparar essa receita. Mas o resultado com certeza é super compensador, já que o catupiry além de agregar sabor, também deixa o prato com um gostinho especial.

27. Nhoque com brócolis e queijo: que tal acrescentar um molho super suculento ao seu nhoque? O dessa receita combina queijo camembert, creme de leite, brócolis e temperos.

28. Nhoque de ricota com pesto: e que tal surpreender as pessoas que você gosta com um prato em que a massa é feita com ricota e ainda tem molho pesto? É uma ótima dica para quando tem um vegetariano na mesa.

Nhoque com carne

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

29. Nhoque com molho de carne: essa é uma receita em que a massa combina batata e abóbora, criando um sabor muito diferente ao prato. O molho de carne é feito com diversos temperos e dá o toque final ao gosto da refeição.

30. Nhoque com ragu de javali: o javali pode ser um ingrediente bem inusitado para o preparo de um ragu, não é mesmo? Mas se você tem acesso ao ingrediente e gosta de inovar, experimente esse prato.

31. Nhoque integral com salmão: essa é uma receita que além de ser integral, também é livre de glúten, ovos e lactose. Para a massa você vai precisar de batata doce amarela e roxa, o que vai fazer com que seu prato fique super colorido.

32. Nhoque ao mascarpone com presunto parma: queijo mascarpone e presunto parma é uma combinação mais sofisticada do que a tradicional mussarela e presunto. O resultado é um prato cheio de sabor.

33. Nhoque com molho de frango: essa é uma receita com sabor bem tradicional, com cheirinho de casa de vó. O trabalho para preparar essa refeição é um pouquinho grande. Por esses motivos, é uma ótima opção para um almoço de domingo.

34. Nhoque com ragu de costela: se você tem bastante tempo para ficar na cozinha e preza por uma refeição muito suculenta, esse nhoque pode cair como uma luva para sua próxima refeição.

35. Nhoque com carne seca: que tal combinar o sabor adocicado de uma massa feita com abóbora com o toque salgado da carne seca? A combinação de ingredientes resulta em um prato cheio de sabor.

36. Nhoque de forno com frango: essa é uma receita que fica parecida com uma lasanha, pois você vai precisar intercalar camadas de nhoque com o molho de frango. Para incrementar o sabor, basta usar uma camada generosa de queijo para cobrir o prato.

37. Nhoque com ragu de fraldinha: esse é um prato bem trabalhoso, por isso, é importante ter bastante tempo disponível. É ideal para os almoços de fim de semana, em que a correria é menor.

Nhoque variado

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

38. Nhoque com cogumelos: um nhoque de mandiquinha acompanhado de champignon pode ser uma ótima pedida para uma refeição simples e saborosa. Você vai precisar grelhar a massa com os cogumelos na manteiga para finalizar o gostinho.

39. Nhoque de beterraba ao pesto de brócolis: essa é uma receita cheia de cores e sabores. A massa roxa de beterraba fica com uma aparência incrível e ainda é repleta de nutrientes. Além disso, o molho pesto de brócolis não dá muito trabalho para ser feito.

40. Nhoque de abóbora na manteiga: uma massa laranjada pode ser uma ótima pedida para uma refeição mais descontraída. A finalização com manteiga em vez de molho também ajuda o prato a ter uma consistência mais leve.

41. Nhoque de espinafre com molho branco: a combinação de ingredientes dessa receita combina super bem. O preparo é um pouco demorado e trabalhoso, mas depois de provar o prato, você verá que todo o esforço valeu a pena.

42. Nhoque vegano com molho de berinjela: a massa dessa receita combina duas batatas: a doce e a asterix. O molho de berinjela é bem temperadinho e combina muito bem com o nhoque. Essa é uma ótima opção para os veganos se deliciarem.

43. Nhoque com manteiga e sálvia: se você não quer um nhoque cheio de molho, essa pode ser a opção ideal. A massa é feita com batata doce e depois de cozida, você só vai precisar grelhar na manteiga e completar com sálvia.

44. Nhoque de 2 batatas com ragu de cogumelos: e que tal combinar a batata monalisa e a astetix para preparar a sua massa. O ragu de cogumelos é uma ótima opção para incrementar seu prato e não dá muito trabalho para ser feito.

45. Nhoque ao molho funghi: além de funghi o molho que acompanha essa massa também leva natas. O resultado é muito saboroso, ainda mais se você for fã desse cogumelo de sabor marcante.

O nhoque é um prato que até pode dar um trabalho para ser feito, mas o resultado pode ser surpreendente e muito saboroso. Uma dica interessante é fazer uma quantia de massa extra e congelar para só cozinhar e preparar um molho na próxima refeição.

PARA VOCÊ