18 receitas de panqueca simples para refeições práticas e saborosas

Escrito por                          

A panqueca simples pode ser feita de forma salgada ou doce. Geralmente a massa é preparada no liquidificador, no mixer ou batendo os ingredientes em um recipiente. As versões salgadas tem recheios compostos com carnes e legumes. Já as doces podem ser acompanhadas por frutas e chocolates. Confira uma seleção de preparos:

Panqueca simples salgada

iStock

1. Panqueca de liquidificador: essa massa de panqueca salgada é bem fácil de fazer e é batida no liquidificador. Os ingredientes utilizados para o preparo são farinha de trigo, leite, ovos, óleo e sal. O resultado é uma massa levinha e muito saborosa.

2. Panqueca simples de frango: aqui, a massa da panqueca é feita com farinha, leite, óleo, sal e ovo. O recheio delicioso combina o frango desfiado com pimentão, tomate, requeijão, sal, curry, pimenta-do-reino, molho de tomate, alho, cebola e cebolinha. O queijo mussarela é utilizado para gratinar.

3. Panqueca simples de carne moída: para compor essa massa de panqueca você vai precisar de leite, ovo, azeite, amido de milho, farinha de trigo e sal. Para o recheio, a carne moída é combinada com azeite, alho, cebola, molho de soja, extrato de tomate, azeitona, cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino.

4. Panqueca simples de ricota e espinafre: nessa receita a massa de panqueca é feita com farinha de trigo, leite, sal e ovo. O espinafre e a ricota são combinados com requeijão, queijo parmesão ralado, azeite, cebola e alho. Na montagem, deve-se acrescentar queijo mussarela e o parmesão também é usado para gratinar.

5. Panqueca vegana de aveia: para compor a massa dessa panqueca vegana deve-se combinar aveia em flocos com água, farinha de trigo, óleo, vinagre e sal. Para deixar a panqueca verde, é preciso acrescentar couve; para ficar vermelha, beterraba e para ficar amarela, açafrão e cenoura.

6. Panqueca de brócolis: o preparo dessa massa de panqueca começa processando o brócolis com a cebola. Então, é preciso adicionar o ovo, a farinha de trigo, o alho em pó, o sal e misturar bem. A massa é cozida em uma frigideira untada.

7. Panqueca de espinafre com frango: essa receita traz uma panqueca feita com espinafre, farinha de aveia, sal, leite desnatado e ovo. Para compor o recheio, é preciso misturar frango desfiado com azeite, alho, cebola, molho de tomate e cebolinha. O tempero leva sal e pimenta-do-reino.

8. Panqueca simples de presunto e queijo: aqui, a massa de panqueca é fofinha e feita ao estilo americano. Os ingredientes usados são ovo, leite, óleo, farinha de trigo, sal e fermento químico. O recheio fica por conta do presunto, do queijo mussarela e do orégano.

9. Panqueca no forno: o preparo dessa massa é feito com ovo, farinha de trigo, sal e leite. Para o recheio, deve-se combinar carne moída com cebola, alho, pimentão e tomate. O prato é finalizado no forno com molho de tomate e queijo.

Panqueca simples doce

iStock

10. Panqueca simples de banana: essa massa de panqueca doce é preparada no liquidificador. Os ingredientes batidos são banana nanica, ovos, aveia em flocos, fermento e canela. Depois de frita, a sugestão é servir com mel e frutas.

11. Panqueca simples de aveia: para compor essa massa de panqueca, deve-se reunir e bater pedaços de banana, ovos, aveia, mel e canela em pó. A dica é fritar na manteiga e o preparo pode ser servido com mel.

12. Panqueca de iogurte: essa é uma panqueca de textura inconfundível. A massa é composta por iogurte natural, leite, farinha, fermento, ovo, bicarbonato, manteiga derretida, raspas de laranja e açúcar. O doce pode ser acompanhado por mel e morango.

13. Panqueca simples de chocolate: a massa dessa panqueca é feita com açúcar, cacau em pó, farinha de trigo, leite, ovos, óleo e fermento. Para acompanhar, deve-se preparar uma ganache de chocolate com creme de leite e rum. O resultado é incrivelmente saboroso.

14. Panqueca de Nutella: para preparar a massa da panqueca dessa receita é preciso combinar os seguintes ingredientes: leite, ovo, açúcar, melaço, farinha de trigo e bicarbonato. Os discos de panqueca são recheados com a Nutella e as rodelas de banana.

15. Panqueca de chocolate branco e morango: essa massa de panqueca é composta por apenas três ingredientes: ovo, farinha e leite. O recheio é feito com chocolate branco derretido, creme de leite e morangos picados. Uma sugestão é servir com sorvete.

16. Panqueca simples de doce de leite: aqui, a massa é feita com ovo, leite, farinha, manteiga derretida, sal e açúcar. O cozimento é realizado em uma frigideira untada com manteiga. Para rechear, deve-se utilizar doce de leite a gosto.

17. Panqueca com maçã: nessa receita a massa de panqueca é feita com leite, óleo, ovo, farinha de trigo, fermento em pó e sal. O preparo é servido com um recheio composto por manteiga, açúcar demerara, mel, maçã e canela. O doce ainda é acompanhado por sorvete e amêndoas laminadas.

18. Panqueca com gotas de chocolate: para preparar essa panqueca é preciso misturar farinha de trigo com açúcar, fermento, sal, água, óleo e gotas de chocolate. Os discos são cozidos na frigideira até dourar. A sugestão é servir com mel ou geleia.

Essas receitas mostram o quanto a panqueca simples pode ajudar a tornar suas refeições ainda mais práticas e gostosas. Tanto as versões salgadas quanto as doces são apetitosas e vão agradar a toda a sua família. Veja também receitas de panqueca de batata doce, recheio de panqueca e panqueca low carb!

PARA VOCÊ