9 receitas de picanha suína que vão garantir um churrasco dos deuses

Escrito por                          

Para um churrasco inesquecível, uma opção agradável é a picanha suína. Com um sabor, talvez, mais marcante que a carne bovina, a carne de porco pode surpreender até os que torcem o nariz para carnes brancas – basta escolher os temperos e acompanhamentos ideais.

Para impressionar todo mundo no almoço de domingo, você vai conferir 9 receitas de picanha suína feitas com ingredientes diferentes e de maneiras variadas.

1. Picanha suína na manteiga

iStock

Essa receita deliciosa é fácil de ser feita e promete arrancar suspiros só pelo cheiro! O tempero é a base de vinho, alho, cheiro verde, suco de limão, sal e pimenta. O ideal é deixar a carne marinando por pelo menos 6 horas para garantir um sabor mais marcante. Depois disso, é só colocar a peça em uma assadeira com uma colherada generosa de manteiga e levar ao forno. Salivou, né?

2. Picanha suína na cerveja

A cerveja é um ingrediente ótimo para deixar a carne ainda mais macia. Além da textura maravilhosa, ela contribui também para um gostinho diferenciado. O processo se resume em selar a carne em uma panela e, depois, derramar a cerveja. Aí é só levar ao forno! Irresistível!

3. Picanha suína à milanesa

Quem não adora uma fritura, né?! Quando se trata de uma carne gostosa, bem temperada e crocante, então, nem se fala! Para o tempero da picanha, você precisa de alho, laranja, sal e pimenta branca. Em seguida, é só cobrir os pedaços de carne com farinha de trigo, ovos e farinha panko, respectivamente. A dica de ouro é fazer um molho à base de ervas para acompanhar.

4. Picanha suína com arroz e banana da terra

Que o acompanhamento pode fazer toda a diferença no prato não é nenhum segredo. Nessa receita, a picanha suína – que é assada no forno forrada com papel alumínio – vem junto com um acompanhamento saborosíssimo: arroz cozido com banana da terra! É só fritar a banana na panela e, depois que o arroz cozinhar, misturar os dois ingredientes. A harmonização com o sabor do porco é perfeita!

5. Picanha suína na churrasqueira

Que tal um almoço de verdade com uma picanha suína na churrasqueira? A peça é temperada com uma base de açúcar mascavo, sal, cebola, alho, páprica, chilli e orégano. Ou seja: o sabor promete ser muuuuito marcante! Uma dica é levar ao fogo para selar e, depois, retirar a peça para cortá-la em tiras. Em seguida, é só jogar um limão por cima e voltar ao fogo por alguns minutos (até chegar ao ponto desejado).

6. Picanha suína recheada

Uma opção digna dos deuses é essa picanha suína recheada. Além de temperos saborosos, a peça leva um recheio de alho, sal, bacon, queijo coalho e cebola. É só fechar bem a picanha com a ajuda de palitos e levar à grelha. Vire a cada 10 minutos para evitar que ela queime. É de comer de olhos fechados!

7. Picanha suína na manteiga temperada

Picanha suína na manteiga você já aprendeu a fazer, mas que tal incrementar a receita e preparar uma manteiga temperada? Basta adicionar alho picadinho, pimenta dedo de moça, salsinha e pimenta-do-reino a uma manteiga de qualidade e misturar bem. Depois, é só cobrir as peças de picanha (que já devem estar seladas na churrasqueira) com a mistura. Prato cheiroso e repleto de sabores!

8. Picanha suína casqueirada

O tempero dessa receita consiste, apenas, em limão, sal e ervas. Depois de pelo menos 1 hora marinando, é preciso perfurar a peça com um espeto e levar à brasa. A técnica da carne casqueirada é bem simples: é só ir cortando lascas da carne já assada para servir aos convidados e devolver ao fogo!

9. Picanha suína no forno

Essa receita é muito simples, pois faz uso de uma picanha já temperada e embalada a vácuo. Uma dica é mergulhar a embalagem ainda fechada em água quente para cozinhar a carne sutilmente. Em seguida, é só levar ao forno! Corte em fatias para aproveitar melhor os sabores dessa delícia.

Uma mais irresistível que a outra, não é mesmo? Para aprender a valorizar os sabores tentadores da carne de porco, o que acha de conhecer receitas de outros cortes suínos? Aqui tem bisteca, costelinha e até joelho de porco!

PARA VOCÊ