19 receitas de pudim sem ovo que dão certo e são muito fáceis de fazer

Escrito por    

Pudim é combinação perfeita de sabor, textura e temperatura. Mas se você não pode comer ovos ou se acha que eles deixam gosto forte nos doces, pudim pode ser um desafio. Ou melhor: poderia ser, mas não é! Não precisamos abrir mão de um pudim docinho, gelado, que desmancha na boca, por falta de ovo.

Continua após o anúncio

Há opções para substituirmos os ovos: desde a gelatina até tofu, passando por leite condensado, maria mole e chia. E a falta de ovos não significa falta de sabor, nem de variedade. Tem pudim com calda, com fruta, com chocolate; de fazer no forno, de usar só o fogão e até de fazer na geladeira. O que não tem é motivo para não fazer!

Receitas de pudim sem ovo simples

1. Pudim de leite: o clássico dos clássicos, a presença garantida nas memórias de infância, o rei dos buffets, o único, o pudim de leite. Sim, ele continua o favorito, mesmo sem ovos. Facinho de fazer e com o sabor de sempre.

2. Pudim de dois ingredientes: dois ingredientes, só dois! Uma daquelas receitas que nos salvam quando queremos doce, mas estamos sem ingredientes em casa. Só com leite condensado e iogurte (e 45 minutos de forno) você faz um pudim firme, macio e delicioso.

3. Pudim de Nutella: receita em que você só precisa bater os ingredientes no liquidificador e, depois, levar ao congelador é a coisa mais fácil que tem! Nessa receita, você só tem trabalho se quiser seu pudim com calda, aí precisa preparar um caramelo com açúcar e água. Isto é, até a parte trabalhosa é fácil!

4. Pudim de limão: o sabor doce do leite condensado com o azedinho do limão em colheradas geladas e cremosas. E sem precisar assar, nem preparar uma calda. Tão fácil quanto gostoso.

5. Pudim de açaí : uma opção surpreendente para variar, ir além do pudim de leite ou de chocolate, mas igualmente fácil de fazer! A polpa de açaí, além de dar sabor, traz uma cor bem diferente ao seu pudim. Você já começa a comer com os olhos!

6. Pudim de fruta-do-conde: mais um exemplo de que é possível variar bastante na hora de fazer pudim, essa receita tem a mesma base da anterior: gelatina, leite condensado e polpa de fruta. Combinação simples de ingredientes, fácil de fazer, mas com resultado fora do comum.

7. Pudim de maria mole: essa receita tem um argumento muito forte a seu favor: são menos de dez minutos de preparo. E você só precisa ferver uma xícara de leite, depois todo o trabalho fica por conta do liquidificador, que bate o leite junto com os outros ingredientes. Seu único trabalho é ter paciência para esperar quatro horas até o pudim ficar na consistência certa, mas vale a pena.

Continua após o anúncio

Receitas de pudim sem ovo especiais

8. Pudim de leite Ninho com calda de Nutella: uma lista de receitas que se preze não pode ficar sem a combinação queridinha de 10 em cada 10 viciados em doces. Não tem ovos, mas tem Ninho com Nutella, sim! A gelatina garante a consistência firme, o leite condensado e o creme de leite dão cremosidade, e o Ninho e a Nutella dão o sabor – irresistível!

9. Pudim de maracujá com calda de ganache chocolate: a combinação muito famosa e bem sucedida do azedinho do maracujá com o doce do leite condensado ganha um adicional de “hmmmmm…” com a calda de chocolate. A praticidade de não precisar assar o pudim deixa a receita ainda mais tentadora!

10. Pudim de prestígio: não é porque é feito de gelatina que o pudim vai ficar com a textura toda igual. Nessa versão, o pudim fica bem cremoso em cima e mais firme, com pedacinhos de coco, embaixo. A cobertura de chocolate dá ainda mais cremosidade e traz equilíbrio ao sabor. Difícil encontrar defeito nesse pudim!

11. Pudim de coco com calda de ameixa: um manjar branco de encher os olhos e dar água na boca. Pudim de coco bem branquinho coberto com a calda de ameixa. Prova de que não é preciso muito para fazer uma sobremesa bonita e cheia de sabor .

12. Pudim de maria mole com leite de coco: coco pode brilhar mesmo sem chocolate ou ameixa para acompanhar. A maria mole com o creme de leite e o leite condensado garantem a textura correta e o leite de coco dá o gostinho. Simples no preparo e no resultado, mas completo no sabor!

13. Pudim de rabanada: receita que não pode faltar no Natal, a rabanada cai bem em qualquer época do ano! Ainda mais se for com cara diferente da tradicional fritura natalina. Esse pudim de travessa tem sabor imbatível – e ainda resolve o “problema” daquele pão dormido abandonado na cozinha.

Receitas de pudim sem ovo veganas

14. Pudim de amendoim vegano: uma delícia gelada de amendoim muito fácil de fazer: basta misturar os ingredientes, cozinhar em fogo baixo até engrossar e depois despejar na forma e levar à geladeira. Se o preparo fácil não é suficiente para convencer você, pense assim: é como comer uma paçoca cremosa gelada. Vai resistir?

15. Pudim de tapioca e coco: tapioca é um ingrediente coringa que é sempre bom ter em casa. Cozida com leite de coco, açúcar e baunilha, ela vira um pudim docinho e bem molhadinho! Puro já é bom, com calda de caramelo ou de fruta fica divino.

16. Pudim de goiaba no potinho: pode parecer que o ponto forte dessa receita é a aparência, com sua cor rosa, a delicadeza de ser servida em potinhos, mas o sabor e a leveza impressionam ainda mais. E você pode aproveitar a base e criar suas versões dessa receita com outras frutas. Libere sua criatividade!

Continua após o anúncio

17. Pudim mousse de chocolate com tofu: é isso mesmo, você não leu errado, tofu para fazer pudim de chocolate. Mas não desanime, apesar do ingrediente incomum, a receita é muito simples de fazer, nem precisar assar. E a pitada de canela e pimenta (opcionais) dão o toque final para deixar essa receita imperdível!

18. Pudim de chia com figos e noz-pecã: usar chia talvez seja a forma mais fácil de fazer pudim, porque ela, quando em contato com algum líquido, forma um gel que dá consistência de pudim. Então, se você misturar chia com algum líquido e levar à geladeira, vai ter um pudim pronto em poucas horas. Nessa receita, há uma opção para incrementar o sabor: intercalar a chia com geleia e servir com figos frescos e noz-pecã.

19. Picolé de pudim de chia com manga e chocolate: para fechar nossa lista, uma surpresa: um picolé de pudim! Aproveitando a textura que a chia dá, podemos fazer picolés. Nessa receita, o picolé é sabor manga, mas, como sempre, vale usar a criatividade e criar seus sabores.

Depois de conhecer essas receitas de pudim, que tal ver outras possibilidades de bolos sem ovos? Há opções, também, de bolos veganos de chocolate. Explore e aproveite as receitas!

PARA VOCÊ