26 receitas de risoto de funghi que vão conquistar qualquer paladar

Funghi é um tipo de cogumelo vendido desidratado que pode ser encontrado em duas versões nos mercados: a italiana e a chilena. A única diferença entre elas está no sabor mais suave dos cogumelos italianos, mas você pode usar qualquer uma das opções para preparar um delicioso risoto de funghi!

O ristoto de funghi é um prato de origem italiana que tem uma aparência muito bonita e sofisticada! Essa é uma receita perfeita para servir em jantares especiais, devido à sua cremosidade e ao seu sabor.

O funghi é uma fonte incrível de proteínas, portanto o prato pode ser servido sozinho tranquilamente, mas se sua intenção for servir o risoto como acompanhamento, saiba que ele harmoniza perfeitamente com carnes de boi, de peixe ou de frango também.

Tudo isso deixa claro que essa receita não pode faltar no seu repertório. Confira as melhores receitas de risoto de funghi para você experimentar e encontrar o seu jeito favorito de preparar esse clássico:

Risotos simples de funghi com vinho branco

Foto: Reprodução / receitas de minuto

1. Risoto de funghi com parmesão e manteiga: essa versão clássica do risoto leva parmesão fresco e manteiga para ajudar na cremosidade do prato. A manteiga deixa o risoto mais brilhoso e bonito! Vegetarianos podem substituir o caldo de galinha por caldo de legumes sem nenhum problema.

Publicidade

2. Risoto de funghi simples: simplificada e bem fácil de fazer, essa receita é prática e não perde em nada no sabor. Para os veganos, esse é uma ótima opção, já que não leva manteiga, nem parmesão.

3. Risoto de funghi no ponto certo: além de ensinar a fazer o risoto de funghi clássico, essa receita também dá ótimas dicas para acertar o ponto do prato. Essas sugestões deixam o preparo mais fácil e vão te deixar craque em fazer receitas de risoto.

4. Risoto de funghi com arroz integral: utilizando o arroz integral sete grãos, essa receita consegue diminuir o valor calórico do risoto. Esse tipo de arroz tem menos amido que o arbóreo. Ou seja, não precisa sair da dieta para comer um risoto de funghi delicioso!

5. Risoto de funghi secchi: essa receita explica como hidratar o funghi, que é normalmente vendido ressecado. A palavra “secchi” significa seco em italiano, e os cogumelos devem sempre ficar de molho na água pelo menos 15 minutos antes de serem usados nas receitas. Clique e confira o passo a passo em fotos!

6. Risoto de funghi secchi com caldo de carne: o sabor do funghi combina tanto com carne vermelha quanto com carne de frango e peixe, por isso, o tipo de caldo que você usa pode variar de versão para versão. Aqui, foi utilizado o caldo de carne!

Publicidade

7. Risoto de funghi com creme de leite: usando creme de leite, essa receita deixa o risoto ainda mais cremoso e saboroso. Além de tudo, o prato fica lindo!

Risotos de funghi e outros cogumelos com vinho branco

Foto: Reprodução / figos e funghis

8. Risoto de cogumelos variados: uma mistura incrível de vários tipos de cogumelos, esse risoto de funghi é cheio de sabor e personalidade. Essa versão também é vegana!

9. Risoto de funghi e shitake: a adição do shitake seco na receita deixa o sabor do risoto ainda mais complexo. Além disso, esse ingrediente faz muito bem para o organismo!

Publicidade

10. Risoto de funghi, porcini e cogumelo paris: utilizando cogumelos porcini e paris frescos, essa receita é uma variação incrível do risoto de funghi clássico.

11. Risoto de cogumelos e bolinho de risoto: além de uma receita deliciosa de risoto, essa versão também traz uma dica incrível para aproveitar as sobras do prato: aprenda a fazer também bolinho de risoto!

Risotos de funghi com vinho branco e ingredientes especiais

Foto: Reprodução / blog da lu

12. Risoto de frango com funghi: a carne de frango tem um sabor suave que harmoniza muito bem com o funghi. Esse risoto tem um sabor sofisticado e complexo, mesmo sendo muito simples de preparar.

13. Risoto ao funghi com farofa de provolone: um acompanhamento perfeito para a cremosidade desse prato é a farofa de provolone. A farofa fica crocante e complementa o sabor do funghi maravilhosamente. Além disso, a textura fica incrível.

Publicidade

14. Risoto de funghi com bacon: essa receita usa arroz tradicional e menos manteiga. A combinação do funghi com bacon é extremamente saborosa e certamente vale a pena experimentar essa variação.

15. Risoto de funghi com abobrinha e macadamia: se você está procurando um risoto de funghi mais sofisticado, essa é uma ótima pedida. A macadamia dá um toque superespecial na receita, tanto no sabor quanto na textura.

16. Risoto integral com funghi, abóbora e cebola roxa: feito com arroz integral 7 grãos, essa receita é bem menos calórica. A abóbora e a cebola roxa conferem um sabor mais complexo e requintado ao risoto. Esse prato é garantia de elogios!

17. Risoto de funghi e minitomates: uma adição simples que faz toda a diferença, os minitomates trazem delicadeza ao prato. O sabor fica mais interessante, mas sem perder a característica marcante do funghi.

18. Risoto de funghi com gorgonzola: essa combinação incomum vai te surpreender pelo sabor incrível. O resultado da adição de gorgonzola é um risoto mais cremoso e, claro, aromático e inovador.

19. Risoto 7 cereais ao funghi: substituir o arroz em um risoto pode parecer estranho, mas essa receita preparada com cereais integrais prova que riscos devem ser tomados. O resultado é um prato incrível, saudável e muito saboroso. Vale à pena experimentar!

Risotos de funghi com vinho tinto

Foto: Reprodução / temperaria

20. Risoto ao funghi com nata: o destaque dessa receita certamente vai para a cremosidade. O uso da nata e requeijão garante ao prato um sabor marcante e uma personalidade única. O uso do vinho tinto contribui ainda mais para a característica encorpada desse risoto.

21. Risoto ao funghi secchi com vinho tinto: essa receita usa o método clássico para preparar o risoto de funghi, mas substitui o vinho branco pelo tinto. O resultado é um sabor harmônico com um delicioso toque de inovação.

22. Risoto de quinoa com funghi: a quinoa é um alimento rico em nutrientes e capaz de transformar pratos variados em receitas funcionais. Essa receita mostra como deixar o delicioso risoto funghi mais saudável utilizando esse cereal incrível.

Publicidade

23. Risoto ao funghi com carneiro assado: mais uma vez provando sua versatilidade, o risoto de funghi fica maravilhoso acompanhado de carne de carneiro. A receita utiliza a carne já assada e desfiada para incrementar um clássico dos risotos.

Risotos de funghi sem bebida alcoolica

Foto: Reprodução / tempero alternativo

24. Risoto de funghi secchi vegano: essa versão vegana e sem glúten consegue substituir ingredientes sem deixar o risoto perder sabor e cremosidade. Um ótima opção se você não quer usar bebidas alcoólicas, também!

25. Risoto de cogumelos e tofupiry: outra opção vegana, essa receita também ensina a preparar o tofupiry, substituto para o catupiry tradicional. O risoto fica cremoso, delicioso e brilhante sem precisar de manteiga.

26. Risoto de cevadinha com cogumelos: trocando arroz arbóreo por cevadinha, essa receita é diferente e original. Incrivelmente saborosa e prática, é uma opção que você não pode deixar de experimentar.

Entre os risotos, o de funghi é um dos mais populares e agora que você conhece vários jeitos diferentes de preparar esse delicioso prato, basta experimentar!