18 receitas de steak tartare para se deliciar com todo o sabor do prato

Escrito por Vanessa Herrmann

Se aventurar comendo carne crua pode até não ser uma coisa para todo mundo, já que tem muita gente que gosta desse tipo de alimento muito bem frito, cozido ou assado. Para quem não tem preconceito, vale a pena conhecer o steak tartare e até mesmo se aventurar a prepará-lo em casa. Ele é bem refrescante, saboroso e combina muito bem com nosso clima.

O prato é composto por carne bovina bem picadinha, temperos e ainda pode levar gema de ovo também crua. Para fazer esse prato na sua cozinha, é muito importante escolher uma carne fresca e livre de gorduras. Durante o preparo é interessante mantê-la gelada. Outras dicas você confere na seleção abaixo:

Receitas de steak tartare simples

1. Steak tartare simples: nessa receita, filé mignon, cebola roxa e cebolinha são picados e misturados. Você também pode acrescentar salsinha e alcaparras. Para o molho é necessário ter em mãos gemas, mostarda dijon, azeite, molho inglês, ketchup, sal, pimenta-do-reino e molho tabasco.

2. Steak tartare clássico: na versão clássica, o steak tartare é feito com filé mignon, alcaparras, picles de pepino, gemas, cebola roxa, molho inglês, mostarda dijon e cebolinha. Os ingredientes usados são poucos, mas suficientes para um resultado de sucesso.

3. Steak tartare no mixer: se você não quer ter o trabalho de picar a carne em pedaços bem miudinhos com uma faca, dá para apostar nessa opção. Aqui, a sugestão é moer a carne em um mixer. Depois, é só acrescentar mostarda dijon, alcaparras, molho inglês, sal, pimenta, cebolinha e azeite e misturar bem. Uma maneira simples, prática e gostosa.

4. Steak tartare com pepino em conserva: se você acha que comer carne crua é ok, mas gema de ovo crua é ir longe demais, essa receita é para você. Aqui, a gema é deixada de lado. O segredo está na escolha de temperos usados. Além disso, a dica é servir o prato com torradas, batatas ou salada.

5. Steak tartare com maionese: outra opção sem ovos, essa receita conta com um toque de cremosidade. Quem ajuda a dar essa textura ao prato é a maionese. Além disso, temperos tradicionais fazem parte da receita. Se você gosta de se deliciar com um prato caprichado, não deixe de experimentar.

6. Steak tartare do Erick Jacquin: o steak tartare do chefe Erick Jacquin é extremamente famoso por seu sabor incrível. Então, já pensou em preparar essa versão em casa? Ela é feita com filé mignon, cebola, pepino em conserva, alcaparras, ketchup, mostarda dijon, tabasco, molho inglês, maionese, cebolinha, salsinha, sal e pimenta-do-reino.

7. Steak tartare de alcatra: não é só com filé mignon que o steak tartare pode ser feito. Nessa receita, por exemplo, a alcatra é o corte escolhido. Para uma opção mais em conta, mas tão saborosa quanto as opções feitas com mignon, vale apostar nessa versão.

8. Steak tartare cremoso: aqui, há três sugestões de corte de carne que podem ser usados para o preparo do prato, são eles: coxão mole, patinho ou filé mignon. Uma dica importante é que a carne seja fresca e esteja livre de gorduras. Na receita, você pode conferir a lista de ingredientes e o passo a passo completo.

Receitas de steak tartare diferenciadas

9. Steak tartare paranaense: encontrada facilmente em Curitiba, a carne de onça pode ser chamada de uma versão paranaense do steak tartare. O prato também consiste em carne crua servida bem temperadinha. Aqui, ela é usada para cobrir um pão com maionese.

10. Steak tartare árabe: coxão mole, picles de cebola, pão sírio, coalhada seca, sal, especiarias a gosto e hortelã são os ingredientes usados nessa receita. A versão árabe deixa o prato ainda mais refrescante por usar a hortelã. Além disso, a carne é coberta por pedacinhos de pão sírio grelhado.

11. Steak tartare com salada verde: se você quer que o steak tartare seja sua refeição principal, é interessante que haja um acompanhamento, não é mesmo? Para os dias de calor, nada melhor do combinar pratos refrescantes, certo? Pensando nisso, a dica é que o acompanhamento seja uma salada verde.

12. Steak tartare com cogumelos: não é preciso ter muito trabalho para dar um toque diferenciado ao seu steak tartare. Nessa receita, por exemplo, a dica é cobrir o prato com shitake grelhado no azeite. O cogumelo além de dar uma textura crocante, ainda ajuda a deixar o sabor mais gostoso. Vale a pena testar em casa.

13. Steak tartare na torrada: se você quer uma refeição que dê um pouco mais de sustância, vale a pena servir o steak tartare com algo que ajude a matar a fome, certo? Nessa receita, a torrada é escolhida para usar de base. Se a sua fome for grande, confira essa opção.

14. Steak tartare com batata e pão: steak tartare, batata crocante e pão torradinho. Dá água na boca só de imaginar, não é mesmo? Para uma refeição bem caprichada, vale a pena apostar nessa receita. Mesmo com tanta coisa gostosa, o passo a passo não é complicado, viu?

15. Steak tartare com chips de batata: e que tal servir seu steak tartare sobre chips de batata? A apresentação fica uma gracinha e você ainda pode se deliciar com o sabor desses dois itens em uma única mordida. A dica é começar o processo pelo chips de batata e, depois, se aventurar no preparo da carne.

16. Steak tartare com rúcula e cogumelos: essa é uma opção em que tudo é usado cru. O processo começa com o preparo do steak tartare. Depois de pronto, ele é coberto com fatias de champignon e pedaços de rúcula. Tudo simples e com um sabor divino.

17. Steak tartare na baguete: nessa receita, o steak tartare é usado para cobrir fatias de baguete assadas com azeite. O resultado é uma combinação de texturas e sabores que pode te deixar com água na boca. Então, que tal testar em casa?

18. Hambúrguer de steak tartare: para fechar a lista, uma receita bem diferente. Sobrou steak tartare e você não pode guardar, e agora? A sugestão dessa receita é fazer hambúrguer! Assim, você evita o desperdício e pode saborear o gostinho do prato de uma maneira diferenciada. Vale a pena conferir o passo a passo completo.

Mesmo sendo feito com carne crua, o steak tartare é um prato que faz sucesso entre variados paladares. Vale a pena testar uma receita da lista e se deliciar com uma versão caseira. Aposte também no carpaccio, que é ótimo para um petisco ou entrada.

PARA VOCÊ