37 receitas de suflê para você virar um MasterChef em casa

O suflê é um clássico da cozinha francesa e significa “soprado” em português. É um prato com textura leve e com variações de sabores que vão do salgado ao doce. Pela sua versatilidade e praticidade ganhou espaço nas cozinhas do mundo inteiro.

Publicidade

Como o preparo tem um preparo muito simples, você pode servi-lo em diversos momentos e com diferentes finalidades. Dependendo dos ingredientes escolhidos pode cair muito bem como entrada, acompanhamento, sobremesa e até mesmo como prato principal.

A clara em neve é o ingrediente usado como base e é o que faz com que a textura tenha a toda a leveza característica do suflê. E como as variações são enormes, preparamos uma lista para que você possa conhecer algumas das variações possíveis.

Suflê com chocolate ou doce de leite

1. Suflê de chocolate com café

Publicidade

Os principais ingredientes usados para preparar essa receita são ovos e chocolate. A textura é muito macia e o café dá um aroma sensacional, além é claro, de também dar o seu gostinho para essa sobremesa.

2. Suflê de Nutella

Essa é uma receita 2 em 1. Com os mesmos ingredientes, você pode fazer um mousse ou um suflê. A diferença é que o primeiro deve descansar apenas 3 horas na geladeira, já o segundo 24 horas e ainda deve ir ao forno por 15 minutos.

Publicidade

3. Suflê de chocolate

Essa é uma opção rápida e prática de ser preparada, mesmo sendo uma receita de um restaurante francês. A textura fica cremosa por dentro, lembrando um petit gateau, porém, a textura é bem mais levinha.

4. Suflê de chocolate branco

Além de chocolate branco, essa sobremesa também tem um toque de essência de baunilha, o que deixa seu sabor com um toque aromático. O preparo bem rapidinho e fácil.

5. Suflê de Nutella com sorvete

Que tal incrementar seu suflê levinho e cremoso com uma bola de sorvete de creme? A combinação de temperaturas e sabores fica de dar água na boca.

6. Suflê de petit gateau

Esse suflê, na verdade, é preparado com uma mistura pronta para petit gateau, o que faz com que o tempo na cozinha seja ainda menor. Também é servido com sorvete de creme.

Publicidade

7. Suflê de chocolate sem lactose


Além de ser sem lactose, essa receita também é livre de glúten, o que a torna uma ótima opção para quem tem essas restrições alimentares. É só comer à vontade!

8. Suflê de whey de chocolate

Se você quer uma sobremesa que seja saborosa, mas saudável ao mesmo tempo, essa pode ser uma boa pedida. São necessários poucos ingredientes e o preparo é vapt-vupt.

9. Suflê de doce de leite

Apenas 3 ingredientes são usados para preparar essa receita! É isso mesmo, você leu certo, são apenas 3! Com claras de ovos, sal e doce de leite você consegue saborear essa deliciosa sobremesa que além de ser levinha, tem um recheio cremoso.

Suflê com frutas

10. Suflê de morango

A leveza das claras em neve combina muito bem com uma geleia de morango caseira, que é cheia de pedaços da fruta. Tanto a consistência, quanto o sabor são suaves.

11. Suflê de banana

Publicidade

Essa fruta tão comum também pode render uma sobremesa deliciosa. As bananas carameladas são o recheio desse suflê que é feito em poucos minutos.

12. Suflê de goiabada com queijo

Se você gosta de receitas que misturam o doce e o salgado, essa pode ser uma boa opção para testar em casa. O doce é recheado com goiabada e uma calda de catupiry é usada como cobertura.

13. Suflê de laranja

Apenas quatro ingredientes são usados para preparar essa receita. Para dar o gostinho de laranja, a dica é utilizar um licor, mas você também pode usar suco da fruta. Uma sugestão importante é servir o doce logo que sair do forno, pois ele murcha rapidinho.

14. Suflê de goiabada

A massa dessa receita leva raspas de laranja, já o recheio goiabada. A combinação de sabores fica muito interessante. A dica é servir acompanhado de sorvete de abacaxi, mas se você não gostar, também pode ser o de creme.

15. Suflê de maçã

Além de ter um delicioso sabor de maçã, essa sobremesa também leva uma calda de caramelo. Com todas as dicas presentes nessa receita, você vai aprender a preparar um suflê perfeito.

16. Suflê de amêndoas

Se você quer uma receita com um gostinho diferente, essa pode ser uma boa opção para experimentar. Além de levar amêndoas, essa sobremesa também tem um toque de vinho do porto, que faz toda a diferença no sabor.

Suflê de legume ou queijo

17. Suflê de couve-flor

Essa receita é uma ótima opção de acompanhamento leve e salgado para as suas refeições. Se você não for muito fã de couve-flor, você pode substituí-la por outro legume de sua preferência, que não tem problema.

18. Suflê de gruyère

Esse é um queijo com textura muito cremosa e com um sabor forte. É um ótimo ingrediente para ser usado no preparo desse prato que tem uma textura tão levinha. Além disso, apenas 5 ingredientes são necessários para sua produção.

19. Suflê de queijos

O principal queijo utilizado para o preparo dessa receita é o gruyère, mas ela também leva um toque de parmesão ralado. Para deixar o prato ainda mais cremoso, você vai precisar usar molho bechamel.

20. Suflê de batata

Para dar mais consistência ao prato, essa receita faz o uso de batatas. Mas ele ainda fica super cremoso, pois leva claras e creme de leite. Para dar um toque de sabor, você vai precisar de noz moscada, queijo parmesão ralado, sal e pimenta do reino.

21. Suflê de cenoura

Para deixar seu prato bem cremoso, a cenoura é combinada com molho bechamel e queijo gouda ou gruyère, e parmesão ralado. A dica é untar e salpicar farinha de rosca para um leve toque crocante.

22. Suflê de legumes

]

Essa versão de suflê de legumes é feita sem leite, sem glúten e sem soja. Como a receita é feita em partes, é importante ler todo o modo de preparo para não se perder enquanto cozinha.

23. Suflê de aspargos

Com pouquíssimos ingredientes e um preparo bem rapidinho, essa é uma ótima opção de acompanhamento saboroso, que não dá muito trabalho. Os aspargos tem um sabor marcante e combinam muito bem com a textura levinha do prato.

24. Suflê de batata com queijo

Essa é uma receita que pode ser usada como base para vários sabores de suflê, como de legumes, por exemplo. Mas a opção aqui foi usar queijo parmesão ralado.

25. Suflê com vagem

Essa é outra opção de acompanhamento leve que combina o sabor do legume com queijo parmesão ralado. A receita é para duas pessoas, mas você pode mudar a quantidade de ingredientes dependendo de quantas pessoas forem comer.

26. Suflê de brócolis

Ovos, requeijão, leite, brócolis e temperos são os ingredientes necessários para preparar esse acompanhamento. A cor fica verdinha por causa do legume e a textura fica bem leve e macia.

27. Suflê de mandioca salsa

Para deixar o prato com uma cara diferente, a dica dessa receita é usar o queijo para polvilhar a massa. Assim, quando sair do forno, seu suflê estará com uma casquinha dourada e crocante.

28. Suflê de alho-poró

O sabor do alho-poró combinado ao gosto do queijo parmesão ralado e a maciez e leveza dessa massa é tudo de bom. Mas se você não gosta do alho-poró, é possível substituí-lo por outro legume ou usar apenas queijo no preparo.

29. Suflê de legumes sem lactose

Cenoura, abobrinha, mandioca salsa e cebola são usados para preparar essa receita, mas você pode usar os legumes de sua preferência. Para substituir o leite integral, a dica é usar o de coco, amêndoas ou inhame.

Suflê com carnes e peixes

30. Suflê croque-monsieur

Para quem gosta de inovar na cozinha, vale a pena testar essa receita. Os principais ingredientes são: pão, presunto e queijo gruyère. O toque de temperos também dá um gostinho especial ao prato.

31. Suflê de bacalhau

A combinação desse peixe com a textura do suflê fica muito interessante. Você pode servir como acompanhamento ou até mesmo prato principal. Não se esqueça de dessalgar o bacalhau, hein?

32. Suflê de camarão

Para deixar esse prato, que tem uma textura bem levinha, com um toque cremoso, a dica é acrescentar molho bechamel aos camarões. A combinação fica saborosíssima.

33. Suflê de espinafre com bacon

Essa é uma receita que tem um interior molhinho e uma casquinha crocante. O espinafre é um ingrediente nutritivo e saboroso, e combinado com o bacon fica muito gostoso. Mas se você ficar uma opção mais saudável, deixe o último ingrediente de fora.

34. Suflê de abóbora com camarão

]

A combinação de abóbora com camarão é muito conhecida e apreciada, não é mesmo? Por isso, não podíamos deixar fora da nossa lista essa opção.

35. Suflê de frango

Com um preparo diferente, você vai precisar do auxílio de um liquidificador para preparar essa receita. Como o frango deve ser cozido e desfiado, você vai demorar um pouquinho para fazer esse prato, mas a vantagem é que ele não possui complicações.

36. Suflê de tapioca com bacon

A farinha de tapioca é um ingrediente muito versátil, por isso pode ser usado em diversas receitas. A combinação com bacon e queijo parmesão ralado vai te deixar de boca aberta.

37. Suflê de frango com batata doce

Com um preparo muito prático, rápido e simples, você vai poder se deliciar com esse prato em poucos instantes. Independente da escolha do sabor, é importante saber que depois que sai do forno, é muito comum que o volume do suflê abaixe, mas isso não interfere no sabor.

Hmmm, são várias opções muito fáceis de fazer, algumas mais elaboradas e com opções para todos os gostos! Com certeza, preparar um suflê para um almoço ou jantar em família vai agradar muita gente. Divirta-se na cozinha e bom apetite!