Arroz temperado fácil e rápido

Arroz temperado fácil e rápido

Testada por Jaqueline Souza publicada em 16/08/2025
6 porções
20min
Avalie agora!

Prático, cremoso e com gostinho de arroz de forno, esse arroz de 3 minutos na pressão é ideal para dias corridos! A mistura de calabresa, legumes e queijo transforma um simples preparo em prato principal completo, delicioso e visualmente apetitoso. Uma solução rápida e surpreendente para o almoço ou jantar da família!

Ingredientes

Publicidade

Modo de Preparo

10min
tempo de preparo
10min
tempo de fogo/forno
  1. ingredientes para preparo de arroz temperado separados e organizados.

    Receiteria

    Descasque e corte os dentes de alho e a cebola finamente. Corte a linguiça calabresa em rodelas finas. Higienize e corte em cubinhos a cenoura e o pimentão. Escorra o milho e a ervilha e rale o queijo mussarela. Reúna todos os ingredientes e coloque a água para aquecer;
  2. calabresa refogada.

    Receiteria

    Em uma panela de pressão no fogo alto, aqueça o óleo e adicione a linguiça calabresa. Refogue até dourar levemente;
  3. calabresa com cebola refogadas.

    Receiteria

    Acrescente a cebola e o alho picados. Refogue por 3 minutos, até a cebola murchar e o alho começar a dourar;
  4. arroz e legumes adicionados ao refogado.

    Receiteria

    Adicione o pimentão, a cenoura, o milho, a ervilha e o arroz cru. Misture bem para incorporar os sabores;
  5. temperos secos adiconados ao refogado de arroz temperado.

    Receiteria

    Tempere com o açafrão, a pimenta-do-reino e o sal. Misture novamente;
  6. água até cobrir os ingredientes na pannela de pressão.

    Receiteria

    Adicione as 4 xícaras de água quente, mexa e tampe a panela de pressão. Diminua o fogo para médio e deixe cozinhar;
  7. arroz cozido depois de 3 minutos na pressão.

    Receiteria

    Assim que pegar pressão, conte 3 minutos e desligue o fogo. Aguarde a pressão sair naturalmente;
  8. finalização do arroz temperado com cheiro verde, azeitona e queijo.

    Receiteria

    Abra a panela com cuidado e, com o arroz ainda quente, adicione o requeijão, a mussarela, as azeitonas picadas e o cheiro-verde;
  9. arroz temperado finalizado na panela de pressão.

    Receiteria

    Misture bem até que os queijos derretam e o arroz fique cremoso e bem incorporado;
  10. arroz temperado fácil e rápido finalizado e servido.

    Receiteria

    Transfira para um refratário, nivele com uma colher e finalize com batata palha e azeitonas inteiras, se desejar. Prontinho! Agora é só se esbaldar.

Publicidade

anote aí...

Essa receita é uma mão na roda! Salvação dos dias corridos, mas sem perder o sabor de comida caseira. Para quem ama um toque apimentado, refogue pimenta calabresa no início do preparo e finalize com pimenta biquinho em conserva. Fica lindo na decoração e adiciona em sabor!

Caso sinta que o arroz não ficou completamente macio na hora que abrir a panela, é só adicionar um pouquinho de água fervente e deixar cozinhar mais alguns minutinhos, sem pressão. Neste momento, prove para conferir o ponto e aproveite para corrigir os temperos de achar necessário.

Se desejar, além da calabresa, bacon frito vai muito bem com o arroz. Caso opte por acrescentar, não esqueça de maneirar no sal e no óleo, pois o uso do ingrediente já adiciona. Se curtiu esse passo a passo, navegue pela nossa lista de receitas de risoto e aventure-se nos preparos mais elaborados!

Jaqueline Souza
feito com por

Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.

minhas receitas instagram
Arroz
sugestão para você

Arroz

veja mais receitas

Arroz Arroz cremoso Calabresa

Tem dúvidas sobre esta receita?

Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!

Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!

Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!

Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?

sua nota

sua avaliação


Foto da receita
A imagem deve ser em formato PNG, JPG ou JPEG e ter no máximo 30MB

avaliações


Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!