Uma geleia perfeita para quem ama um toque cítrico e adocicado no café da manhã ou no lanche da tarde. Uma opção artesanal, livre de conservantes, que vai transformar suas torradas, bolos e queijos em verdadeiras delícias!
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
-
Organize sua bancada com todos os ingredientes necessários! Lave as laranjas, corte as cascas no estilo julienne (tirinhas finas e compridas) e sem a parte branca para não amargar. Esprema também, garantindo o suco;
Receiteria
-
Coloque as tirinhas em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 2 minutos;
Receiteria
-
Depois, escorra as cascas em uma peneira, descarte a água e repita esse processo mais duas vezes. Isso ajuda a suavizar o sabor das cascas;
Receiteria
-
Em uma panela funda, coloque as cascas já fervidas e escorridas, o suco de laranja, o açúcar refinado e o suco de limão. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo de vez em quando;
Receiteria
-
Deixe ferver até a mistura reduzir e começar a engrossar. Leva cerca de 1 hora;
Receiteria
-
Para saber se está no ponto certo, pingue um pouco da geleia em um prato. Espere alguns segundos e passe o dedo no meio da geleia: se abrir um caminho e ele não se fechar, está pronta;
Receiteria
-
Desligue o fogo e, com cuidado, transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado com tampa;
Receiteria
-
Deixe esfriar em temperatura ambiente, sem tampar totalmente (para evitar vapor dentro do pote). Assim que estiver fria, feche bem e leve à geladeira!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Essa receita perfuma a casa toda enquanto é preparada! Para um toque ainda mais aromático, acrescente especiarias. Cravo-da-índia e canela vão muito bem. Coloque os ingredientes durante a fervura e retire antes de envasar. Assim a geléia fica com um sabor suave e delicioso.
Uma outra dica importante é quanto ao armazenamento. Você pode reutilizar potes de vidro que já tenha em casa. É imprescindível que ferva tanto o pote quanto a tampa muito bem, para esterilizar. Deixe secar totalmente e só então despeje a geléia. Depois de frio, pode guardar na geladeira. Dessa forma, a geléia dura até 1 mês.
Agora que já sabe como preparar essa delícia, experimente provar com pães, bolos ou até em carnes grelhadas para um sabor agridoce. Navegue por nossa lista de receitas de geléias caseiras e descubra outras combinações incríveis!

Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
tamara_silva-de-souza usuário
28/01/2025