Um clássico que nunca sai de moda! A mousse de chocolate é a sobremesa perfeita para qualquer ocasião. Essa versão, ainda que técnica e elegante, não deixa de lado a praticidade. Para uma finalização mais ousada, uma pitada de sal e um fio de azeite surpreendem ao paladar!
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
-
Reúna todos os ingredientes em sua bancada. Separe as gemas da clara e porcione todos os outros ingredientes;
Receiteria
-
Em banho-maria, derreta o chocolate e a manteiga mexendo até homogeneizar;
Receiteria
-
Adicione o café e a baunilha e mexa para incorporar. Reserve;
Receiteria
-
Em uma tigela à parte, coloque as gemas com metade do açúcar e leve ao banho-maria. Bata constantemente com um fouet (batedor de arame) para que a mistura dobre de volume e mude para coloração mais clara. É importante que as gemas não cozinhem e a temperatura não passe de 79ºC;
Receiteria
-
Retire a mistura de gemas do banho-maria e incorpore com a mistura de chocolate, mexendo delicadamente até que tudo se unifique;
Receiteria
-
Em uma batedeira, bata as claras com a metade do açúcar restante, até que atinja o ponto de pico (clara em neve);
Receiteria
-
Incorpore as claras em neve ao creme, aos poucos, misturando delicadamente para que não perca a aeração;
Receiteria
-
Transfira a mousse para uma travessa ou potinhos individuais, cubra com plástico filme e leve à geladeira por no mínimo 4 horas;
Receiteria
-
Sirva finalizando com cacau em pó polvilhado, raspas de chocolate ou morangos picadinhos. Aproveite!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Passar as gemas por uma peneira é uma etapa simples, mas que faz diferença no resultado final da mousse. Esse processo remove qualquer película ou resíduo que possa deixar cheiro ou gosto de ovo. Assim, o sabor do chocolate se destaca e a textura fica ainda mais delicada e cremosa.
Ao incorporar as claras em neve, comece adicionando apenas um terço à mistura de chocolate. Essa primeira parte serve para amaciar a base, facilitando a incorporação do restante sem perder o ar das claras. Misture com movimentos leves e envolventes, de baixo para cima, para garantir uma mousse leve e aerada.
Para um toque de sabor mais sofisticado, substitua o café por conhaque, licor de cacau ou até rum. O álcool evapora parcialmente, deixando apenas um aroma sutil que combina perfeitamente com o chocolate. Essa variação transforma a sobremesa em uma opção elegante, ideal para ocasiões especiais.
Agora, se você gosta de um pouco mais de praticidade e busca só uma receitinha rápida e fácil de fazer, aproveite e confira a nossa mousse de maracujá com chocolate, de preparo descomplicado e com o toque cítrico que todos adoram. Experimente!

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!