Com raízes na culinária nordestina, o pirão de queijo é uma verdadeira celebração de sabores autênticos e ingredientes regionais. Nessa receita, a combinação do coalho com o manteiga resulta em uma textura aveludada e um sabor marcante!
Ingredientes
Publicidade
-
Organize seus ingredientes! Se os queijos estiverem em peça, rale-os usando o lado grosso do ralador;
Receiteria
-
Em uma panela média, acrescente o leite integral e a manteiga de garrafa. Leve ao fogo médio e aguarde levantar fervura;
Receiteria
-
Reduza o fogo para o baixo e adicione os queijos ralados. Com um fouet (batedor de arame), mexa e cozinhe por cerca de 8 a 10 minutos, até que tudo se derreta;
Receiteria
-
Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, peneirando, até engrossar e mexendo sem parar com um fouet;
Receiteria
-
E está pronto! O ponto ideal é mais consistente, mas cuidado com a quantidade de farinha, pois ao esfriar, o pirão engrossa um pouco mais.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Essa receita de pirão é uma verdadeira experiência para os que amam queijo – textura cremosa e sabor intenso porporcionado pela combinação entre o queijo coalho e o queijo de manteiga. Para finalizar, ainda é possível adicionar queijo parmesão ralado e cheiro-verde picadinho.
Optamos por deixar o pirão num ponto mais consistente e granulado, mas, se preferir mais lisinho e leve, adicione mais leite durante a cocção até que chegue no ponto desejado. Se achar necessário, acerte o sal antes de desligar o fogo. Sirva com carne vermelha ou frango grelhado, fica delicioso.
Para os que gostam de conhecer diferentes gastronomias ao redor do Brasil e do mundo, o Receiteria é o lugar ideal para isso! O bobó de camarão é um prato típico baiano que vale a pena conhecer – um preparo feito com uma combinação única de ingredientes.

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramExperimente também...
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!