Essa é uma daquelas receitas super fáceis que quase não sujam a louça, fica pronta rapidinho e ainda impressiona a galera. O risoto vai bem com um vinho e pode ser uma ótima pedida para jantares especiais.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Na bancada, separe todos os ingredientes necessários. Descasque e corte a cebola em cubinhos, pique o bacon da mesma maneira!
Receiteria
-
Em uma panela grande, adicione a água e o caldo de legumes dissolvido. Caso opte por fazer o caldo de legumes natural, adicione a essa água pedaços de cenoura, cebola, salsão, alho e ervas. Depois de 20 minutos de fervura, coe e reserve;
Receiteria
-
Em outra panela, frite o bacon em cubinhos. Não precisa adicionar óleo, ele já solta bastante gordura. Assim que ficar bem dourado e crocante, reserve mantendo o óleo na panela;
Receiteria
-
Entre com a cebola e deixe refogar até ficar levemente translúcida, não precisa dourar;
Receiteria
-
Agora, adicione o arroz arbóreo e refogue por cerca de 1 minuto;
Receiteria
-
Acrescente o vinho e mexa bem para que o álcool evapore;
Receiteria
-
Agora vamos começar um processo que se repete até que o arroz fique al dente. Com o auxílio de uma concha, vá regando seus grãos com o caldo de legumes, mexendo sempre e sem deixar que a água seque;
Receiteria
-
Quando o arroz estiver quase chegando no ponto, entre com o ⅔ do bacon frito e o queijo parmesão ralado e mexa bem até incorporar;
Receiteria
-
Desligue o fogo e adicione a manteiga e misture. Isso vai ajudar a dar cremosidade e brilho ao prato;
Receiteria
-
Seu risoto está pronto! Agora é só servir com um pouquinho do bacon crocante por cima. Bom apetite!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Para aproveitar toda a cremosidade e sabor desse risoto, sirva imediatamente, assim que estiver pronto. Desta forma, você vai conseguir sentir todo o tempero!
Finalize com amêndoas tostadas e laminadas para deixar o preparo ainda mais sofisticado. Elas potencializam o sabor e conferem uma textura incrível.
Fez muito risoto e sobrou? Não tem problema! Utilize para preparar o arancini, um bolinho feito com as sobras de risoto. Dá para servir acompanhado de qualquer molho de sua preferência!

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramExperimente também

Risoto de palmito
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!