Refrescante e cheia de cores, essa salada é perfeita para acompanhar os outros preparos da Ceia, pois oferece equilíbrio e leveza no paladar. A doçura e suavidade do figo harmoniza com a intensidade e o toque levemente salgado do presunto parma. Experimente!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Organize todos os ingredientes sobre a bancada. Lave e seque bem o mix de folhas, e corte os figos ao meio. Se desejar, fatie grosseiramente o presunto parma, mantendo-o em tiras;
Receiteria
-
Comece dourando os pinolis em fogo baixo e reserve;
Receiteria
-
Coloque as folhas em um recipiente e tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva. Misture bem para incorporar os sabores;
Receiteria
-
Por cima, incremente com os figos cortados e o presunto parma. Se desejar, enrole o presunto em alguns dos pedaços de figo para um sabor e visual diferenciado;
Receiteria
-
Finalize com pinolis e balsâmico cremoso, dando uma leve misturada, e pronto! Leve à geladeira até a hora de servir.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Colorida, elegante e cheia de sabores contrastantes, essa salada com figo e presunto parma é uma ótima pedida para ocasiões especiais. A mistura de folhas frescas, frutas e embutidos resulta em uma receita leve, com visual sofisticado e muito equilíbrio.
O toque do balsâmico cremoso e dos pinolis levemente tostados adiciona profundidade e textura, enquanto o figo traz doçura e suavidade. Pode ser finalizada com queijo feta, tomates-cereja ou frutas crocantes como maçã verde. Fica ainda mais aromática com manjericão fresco.
Fica pronta em apenas 15 minutos e é uma ótima entrada para refeições especiais. Sirva com croutons de pão italiano e, se quiser impressionar ainda mais, experimente também nossa salada de abobrinha com pesto de hortelã, vale muito a pena!

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!