35 receitas com chocolate amargo para os amantes de cacau

Escrito por                                                              

Para muitos, o chocolate branco e ao leite, por exemplo, têm sabor exageradamente doce, sem contar na adição de gorduras, açúcar e outros ingredientes que camuflam o sabor do chocolate. Por isso, o chocolate amargo é perfeito para os verdadeiros amantes do cacau.

Além de ter menos calorias e mais antioxidantes, esse ingrediente é delicioso. Confira essas receitas com chocolate amargo para comer sem parar:

Receitas clássicas com chocolate amargo

1. Brigadeiro de chocolate amargo: para quem acha o brigadeiro uma sobremesa enjoativa, temos uma versão que com certeza irá agradar. O brigadeiro de chocolate amargo tem sabor forte, pouco doce e ainda é muito simples de preparar. Basta substituir o achocolatado por metade de uma barra de chocolate amargo e aproveitar essa delícia.

2. Brigadeiro de chocolate amargo com geleia: uma ótima opção de sobremesa rápida e sofisticada é o brigadeiro com geleia. Nessa receita, o chocolate amargo contrapõe perfeitamente o doce da geleia e compõe um prato equilibrado e harmônico.

3. Ovo de páscoa de colher com chocolate amargo: ovos de colher são conhecidos pelo mix de elementos, como brigadeiros, caldas, bolos, entre outros. Essa composição pode torná-los muito doces. Para evitar essa situação utilize 100 gramas de chocolate amargo em seu preparo e recheie sem se preocupar com excessos.

4. Ganache de chocolate amargo: a ganache pode ser utilizada como cobertura, recheio ou decoração de bolos, tortas, cupcakes, entre outros. Para uma ganache leve, utilize creme de leite para uma consistência mais firme e o chocolate amargo como sabor predominante. Acrescente rum à receita já que seu sabor harmoniza perfeitamente com o chocolate.

5. Torta gelada de chocolate amargo: esta receita é recheada com chocolate 50% e chocolate meio amargo para contrapor o doce do chocolate ao leite. A textura crocante da base de bolacha com a cremosidade do recheio, que se assemelha a uma ganache, dão a essa sobremesa um toque único e extraordinário.

6. Cheesecake de chocolate amargo: essa sobremesa a base de cream cheese fica ainda mais saborosa ao ser preparada com chocolate amargo e cacau em pó. Além de compor a receita, o chocolate amargo é o sabor predominante da calda, que é responsável por dar destaque a esse ingrediente.

7. Cupcake recheado com chocolate amargo: neste apetitoso cupcake, o chocolate amargo faz parte do recheio e da decoração. O recheio é composto também por creme de leite e uma colher de conhaque, que garante a consistência pastosa. Após assar, retire o centro do cupcake e, para que seja mais fácil rechear, utilize um saco de confeitar.

8. Bolo de banana com chocolate amargo: o sabor suave da banana permite um mix entre o chocolate amargo e especiarias como gengibre e canela em pó. Assim como o chocolate, esses ingredientes têm sabor marcante sem perder a leveza e por isso compõem uma sobremesa harmônica e saudável.

9. Brownie com toque de chocolate amargo: nessa receita, a função do chocolate é equilibrar os sabores e garantir a textura macia do brownie. Além disso, a calda de chocolate meio amargo dá um toque especial e é o acompanhamento perfeito para saborear essa sobremesa.

10. Brownie de chocolate amargo: o sabor marcante do chocolate amargo vai tornar a sua receita de brownie inesquecível. Além de deliciosa, abre espaço para um acompanhamento de calda ou sorvete sem que se torne uma sobremesa excessivamente doce.

11. Pudim de chocolate amargo: uma receita fácil e que todos podem fazer é este pudim de chocolate sem ovos e sem forno. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar na forma e levar à geladeira por 4 horas. É uma sobremesa cremosa e com evidência no chocolate amargo para um sabor que encante a todos.

12. Pudim de chocolate amargo com caramelo: aqui nessa receita, o chocolate amargo é utilizado para suavizar o pudim evitando que ele fique muito doce por conta do caramelo e do leite condensado. Ao equilibrar os sabores, se torna uma sobremesa leve e que agrada a todos os paladares.

13. Mousse de maracujá com chocolate amargo: uma receita ideal para servir a uma visita de última hora é essa mousse superfácil de preparar. É montada em duas camadas, uma de mousse de maracujá e a segunda de creme de chocolate amargo de consistência firme e sabor que vale a pena experimentar.

14. Mousse de chocolate amargo com três ingredientes: esta receita de 3 ingredientes, preparada em apenas 2 processos, não perde em nada para receitas mais elaboradas. Para não ficar muito doce, é utilizado o chocolate amargo tanto na mousse como na decoração, assim você pode saborear a mousse sem restrições.

15. Mousse com toque de chocolate amargo: esta receita se destaca das demais pela harmonia entre chocolate ao leite e chocolate amargo. Além de compor a mousse, o chocolate amargo também é utilizado em lascas para decorar a sobremesa e torná-la mais especial.

16. Café com chocolate amargo: o café tradicional sempre é complementado por novos ingredientes, misturas e acompanhamentos. Claro que o chocolate amargo não ficaria de fora dessa. A combinação de canela e chocolate amargo dá um toque ainda mais especial a essa receita de preparo simples e rápido e sabor maravilhoso.

17. Bombom de travessa com chocolate amargo: esta receita tem como base o creme branco, mas ele pode ser considerado por alguns muito doce. Para suavizar essa sobremesa, a última camada é de ganache de chocolate amargo que faz um contraste com os demais sabores e garante que o resultado final seja agradável a todos os paladares.

18. Cookies de chocolate amargo: com esta receita de cookies de chocolate amargo vai ser difícil resistir a uma fornada. Seu preparo é simples e rende em torno de 24 unidades. O sabor do chocolate é acentuado pelo contraste criado pelas gotas de chocolate ao leite e chocolate branco que decoram o biscoito.

Receitas elaboradas com chocolate amargo

19. Bolo de chocolate amargo: esta receita de bolo molhado e massa fofinha tem sabor maravilhoso e sempre dá vontade de comer mais. Esse bolo possui 3 camadas de massa intercaladas com o ganache cremoso de chocolate meio amargo. Para destacar ainda mais o sabor do chocolate, acrescente uma colher de café solúvel à massa.

20. Bolo mousse de chocolate amargo: essa receita consiste em uma massa de pão de ló de chocolate coberta por uma mousse de chocolate cremosa. O chocolate 50% utilizado na massa forma a união perfeita com o chocolate meio amargo da mousse. O preparo de chantilly fará com que a mousse fique bem aerada e ainda mais saborosa.

21. Torta de chocolate amargo com caramelo salgado: esta receita tem o grau de dificuldade um pouco maior em relação às demais. É composta por uma camada de bolacha de chocolate triturada e avelãs, seguida por uma camada de caramelo salgado e outra de ganache amarga. Seu sabor único e marcante faz com que todo esforço seja recompensado.

22. Torta de chocolate amargo com laranja: esta torta pode ser servida em porções individuais para uma apresentação mais sofisticada. A massa é preparada a base de chocolate e avelã seguida por uma camada de ganache de chocolate com laranja e, por fim, laranjas confitadas para decorar. O resultado é impecável e impressiona tanto os olhos como o paladar.

23. Torta gelada de caramelo e chocolate amargo: mais uma receita utilizando a base de bolachas trituradas, esta se diferencia pela presença da castanha de cajú, que acrescenta novas texturas, e o sabor especial formado na sua combinação com o chocolate amargo.

24. Torta holandesa com chocolate amargo: a torta holandesa é característica pelo seu creme a base de gemas e cobertura de chocolate. Esta receita se torna ainda mais especial pois, diferente da cobertura usual essa substitui o achocolatado por uma mistura de chocolate amargo e chocolate ao leite que faz essa torta ser ainda mais apetitosa.

25. Brownie de chocolate amargo e amêndoas: com a massa fofinha por dentro e uma casquinha crocante por cima, o brownie tem ganhado vários admiradores. Com algum complemento é melhor ainda, neste caso o brownie é coberto por amêndoas laminadas e decorado com chocolate branco derretido, contrastando com a massa com toque amargo.

26. Lascas de chocolate amargo com cranberries: esta receita serve de inspiração para criarmos chocolate com diversos sabores em nossa casa. Basta derreter o chocolate, adicionar as cranberries, dispor essa mistura em uma forma e levar à geladeira. O chocolate pode ser servido de maneira rústica sendo quebrado em lascas ou uniforme cortando o chocolate em barrinhas.

27. Discos de chocolate amargo: esta sobremesa é simples e muito saborosa. São pequenas rodelas de chocolate acompanhado de frutas secas e nozes. Basta derreter o chocolate com um pouco de água, em seguida moldar o formato de disco de chocolate em uma forma e por fim cobrir com frutas secas. Para derreter o chocolate sem aquecer mais que o necessário, evite tigelas de metal.

28. Arroz doce com chocolate amargo: o arroz doce é um prato muito comum no Brasil e sua variação com chocolate meio amargo também irá ganhar seu coração. O preparo é parecido com o tradicional, após o arroz estar cozido e o líquido cremoso, desligue o fogo e acrescente o chocolate picado. O calor do próprio arroz irá derreter o chocolate e criar um caldo homogêneo.

29. Bomba de chocolate amargo: essa receita se diferencia por cozer a massar duas vezes, assim ela fica seca o suficiente para absorver bem os ovos. O creme patissière possui um sabor muito característico e por isso o sabor do chocolate só ganha destaque se for utilizado chocolate amargo.

30. Fondant de chocolate amargo: esta receita de foudant tem preparo rápido e rende 12 porções que podem ser servidas individualmente ou em forma única. A massa de chocolate amargo fica macia e leve e deve ser servida quente. O molho inglês combina perfeitamente com a massa servida.

31. Doce de damasco e chocolate amargo: esta receita é a união perfeita entre o sabor azedo do damasco e o doce do chocolate. É um doce prático e cabe em qualquer ocasião. São pequenos cortes de damasco embebidos em chocolate amargo. Uma opção leve e saudável para matar a vontade de comer doce sem sair da dieta.

32. Barrinha de chocolate amargo com coco: o sonho de quem segue uma dieta ou que preza por uma alimentação mais saudável é poder comer chocolate sem culpa. Esta receita composta por chocolate amargo (75% cacau) e coco ralado sem açúcar irá realizar esse desejo. Além de muito, saborosa essa receita tem baixo teor de gorduras e carboidratos, então saboreie sem moderação.

33. Pavê de chocolate amargo com morango: o pavê é uma tortinha gelada com base de biscoitos e uma infinidade de recheios. Neste caso, utilizamos o chocolate amargo com morangos para garantir que irá agradar a todos que o experimentarem. É uma receita leve, refrescante e rápida de preparar que com certeza irá adoçar seu dia.

34. Pavê de paçoca e chocolate amargo: o pavê é uma sobremesa clássica mas recebe variações de ingredientes para sair da rotina, nesse caso é utilizada a paçoca. A base de leite condensado e as paçocas são ingredientes bastante doces, por isso a ganache de chocolate amargo tem função de harmonização de sabores.

35. Trufa de chocolate amargo: trufas são muito saborosas e todo mundo ama, mas poucos sabem que se tratam de uma ganache com conhaque consistente e congelada que é enrolada e passada no chocolate ou cacau em pó. Seu preparo é rápido e em poucos minutos já é possível apreciar essa deliciosa sobremesa.

O chocolate amargo é um ingrediente versátil e vale a pena experimentar essas receitas deliciosas. Confira também estas receitas de bomba de chocolate para apreciar com os amigos.

PARA VOCÊ