17 receitas com copa suína para conhecer novos sabores

A copa suína, também conhecida por copa lombo, não é tão popular. No entanto, é considerada uma das peças mais saborosas do porco, já que é uma parte com bastante gordura entre a carne.

Publicidade

Por ser desidratada, ter um alto teor de sal e não ser cozida, a copa é um alimento com um alto tempo de durabilidade. Ela pode ser utilizada em sanduíches, massas, aperitivos, com molhos ou antepastos.

Agora que você conheceu um pouco mais desse ingrediente incrível, confira a seleção de receitas abaixo!

Receitas básicas com copa suína

1. Macarrão ao molho de copa suína: esse é um daqueles pratos com muito sabor e um aroma irresistível. O molho é feito com alho, copa fatiada, pimenta preta e tomate-cereja. Ele é misturado com o macarrão linguine já cozido, que deve estar no ponto al dente.

2. Copa suína agridoce: com poucos ingredientes, essa receita é perfeita para os momentos que exigem facilidade. A copa é temperada, primeiramente, com sal e pimenta. Depois, com a mostarda e o mel. Então, frite a carne com um fio de óleo em fogo médio até ficar bem dourada.

Publicidade

3. Copa suína desfiada: essa receita é uma versão do tradicional “pulled pork” do churrasco americano. A copa é dividida em três partes, para uma melhor defumação. Além disso, são adicionados molho barbecue e suco de laranja, para dar ainda mais sabor e suculência.

4. Copa suína defumada: a carne é temperada com sal, açúcar, páprica doce, cebola em flocos, pimenta e cravo. Depois de deixada por um dia na geladeira, ela deve ser defumada na churrasqueira por cerca de 3 horas, em temperatura baixa e cocção lenta.

5. Copa suína com limão: o processo de preparo dessa receita é bem básico e fácil. Primeiro, o bife de copa é colocado na frigideira quente com sal e pimenta. O limão cortado ao meio é colocado virado para baixo na frigideira para caramelizar a copa.

Publicidade

6. Almôndegas de copa suína: uma boa alternativa para variar o cardápio é usar a copa para fazer deliciosas almôndegas. Basta misturar a carne com todos os temperos e modelar as almôndegas. Depois de fritar até dourarem, uma boa opção é misturá-las a um macarrão com molho de tomate.

7. Churrasco de copa suína: a carne é marinada com shoyu, açúcar mascavo, água, pimenta dedo-de-moça e gengibre ralado. Depois de marinar por 2 horas, tempere com sal e grelhe na churrasqueira. Para acompanhar, uma salada com batata, cenoura, pepino e maionese.

8. Copa suína com champignon: primeiro, os bifes de copa são temperados com limão, sal e alecrim. Depois de ser levado na grelha da churrasqueira em fogo brando, é incorporado ao champignon, já refogado na manteiga.

9. Espetinho de copa suína e pimentão: os pedaços de copa são temperados com alho, vinagre branco, sal, pimenta e sálvia. Então, o espetinho é montado intercalando a carne e os pimentões amarelo e verde. Para finalizar, coloque o espeto em uma frigideira até dourar bem de todos os lados.

Receitas incrementadas com copa suína

10. Copa suína com cuscuz nordestino: a carne é assada com azeite, cebola, alho, pimenta, suco de laranja, vinho e alecrim. O tempo de forno é, em média, de uma hora. Para acompanhar, um delicioso cuscuz nordestino temperado com manteiga e sal.

11. Copa suína empanada ao molho oriental: essa receita é chamada também de “tonkatsu“, tradicional na culinária oriental. A copa é temperada e empanada com ovo e farinha panko. Depois, é frita em óleo quente até dourar bem. O molho que acompanha é feito com vinagre de arroz, açúcar, gengibre e shoyu.

12. Copa suína com creme de pipoca: depois de estourada, a pipoca é colocada em uma panela com leite e creme de leite até murchar. Em seguida, o creme é temperado com manteiga, sal e pimenta-do-reino. Ele serve como acompanhamento para a copa, que é dourada na frigideira com manteiga e tomilho. Para finalizar e ficar ainda melhor, são acrescentados talos de couve desidratados.

13. Minibolovo com copa suína: primeiro, a carne, já moída, é temperada com ervas, sal e pimenta. Então, ela é “recheada” com o ovo cozido, formando uma bolinha. Por fim, passe na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca e frite até dourar. Fica ainda melhor se servida com uma salsa de pimentão assado.

14. Copa suína assada com recheio de espinafre: a copa é aberta, em um formato de corte tipo borboleta. O espinafre cozido é colocado no centro da peça. Então, acrescente a mussarela ralada, o peito de peru, a pimenta biquinho, a castanha-de-caju e a torrada picada. Depois, basta enrolar como rocambole, amarrar com um barbante e assar por aproximadamente 1 hora.

Publicidade

15. Copa suína ao molho de maracujá: o molho é feito com alho, cebola, manteiga, pimenta-do-reino, suco de limão, polpa do maracujá com semente, salsa e maionese. Os ingredientes são todos batidos no liquidificador. Depois de envolver toda a peça de copa com o molho, ela é levada para a churrasqueira até dourar.

16. Copa suína com missô: é importante planejar o preparo dessa receita, já que a copa deve marinar de um dia para o outro. O tempero é dado apenas pelo missô, que é uma pasta de soja fermentada. A carne é colocada na frigideira e deve ser feita mexendo aos poucos, até cozinhar bem por dentro.

17. Copa suína na cachaça com geléia de amora: essa receita é uma ótima opção para servir como aperitivo. A copa, cortada em tirinhas, é temperada com limão e sal. Assim, ela é cozida com cebola e, depois, flambada na cachaça. Por fim, é adicionada a geleia de amora e o prato é finalizado com gergelim e salsinha.

Entre as inúmeras opções de cortes suínos, a copa pode ser uma surpresa boa e agradável durante as refeições. Portanto, teste novas texturas e sabores e aproveite o máximo que esse ingrediente delicioso pode oferecer.