55 receitas com mirtilo deliciosas para trazer mais benefícios à sua saúde

Escrito por                          

Você já experimentou mirtilo? A frutinha, também conhecida como blueberry, chama a atenção por sua cor, um tom de roxo azulado. Além do tom, o mirtilo também tem outras particularidades. Rico em vitaminas do complexo B, ácido fólico e ainda pequenas quantidades de vitaminas A, C, E e K, que atuam como antioxidantes. O fruto silvestre ainda tem, em suas particularidades, minerais essenciais para o organismo, como potássio, manganês, ferro e zinco. Além da frutinha ser bem versátil na gastronomia, ainda faz super bem para o corpo. Alguns de seus benefícios:

  • Uma das frutas que tem maior valor antioxidante;
  • Ajuda no combate os radicais livres;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Reduz níveis de açúcar no sangue;
  • Ajuda na prevenção da diabete (tipo 2), câncer, envelhecimento e infecções.

Veja algumas opções de receitas com a frutinha:

Bolos e bolinhos

1. Bolo simples com mirtilos e cobertura de cream cheese

receitas-com-mirtilo-1

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Essa receita tem uma massa bem básica, então dá para pesar a mão e fazer uma cobertura bem grossinha. Os mirtilos são a surpresa escondida no bolo.

2. Mini naked cake de frutas vermelhas

receitas-com-mirtilo-2

Foto: Reprodução / Flamboesa

O naked cake, ou bolo pelado, é aquele que não tem cobertura. Por isso, o recheio dele tem que ser de encher os olhos – e a barriga. Capriche nas frutas e no creme!

3. Muffin de mirtilo e maçã verde

receitas-com-mirtilo-3

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Esse muffin é indicado para aquele dia que você quer caprichar um pouco mais no café da manhã. O sabor característico da maçã verde “quebra” o doce do muffin, fica irresistível.

4. Bolo de banana e mirtilo

receitas-com-mirtilo-4

Foto: Reprodução / Panelaterapia

A massa desse bolo leva banana amassada e açúcar mascavo. Se a receita acabasse aqui, já estaria delicioso! Mas ainda vão outros ingredientes para a massa e os mirtilos, que deixam o sabor ainda mais especial.

5. Bolo de buttermilk de mirtilo

receitas-com-mirtilo-5

Foto: Reprodução / Pâmela Brandão

Esse bolo fica levinho, macio, e os mirtilos são responsáveis por deixar o quitute bem molhadinho. Impossível comer só um pedaço.

6. Bolo de mirtilo com cobertura crocante

receitas-com-mirtilo-6

Foto: Reprodução / Sabores da Vida

Açúcar mascavo, canela em pó, noz moscada… Primeiro que a cozinha vai ficar perfumada! Segundo que, quem comer um pedaço, vai querer repetir mais um… E mais um!

7. Bolo de ameixas frescas e mirtilo

receitas-com-mirtilo-7

Foto: Reprodução / Pra se Inspirar

Esse bolo fica com uma cor incrível (inclusive, fica lindo na mesa de Natal!), e o sabor mais incrível ainda. A massa fica bem molhadinha e o sabor geral fica dividido entre o doce, ácido e azedinho.

8. Naked cake de amêndoa e mirtilo

receitas-com-mirtilo-8

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Mais um bolo pelado para nossa seleção. E o mais bacana, pode comer sem medo porque esse aqui é mais magrinho, já que usa farinha de soja e adoçante.

9. Bolinho de ricota e mirtilo

receitas-com-mirtilo-9

Foto: Reprodução / Trem Bom

Esse bolinho aceita o mirtilo congelado, então basta adicionar as frutinhas na hora do recheio, que também leva ricota e açúcar de baunilha.

10. Bolo de limão siciliano e mirtilo

receitas-com-mirtilo-10

Foto: Reprodução / La Cucinetta

Imagine uma massa perfumada. É essa! Além disso, fica bem macia, e com desenhos meio lilás, meio roxo, a cor do mirtilo. A combinação do azedinho do limão com o mirtilo fica fantástica.

11. Bolo de mirtilo com farinha de castanha de caju

receitas-com-mirtilo-11

Foto: Reprodução / Trem Bom

A farinha de castanha de caju é a responsável por deixar o bolo com um tom mais moreninho. Faz uma combinação incrível com uma xícara de café numa tarde chuvosa.

12. Muffin de mirtilo e iogurte

receitas-com-mirtilo-12

Foto: Reprodução / Trem Bom

Pode-se dizer que essa é uma mini cuca ou cuca-muffin, já que a parte de baixo (muffin) fica bem fofinha, cheia de mirtilos e a parte de cima a cuca super crocante.

13. Bolo de avelã e mirtilo

receitas-com-mirtilo-13

Foto: Reprodução / Diário sem Lactose

Esse aqui é aquele bolo que dá vontade de devorar ainda quente. Típico para o café da tarde: fofinho e doce, sem exagero. Receita apropriada aos intolerantes: não tem glúten, leite, ovos nem soja.

Doces com mirtilo

14. Pavê de mirtilo

receitas-com-mirtilo-14

Foto: Reprodução / Lazz Gourmet

Mirtilo combina muito com outros ingredientes bem docinhos, já que ele não é tão doce assim. Aqui, com a sugestão de pavê com chocolate branco, os sabores ficam equilibrados na medida certa.

15. Cheesecake vegano com calda de mirtilo

receitas-com-mirtilo-15

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

Essa sobremesa é liberada para raw diet, ou crudivorismo, que é uma dieta baseada em alimentos crus, que não são aquecidos acima de 38ºC. É uma ótima opção de lanchinho natural para beliscar entre as refeições.

16. Tarte de brownie de mirtilo

receitas-com-mirtilo-16

Foto: Reprodução / Be nice make a cake

Brownies deveriam ser considerados uma maravilha do mundo gastronômico. Nessa receita, para ficar ainda melhor, a adição de mirtilos. Sirva com iogurte grego para deixar ainda mais gostoso.

17. Blondie de mirtilo

receitas-com-mirtilo-17

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Blondie é uma versão do brownie. A diferença entre eles é o açúcar, que, nesse caso, é o mascavo. O blondie é uma espécie de bolo úmido e douradinho.

18. Galette de cereja e mirtilo com calda flambada em Cointreau

receitas-com-mirtilo-18

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Galette é uma torta rústica e aberta. Ou seja, sem preocupações com a aparência – até porque, só o sabor já é o suficiente para agradar. A marinada de frutas dá o toque final ao sabor do prato.

19. Pudim de mirtilo

receitas-com-mirtilo-19

Foto: Reprodução / Pâmela Brandão

Esse pudim é quase um bolo super molhadinho, ideal para comer quente, acompanhado de uma porçãozinha de sorvete e creme.

20. Cheesecake e coulis de mirtilo

receitas-com-mirtilo-20

Foto: Reprodução / Pâmela Brandão

Esse prato, depois de pronto, parece ter saído da vitrine de alguma doceria chique. O bom dessa receita é que você pode variar a calda para ter uma sobremesa diferente.

21. Cheesecake cru de caju e mirtilo

receitas-com-mirtilo-21

Foto: Reprodução / Be nice make a cake

Uma transformação de um pecado gastronômico numa receita tão deliciosa quanto saudável. Essa cheesecake não tem açúcar, nem laticínios, ovos e nem glúten! Só partir para o abraço – ou melhor, para o primeiro (de vários) pedaços.

22. Mousse de mirtilo

receitas-com-mirtilo-22

Foto: Reprodução / Fru-fruta

Super rápida de fazer, essa mousse, sem glúten, lactose e sem açúcar faz bem para a saúde e ainda mata aquela vontade de doces bem no meio do dia.

23. Panna cotta sem lactose e calda de mirtilo

receitas-com-mirtilo-23

Foto: Reprodução / Fit Food Ideas

Essa panna cotta leva erva cidreira entre seus ingredientes. Ou seja, a refrescância está presente nessa sobremesa. Para o prato ficar ainda mais leve, açúcar demerara e leite de amêndoas.

24. Tarte de mirtilo

receitas-com-mirtilo-24

Foto: Reprodução / Flagrante Delícia

Essa torta aberta fica de tirar o fôlego. Mais uma vez, a sugestão de acompanhamento é de uma bola de sorvete. Todos vão querer a receita!

25. Pavlova de frutas vermelhas

receitas-com-mirtilo-25

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Pavlova é um disco de merengue que vira um suspiro aberto gigante, com casquinha crocante e maciez no meio, que lembra até um marshmallow. Aqui, o recheio com as frutas vermelhas, que não são tão doces, tão o equilíbrio ao doce.

Para beber

26. Smoothie de banana e mirtilo

receitas-com-mirtilo-26

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Sem segredo nenhum! É só juntar os três ingredientes – leite de amêndoas, banana e mirtilos – e bater tudo no liquidificador, até ficar homogêneo, e se deliciar!

27. Cointreau fizz de mirtilo e hortelã

receitas-com-mirtilo-27

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Mirtilo é um ingrediente tão versátil que dá até para colocar no drink! Como ele é usado congelado, é melhor ainda, já que pode substituir boa parte do gelo.

28. Suco de frutas vermelhas

receitas-com-mirtilo-28

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

Mais uma receita que não tem nenhum segredo! Basta bater as frutas no liquidificador com água. Fica um suco natural tão gostoso que nem precisa adoçar!

29. Sangria de espumante com mirtilo

receitas-com-mirtilo-29

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

Essa é uma bebida indicada para tardes de verão, já que é bem refrescante. O espumante geladinho dá o frescor necessário, e o mirtilo, o pêssego e o manjericão, o sabor marcante.

30. Smoothie de mirtilo

SONY DSC

Foto: Reprodução / Gulab

Para se deliciar e refrescar com esse smoothie, basta bater no liquidificador um pouco de mirtilos com iogurte grego, leite e leite condensado, que adoça a bebida.

31. Smoothie de vegano e sem lactose de chocolate e mirtilo

receitas-com-mirtilo-31

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Essa opção de smoothie você pode preparar para o café da manhã ou um lanche mais reforçado. Sem lactose e vegano, é feito com banana, leite de amêndoas, mirtilo e cacau em pó.

No prato

32. Panquecas integrais com calda de mirtilo

receitas-com-mirtilo-32

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Clássico prato americano, a panqueca chegou para ficar aqui em terras canarinhas, e já se faz presente nos cafés de muitas famílias. Com o iogurte na massa, a panqueca fica super fofinha. Experimente essa receita!

33. Panqueca com mirtilo

receitas-com-mirtilo-33

Foto: Reprodução / 2 Nuts 4 Spices

Essa panqueca usa como base a receita tradicional americana, que fica deliciosa por si só, e adiciona os mirtilos. Adicione xarope de maple para finalizar o prato.

34. Pudim de pão com frutas vermelhas

receitas-com-mirtilo-34

Foto: Reprodução / Vai Comer o quê?

O interessante dessa receita é usar o pão do dia anterior. Nada de ir para o lixo! Ele vira um pudim delicioso, que só de ver dá água na boca. Além de gostoso, o aroma fica no ar e perfuma a cozinha inteira.

35. Cuca integral de mirtilo

receitas-com-mirtilo-35

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Cuca é uma delícia! Essa aqui vem com farinha integral, para poder ser colocada no prato sem culpa. Para acompanhar, um belo chá indiano de especiarias e ervas aromáticas, ou um mais simples, mas igualmente saboroso, de canela e maçã.

36. Panqueca de maçã e mirtilo

receitas-com-mirtilo-36

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Opção visualmente bonita e mais saudável, já que troca o açúcar tradicional pelo demerara, além de usar farelo de aveia, farinha de trigo integral, gergelim e óleo de girassol.

37. Panqueca de mirtilo e iogurte

receitas-com-mirtilo-37

Foto: Reprodução / Fit Food Ideas

Essa opção é para comer sem culpa, já que a receita leva farinhas de aveia e de coco, iogurte e açúcar demerara, além, é claro, dos mirtilos.

Pão e biscoitos

38. Pão de mirtilo

receitas-com-mirtilo-38

Foto: Reprodução / Trem Bom

Esse pão leva cardamomo na massa, e no recheio, mirtilos, açúcar e laranja. Delicioso e aromático, perfeito para um lanchinho em uma tarde preguiçosa.

39. Scones de mirtilo e chocolate branco

receitas-com-mirtilo-39

Foto: Reprodução / Prato Fundo

De origem escocesa, como o nome já sugere, é um pãozinho rápido, que cresce pela adição de reagente químico, em vez de fermento biológico. Esse aqui fica com a textura macia e quebradiça.

40. Scones de mirtilo e cramberries

receitas-com-mirtilo-40

Foto: Reprodução / Prato Fundo

Esse pãozinho é daqueles que combina muito bem com uma manteiga ou geleia por cima. Crocante por forma, macio por dentro.

41. Loaf de mirtilos, laranja e fubá

receitas-com-mirtilo-41

Foto: Reprodução / Trem Bom

O loaf é um tipo de pão mais cremoso, que lembra a consistência de bolo. Essa massa, feita com fubá e farinha de trigo, pode deixar o loaf mais quebradiço, dependendo da quantidade dos ingredientes.

Funcional

42. Sorvete de banana e mirtilo

receitas-com-mirtilo-42

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

A banana é uma fruta que é sempre bom ter congelada, já que ela serve de base para muitas receitas, como esse sorvete. Batida junto com mirtilo e um pouco de suco de limão, vira uma sobremesa cremosa.

43. Geleia de mirtilo com chia

receitas-com-mirtilo-43

Foto: Reprodução / Tô Funcional

Essa geleia, adoçada com açúcar demerara, é a pedida certa para aquele lanche básico, de torradinhas com geleia, só para matar a fome e a vontade de um docinho. A chia forma um tipo de gelatina no estômago, dando uma sensação de saciedade por maior tempo.

44. Mingau de quinoa, chia e frutas vermelhas

receitas-com-mirtilo-44

Foto: Reprodução / Fru-Fruta

O mingau é feito com leite vegetal, mirtilos, quinoa, painço e chia, por isso é funcional, e ainda proporciona sensação de saciedade. Bonito, para se comer com os olhos.

45. Bolo de chocolate de quinoa sem glúten e sem lactose com frutas vermelhas

receitas-com-mirtilo-45

Foto: Reprodução / Pâmela Brandão

Esse bolo é mais uma opção naked para inspiração. Com massa de quinoa, leite de amêndoa, óleo de coco, açúcar de cana e cacau, e sem glúten. O recheio é um mix de frutas vermelhas, chocolate meio amargo e leite de coco. Fantástico!

46. Iogurte vegetal vegano de frutas vermelhas

receitas-com-mirtilo-46

Foto: Reprodução / Fru-Fruta

Sem glúten, sem lactose, vegano, proteico! Só coisa boa faz esse iogurte: mirtilo, morango, leite de coco, tofu, e ágar-ágar para adoçar! Hummm…

47. Panqueca de banana, aveia e cacau com calda de mirtilo e amora

receitas-com-mirtilo-47

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Essa panqueca é linda, cheia de sabor e saudável. Ótima pedida para um fim de semana. A mistura de banana, aveia e a linhaça em pó é a grande chave para essa panqueca fofinha.

Geleia

48. Geleia de mirtilo

receitas-com-mirtilo-48

Foto: Reprodução / Dedo de Moça

Não há receita mais fácil com mirtilo. Para fazer essa geleia, basta cozinhar em fogo baixo a fruta com açúcar e casca de meia maçã. Para acompanhar, fatias de torrada de bolo. Um suco também é uma boa pedida.

49. Geleia de mirtilo com amora

receitas-com-mirtilo-49

Foto: Reprodução / Lazz Gourmet

Essa ideia de geleia é boa para comer, claro, e presentear, porque fica com um sabor incrível. A combinação dos mirtilos com a amora é indescritível.

50. Molho de geleia de mirtilo

receitas-com-mirtilo-50

Foto: Reprodução / A Cozinha de HG

Tem um potinho com geleia de mirtilo pronta? Então separe uma colher de sopa da geleia, misture com água, azeite, limão e temperinhos a gosto. Você acaba de conseguir um novo molho para suas saladas.

Gelados

51. Sorvete de mirtilo

receitas-com-mirtilo-51

Foto: Reprodução / Sweet my Kitchen

Extremamente cremoso, esse sorvete, feito com natas e iogurtes gregos naturais, formam esse sorvete, que era a receita que faltava para suas tardes de calor.

52. Picolé saudável de mirtilo e chia

receitas-com-mirtilo-52

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

As tardes ensolaradas podem ser mais leves e refrescantes com esse picolé, que é, ao mesmo tempo, delicioso e saudável, sacia e acaba com o calor. Na receita original, ele é feito com leite de coco. Mas você pode alterar um pouco e trocar por leite de amêndoa ou arroz.

Para encantar o paladar

53. Picles de mirtilo

receitas-com-mirtilo-53

Foto: Reprodução / Flora Loves Food

Sim, é possível fazer picles de mirtilo! É indicado fazer uns dias antes de servir, porque fica ainda melhor. Dura meses se armazenado corretamente, e pode ser servido junto a saladas, sanduíches, carnes, até onde seu estômago pedir.

54. Salada de flor de abobrinha com folhas e molho de geleia de mirtilo

receitas-com-mirtilo-54

Foto: Reprodução / Sem Medida

Para essa salada, junte a flor de abobrinha com outros ingredientes de sua preferência. Mas não esqueça de fazer o molho com mirtilos, que faz toda a diferença e realça os sabores delicados.

55. Sanduíche de brie e mirtilos

receitas-com-mirtilo-55

Foto: Reprodução / Sem Medida

Aqui o mirtilo entra como recheio nesse sanduíche, junto com o queijo brie. O mel e o balsâmico fazem os sabores e aromas ficarem ainda mais em evidência.

O mirtilo também faz parte da lista das chamadas frutas vermelhas – ou berries –, como o morango, cereja, amora, framboesa… Nunca viu a frutinha por aí? Tente a busca em lojas especializadas ou em grandes supermercados, nas áreas de produtos importados e congelados, perto da framboesa e da amora. Essas pérolas azuis comestíveis também têm poucas calorias e podem ser adquiridas in natura, fresca, seca, desidratada ou, mais facilmente, congelada.

PARA VOCÊ