16 receitas de bacalhau com batata para um prato sofisticado e gostoso

Escrito por Mariana Sanches

Com baixo teor de gordura e rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, o bacalhau é um peixe gostoso e muito sofisticado. Versátil, ele pode ser feito das mais variadas maneiras. Um clássico é o bacalhau com batata.

Você ainda pode inovar e preparar esse prato de diferentes formas, com molho branco, limão siciliano e até mesmo salada. Pensando nisso, que tal acrescentar ao seu repertório estas receitas de bacalhau com batata e desfrutar dessa delícia em momentos divertidos com os amigos?

1. Bacalhau com batata ao forno

Prato típico de festas em família, o bacalhau com batata ao forno é uma opção muito gostosa de inovar na cozinha. Prático, ele não leva muitos ingredientes e é bem simples de se fazer. O segredo aqui é fritar as rodelas de batatas e a cebola, antes de levar tudo ao forno. Vale a pena conferir!

2. Bacalhau com batata gratinada

Comece refogando a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Em seguida, adicione o bacalhau, as azeitonas e o cheiro verde e deixe cozinhar por dez minutos. Reserve e prepare o molho branco. Para a montagem: em um refratário, faça camadas com as batatas e a mistura do molho branco com bacalhau, finalize com queijo ralado e leve ao forno de 40 a 50 minutos.

3. Bacalhau com batata simples

Ficou encarregado do prato principal do almoço de domingo, mas está sem muito tempo de preparar algo muito elaborado? Pois então, aposte nesse bacalhau com batata. Simples, essa versão leva poucos ingredientes e é muito fácil de fazer. Confira o vídeo e esteja preparado para receber muitos elogios!

4. Bacalhau com batata bolinha

Pimentão amarelo, cebola, lascas bem gordinhas de bacalhau, batatas bolinha, alho, azeitonas pretas, salsinha, cebolinha, azeite, pimenta-do-reino e sal são os ingredientes que compõem essa deliciosa opção de bacalhau com uma batata muito especial: a bolinha! Confira e aproveite!

5. Bacalhau empanado e frito com batata

Um pouco mais elaborada, essa receita de bacalhau com batata requer atenção e alguns cuidados especiais, pois aqui, o peixe é empanado e frito. Então, escolha uma peça de bacalhau bem bonita e siga corretamente o passo a passo para obter um prato supergostoso!

6. Bacalhau com batata cremoso

Que tal preparar um bacalhau com batata muito cremoso e saboroso? Prática, essa receita te ensina a fazer um prato diferente e supersimples. Basta ter em mãos bacalhau, cebola, azeite, batatas, requeijão, creme de leite, alho, noz-moscada e queijo parmesão ralado.

7. Bacalhau com purê de batata doce

Sofisticado, esse bacalhau com batata doce lembra aqueles pratos de restaurantes da alta cozinha. O segredo, está na montagem final do prato: escolha um recipiente bem bonito, acomode os pedaços de bacalhau e espalhe o purê de batata doce roxa em volta. Voilà! Está pronto!

8. Bacalhau com batata e limão siciliano

O toque especial dessa receita fica por conta do limão siciliano. O azedinho característico da fruta combina perfeitamente com o salgado do bacalhau, o que provoca uma explosão de sabores! E para preparar essa delícia aí na sua casa, basta seguir corretamente o passo a passo da receita. Aproveite!

9. Bacalhoada

A lista de ingredientes é extensa – bacalhau limpo sem espinhas, batatas, pimentão amarelo, pimentão vermelho, pimentão verde, cebola, azeitonas verdes, azeitonas pretas, tomates, salsinha, cebolinha, ovos cozidos, alho e sal -, mas o preparo dessa bacalhoada é muito simples e fácil. Vale a pena testar aí na sua casa!

10. Bacalhau com batata e molho branco

Muito fácil, essa receita de bacalhau com molho branco é a opção ideal para um almoço diferente e gostoso! Aqui, o primeiro passo é tirar o sal do peixe e cozinhar os outros ingredientes. Depois é só fazer o molho branco e montar tudo em uma travessa bem bonita. Fica uma delícia!

11. Bacalhau desfiado com batata

O espinho é um dos problemas bem chatinhos do bacalhau, não é mesmo? E se você não quer se preocupar com isso na hora de aproveitar essa delícia, então desfie bem a carne antes de preparar o prato e coma tranquilo! Esse vídeo te ensina certinho como fazer isso. Confira!

12. Fricassé de bacalhau com batata

Aqui, o requeijão é o responsável pela cremosidade da receita. E o preparo é simples. Basta fazer as batatas, o bacalhau e por último montar em uma travessa de vidro. Uma ótima forma de variar o cardápio sem cair na mesmice e também sem precisar de muito esforço.

13. Batata recheada com bacalhau

Muito diferente, essa receita de batata recheada com bacalhau é perfeita para servir em um jantar com amigos. Ela também é boa para aproveitar as sobras do peixe. A dica é escolher batatas bem grandes e bonitas, assim fica mais fácil rechear. Confira o vídeo e aproveite cada garfada dessa delícia!

14. Salada de bacalhau com batata

O calor pede receitas mais fresquinhas, não é mesmo? E essa salada de bacalhau com batatas é a opção perfeita para comer algo bem refrescante e saudável. Confira os ingredientes: bacalhau dessalgado, cebolas, palmito, azeitonas pretas, ervilhas, batatas médias, ovos de codorna, sal e azeite de oliva.

15. Escondidinho de bacalhau

Uma mistura da culinária brasileira e portuguesa, esse escondidinho de bacalhau é sucesso garantido no seu almoço de domingo. Um pouco mais elaborada, ela requer atenção na hora do preparo. E para te ajudar, esse vídeo te ensina o passo a passo certinho de como fazer essa gostosura!

16. Bacalhau com batata na panela

Se você não quer usar o forno, então aposte nessa receita de bacalhau com batata que é feita em apenas uma panela. A dica, aqui, é comprar o bacalhau já dessalgado, assim você economiza tempo na cozinha e prepara uma refeição muito gostosa. Vale a pena testar aí na sua casa!

E se você é fã desse peixinho tão tradicional da culinária portuguesa, não deixe de conferir uma seleção de receitas de suflê de bacalhau.

PARA VOCÊ