10 receitas de bacalhau à Gomes de Sá tradicionalmente deliciosas

Escrito por                          

Bacalhau, batatas, cebola, alho, azeitona e bastante azeite. Com uma base tão gostosa, não é de surpreender que as receitas de bacalhau à Gomes de Sá tenha caído do gosto popular dos dois lados do Atlântico. Como acontece com boa parte dos pratos tradicionais, seu preparo é simples e permite variações. Aqui listamos algumas versões para você conhecer e escolher a sua favorita.

1. Bacalhau à Gomes de Sá tradicional

Para começar, a versão simples e clássica. Lascas de bacalhau com batata, cebola, alho, azeitona, ovo e, claro, bastante azeite. E no vídeo ainda tem dica de como fazer lascas a partir de postas, de um jeito bem prático e rápido.

2. Bacalhau à Gomes de Sá com batatas grelhadas

Nessa receita, as batatas são cozidas em água e, depois, grelhadas no azeite até ficarem crocantes por fora e macias por dentro. Assim, com um só passo a mais, o prato ganha ainda mais cor, textura e sabor.

3. Bacalhau à Gomes de Sá com alcaparras

Uma forma de variar sem fugir da essência da receita é substituir as azeitonas por alcaparras. O prato mantém suas cores e suas texturas, mas ganha um componente a mais de sabor – sem perder o toque salgado que as azeitonas dariam.

4. Bacalhau à Gomes de Sá com pimentão

Pimentões também são ingredientes bem comuns em pratos portugueses, então por que não colocá-los no bacalhau à Gomes de Sá? Além de deixarem o prato bem colorido, pimentões vermelho e amarelo trazem um pouco de doçura, deixando o sabor mais completo.

5. Bacalhau à Gomes de Sá com brócolis

Por falar em trazer cor e completar os sabores, juntar brócolis com bacalhau, cebola e batatas é uma ótima ideia. Nessa versão da receita, o prato é finalizado numa frigideira e não no forno. Mais prático impossível!

6. Bacalhau à Gomes de Sá com salsinha

Um dos ingredientes que mais tem sabor de gastronomia lusa é a salsinha. No caso dessa receita, que leva bastante azeite e tem o salgado do bacalhau e da azeitona, a salsinha traz um frescor ao prato que equilibra bem os outros sabores. Então, pode caprichar na hora de acrescentá-la!

7. Bacalhau à Gomes de Sá com batata doce

Toques brasileiros para um clássico português tiram o bacalhau à Gomes de Sá do sabor conhecido e surpreendem. Batata doce traz um pouco de doçura e coentro adiciona um frescor tropical e colorido. Uma delícia binacional.

8. Bacalhau à Gomes de Sá com manteiga

O cheiro de manteiga derretendo na frigideira e o de cebola fritando na manteiga enchem a cozinha e abrem o apetite. E, além do cheiro, há o sabor, claro. Essa receita tem tudo isso: cheiro que dá água na boca e sabor irresistível.

9. Bacalhau à Gomes de Sá de forno

Se você gosta muito de cebola, não vai resistir a essa receita. Uma camada generosa de rodelas de cebola (bem macias, que desmancham na boca) serve de base para os outros ingredientes. Acompanhamento perfeito para o bacalhau, o ovo e as azeitonas.

10. Bacalhau à Gomes de Sá no leite

Esse vídeo traz uma dica para que o peixe fique bem macio e com sabor suave: deixá-lo marinar em leite quente por 2 horas. Depois, é só escorrer o bacalhau e seguir com o preparo da receita.

Essas receitas de bacalhau à Gomes de Sá são só algumas das muitas que podemos fazer com bacalhau. Se quiser algo mais cremoso, conheça as receitas de bacalhau espiritual. Já se o que você busca é algo diferente, para surpreender, veja as receitas de suflê de bacalhau. Não faltam opções e a certeza de que com bacalhau tudo fica gostoso!

PARA VOCÊ