10 receitas de batata gratinada simples para um bom acompanhamento

Escrito por    
Em 03.08.20

Essas receitas de batata gratinada simples vão fazer sucesso nas suas refeições. Macias, cremosas e com muito queijo, elas precisam fazer parte do seu cardápio. Confira nossa seleção incrível para acertar em cheio no sabor e na textura. Não tem erro!

Continua após o anúncio

1. Batata gratinada simples com colorau

O colorau vai trazer sabor e cor para a sua batata. Para completar o tempero, ele será misturado com azeite, alho, pimenta, cominho e páprica. Ela será cortada em formato “canoa” e ficará crocante com o acréscimo do queijo parmesão.

2. Batata gratinada simples com bacon

Essa receita mistura cremosidade e crocância. A batata será imersa em um creme branco temperado com sal e pimenta-do-reino. O ponto alto são os cubinhos de bacon fritos, que combinam perfeitamente com a batata e o queijo mussarela.

3. Batata gratinada simples com leite

Nessa versão, as rodelas de batata serão previamente cozidas na panela com leite. Para saborizar, serão utilizados cebola, alho, pimenta-do-reino, orégano e sal. Essa mistura vai para o forno coberta com muito queijo mussarela.

4. Batata gratinada simples aos 3 queijos

iStock

Para criar o molho dessa receita, basta misturar creme de leite, queijo mussarela, queijo gorgonzola e queijo parmesão. Ele irá regar as rodelas de batata, que serão temperadas com alho frito, sal e pimenta. Confira o modo de preparo completo para não errar!

5. Batata gratinada simples com presunto

Continua após o anúncio

A famosa combinação de presunto e queijo vai abrilhantar a sua batata. Além desses ingredientes, a receita conta com um creme branco facilmente preparado na panela. Para colocar em prática, você vai precisar de manteiga, farinha de trigo, leite, noz-moscada e sal.

6. Batata gratinada simples com noz-moscada

Essa batata fica pronta em apenas 30 minutos de forno e é muito cremosa. A base do molho branco é o creme de leite, que será temperado com noz-moscada, pimenta-do-reino e sal. É só misturar tudo em um recipiente, despejar sobre as batatas e finalizar com queijo mussarela.

7. Batata gratinada simples com mussarela e parmesão

iStock

Se você ama queijo, essa receita é a escolha certa. O prato será montado com camadas intercaladas de batata e molho branco. Ele será gratinado com uma mistura deliciosa de queijo mussarela e queijo parmesão. Confira o passo a passo!

8. Batata gratinada simples com creme de leite

O creme branco dessa receita é facilmente preparado em um único recipiente e não vai ao fogo. Basta misturar creme de leite, ovos, azeite, pimenta-do-reino, salsinha e sal. Para gratinar, é só finalizar com queijo ralado e levar ao forno por 35 minutos.

9. Batata-doce gratinada simples

iStock

Quer variar o cardápio? Utilize a batata-doce como base do seu prato. Ela será misturada com pedaços de mandioquinha e temperada com cebola-roxa, alecrim e erva doce. Confira a lista de ingredientes completa dessa delícia, que também fica cremosa com uma mistura de creme de leite e leite.

10. Batata gratinada simples com molho branco

Esse molho branco de respeito vai elevar o nível da sua batata e deixá-la bem macia. Ele é preparado na panela com manteiga, farinha de trigo, leite, creme de leite, noz-moscada, pimenta-do-reino e sal. O prato também leva cubinhos de bacon fritos e queijo mussarela para gratinar.

Continua após o anúncio

Se você ama um queijo bem douradinho, confira também essas receitas de legumes gratinados que vão transformar esses ingredientes!

PARA VOCÊ